Pular para o conteúdo principal

1 ANO / Gabriel Diniz será homenageado com uma missa online

Gabriel Diniz morreu em um acidente aéreo em 27 de maio de 2019
Gabriel Diniz / Imagem: Wikipédia
Há exatamente um ano o Brasil perdia um talento da música popular. Gabriel Diniz morreu em um acidente aéreo em 27 de maio de 2019, no auge de sua carreira. A voz que havia agitado o verão e o Carnaval com o hit "Jenifer" calou-se de forma precoce aos 28 anos.

Natural de Campo Grande, na adolescência mudou-se com a família para João Pessoa, na Paraíba, onde foi criado. Gabriel Diniz iniciou a sua carreira como músico cantando em algumas festas na UFCG, onde estudava engenharia elétricaReuniu-se com amigos da escola e criou uma banda de garagem, se tornando a sensação entre a juventude da cidade. Esses foram os primeiros passos da caminhada do cantor que, a partir daí, foi visto pelos empresários locais da música e foi convidado para ser vocalista de uma banda, de fato, comercial.

Aos 19 anos, se consolidou na cena nordestina com a banda Forró na Farra, em João Pessoa. A banda Forró na Farra, comandada pelo "Playboyzão" (como era conhecido), Gabriel Diniz deu início às atividades em 11 de março de 2011. Além do grupo, Gabriel Diniz liderou os grupos de forró eletrônico Capim com Mel e Cavaleiros do Forró

Em sua carreira solo, o cantor possuiu seis álbuns lançados. Com o sucesso, Gabriel Diniz gravou ao lado de grandes artistas da atual cena sertaneja, entre eles Wesley Safadão, Simone & Simaria, Gusttavo Lima e Jorge & Mateus. Durante sua carreira solo, o cantor lançou três álbuns de estúdio.

Seu estilo musical era o diferencial do cantor, uma mistura de forró estilizado com a swingueira (pagode baiano) chamava a atenção do público. Gabriel Diniz inovou ao dar destaque à percussão no forró, com o uso preponderante das congas e repiniques em suas músicas. 

Como GD foi criado no nordeste, tinha como sua raiz musical, o forró. Na maioria dos seus shows, principalmente na época do São João, seu repertório final era composto por vários pot-pourri de forró pé de serra, xote, vaquejada e forró das antigas (termo utilizado para se referir a bandas de forró dos anos 90 e 2000, como Mastruz com Leite). Esta parte do show era chamado pelo cantor como "Forrozão das Encomendas" em homenagem ao amigo e influenciador Galeguinho das Encomendas. Vários pot-pourri ficaram conhecidos pelos fãs, como o da banda Magníficos, banda Forrozão Tropykália e do cantor Luiz Gonzaga.

Além das combinações sonoras, Gabriel Diniz apresentava um visual autêntico. Numa entrevista a Rolling Stone, o cantor disse: "Veja artistas grandes como Michael Jackson, Elvis Presley, Freddie Mercury. Eles eram assim. Essa percepção mudou um pouco após os anos 1980, mas eu continuo achando que cantor tem que brilhar mesmo, causar encantamento no fã, é disso que o povo gosta." Tornou-se nacionalmente conhecido pelo single "Jenifer", o qual ficou em primeiro lugar entre as canções mais tocadas nas rádios e nas paradas de streaming do Brasil, consolidando-se como o hit do verão de 2019. A canção, segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, foi a música mais tocada no Carnaval de 2019. No YouTube, o vídeo da canção conta com mais de 307 milhões de visualizações, ao mês de março de 2020.
Piloto Abraão Farias, Gabriel Diniz e copiloto Linaldo Xavier
Em 27 de maio de 2019, após realizar uma apresentação na cidade de Feira de Santana, na Bahia, Gabriel seguiu em destino a Maceió, Alagoas, para se encontrar com os pais e comemorar o aniversário da namorada, que coincidentemente completava 25 anos. O monomotor, entretanto, caiu em Estância, no sul de Sergipe, assim causando a morte do cantor, do piloto Abraão Farias e do copiloto Linaldo Xavier Rodrigues. Médicos do Instituto Médico Legal confirmaram que o impacto da queda foi responsável pela morte das vítimas, o que ocasionou diversos traumatismos torácicos, traumatismos abdominais e traumatismos cranianos.
Destroços do monomotor / Imagem: Google
Segundo apontamentos iniciais, a aeronave Piper Cherokee PT-KLO não poderia operar voos privados ou táxi aéreoDe acordo com os registros da Agência Nacional de Aviação Civil, o avião era destinado exclusivamente às atividades de "instrução, adestramento de voo por aeroclubes, clubes ou escolas de aviação civil". A Aeronáutica, portanto, afirmou que as causas do acidente seriam investigadas. O velório ocorreu no Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima, na Paraíba, e o enterro em João Pessoa, restrito para familiares e amigos. A morte do artista repercutiu nacional e internacionalmente. 

Quase um ano após o acidente a Anac concluiu que o avião que caiu com Gabriel Diniz fazia táxi aéreo ilegal e autuou Aeroclube de Alagoas. O monomotor não podia fazer transporte remunerado de pessoas. Investigação foi encaminhada à Polícia Federal.

Imagem: @gabrieldiniz
Gabriel Diniz será homenageado com uma missa online. A cerimônia será realizada em uma igreja em João Pessoa perto da casa onde ele vivia. No local, estarão presentes apenas o padre, o pai e a mãe do artista, duas cantoras e a equipe de transmissão, que vai garantir a presença dos fãs ainda que em um momento de pandemia.

A celebração ficará a cargo do padre Carlos, que se aproximou da família após ter feito as cerimônias religiosas na despedida de GD, há um ano.

FONTES: Wikipédia / UOL
EDIÇÃO: Eduardo Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

PM prende jovem e apreende drogas em residencial de Parnaíba

A polícia havia recebido informações de que o acusado estaria em posse de uma arma de fogo, o que levou os policiais a irem até a residência do suspeito Uma equipe da Polícia Militar comandada pelo Sgt. Farlon Machado, prendeu nesta manhã de quarta-feira (28/10), no Residencial Porto das Barcas, um jovem identificado como Antônio Marcos do Nascimento Gomes, vulgo 'Marcão' de 18 anos de idade. 
A polícia havia recebido informações de que o acusado estaria em posse de uma arma de fogo, o que levou os policiais a irem até a residência de Marcos. O jovem revelou aos PMs que a arma não se encontrava no local, pois havia entregado ao verdadeiro proprietário.
Após serem realizadas buscas, foram encontradas cerca de 40 porções de maconha, 20 porções de substância análoga à cocaína e 10 porções de substância análoga ao crack. Marcos revelou aos policias que vendia o material ilícito para se manter. Antônio Marcos foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde responderá…

PM prende mulher acusada de violência doméstica em Cajueiro da Praia

Familiares da vítima se deslocaram da cidade de Agricolândia para acompanhar o caso
Uma equipe de policiais da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur), composta pelo Sd. Gregório e Sd. Oliveira, recebeu uma denúncia por volta das 10h desta quinta-feira (29/10), de uma suposta violência doméstica ocorrida na localidade Lagoa do São José, município de Cajueiro da Praia.
Os denunciantes são os familiares da vítima - que não teve sua identidade revelada, que se deslocaram da cidade de Agricolândia até Cajueiro da Praia, eles mesmos apresentaram ao policiais uma conversa da sofrente, via WhatsApp. Os PMs se deslocaram até o local indicado pela denúncia, conversaram com a acusada - sem identificação, e solicitaram falar com a vítima, a qual foi falar com os policiais, chorando e cabisbaixa, ao ser perguntada se ela estava sofrendo violência doméstica pela sua companheira, informou que era agredida com frequência, e que ontem mesmo havia sido agredida na cabeça. Ela relatou ai…

Jornalista Kairo Amaral será homenageado com nome de rua na cidade de Parnaíba

A propositura é de autoria do vereador Carlson Pessoa (DEM)O competente e saudoso jornalista Kairo Amaral Rezende terá seu nome eternizado. Uma rua na cidade de Parnaíba será rebatizada com seu nome, a homenagem ao jovem comunicador que faleceu no dia 17 de setembro, vítima de câncer, foi solicitada pelo vereador Carlson Pessoa, por meio do Projeto de Lei Nº 4.651/2020. Veja também:Familiares, amigos e fãs se despedem do jornalista piauiense Kairo Amaral

Além de Kairo Amaral, outros entes queridos darão novas denominações a logradouros públicos, são eles: ex-vereador Francisco de Paula Evangelista de Carvalho; ex-vereador Custódio Freire; ex-vereador Higino Gomes de Aguiar; Antônia de Carvalho Costa, e o professor Paulo Meirelles Melo. Familiares e representantes dos ilustres parnaibanos a serem homenageados reuniram-se na manhã da última quinta-feira (22) no gabinete do prefeito "Mão Santa" (DEM), que sancionou seis Projetos de Lei (PLs), denominando com nomes de rua, ilustre…

Em Parnaíba, homem é preso pela PRF com mais de R$ 54 mil em dinheiro que estava em fundo falso de veículo

O homem que é piauiense, de 45 anos de idade, não apresentou justificativas plausíveis para a origem do dinheiro e não conseguiu comprovar a origem do montante Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem, de 45 anos de idade, que estava na posse de R$ 54.500,00 sem origem declarada. A ação ocorreu na noite de ontem (29/10) ao abordarem o veículo FIAT/PALIO FIRE ECONOMY na BR 343 na cidade de Parnaíba. Os policiais estavam realizando policiamento ostensivo quando foi abordado o veículo em questão que estava transitando pela rodovia, sendo solicitado toda a documentação pessoal e do veículo que foi prontamente atendido pelo condutor.
Os policiais, ao realizar os procedimentos de identificação veicular, notaram o condutor bastante nervoso e inquieto, além de apresentar informações desencontradas. Após realizarem uma vistoria mais minuciosa no veículo, os policiais encontraram em um fundo falso no para-choque todo o montante que estava dividido em cédulas de pequeno valor.
O condutor n…

Tráfico de drogas é desarticulado pela Polícia Militar no município de Luís Correia

Seis pessoas foram flagradas com balanças, dinheiro e entorpecentes, entre outros objetos A Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur), tendo na equipe de serviço, o Sgt. Brito; Sgt. Carlos André; Cb. Sampaio e Sd. Nickolas, deu apoio ao reservado do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, em uma ocorrência de tráfico de drogas, na localidade Carapebas, zona rural de Luís Correia. Os policiais militares flagraram seis pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico na região.
Em posse dos suspeitos foram encontradas duas barras de maconha; R$ 310,00; papel alumínio; duas balanças de precisão; um aparelho de som HS; uma faca; um pedaço de crack; um pedaço de maconha; 58 trouxinhas de cocaína; 47 pedras de crack; 59 trouxinhas de maconha; R$ 699,00 em cédulas; R$ 66,00 em moedas; um celular da marca multilaser; um cordão prateado e uma pulseira prateada.


Diante dos fatos, a equipe de serviço da CIPTur, auxiliou na condução dos acusados para a Central de Flagrantes em Parna…