COVID-19 / Prefeitura de ParnaĆ­ba devolve respiradores que seriam usados para pacientes com Covid-19

Equipamentos para hospital de campanha da cidade nĆ£o tinham condiƧƵes para serem usados, detalhou nota tĆ©cnica. Prefeitura alegou que nenhum valor foi repassado para o fornecedor dos respiradores

O municĆ­pio de ParnaĆ­ba-PI atravĆ©s da Secretaria de SaĆŗde contratou a empresa W2 ComĆ©rcio de Material MĆ©dico e Medicamento LTDA. O presente contrato tinha por objeto a aquisiĆ§Ć£o de 10 (dez) ventiladores mecĆ¢nicos, para equipar o Hospital Nossa Senhora de FĆ”tima para atender os pacientes infectados com a COVID-19 no municĆ­pio de ParnaĆ­ba-PI, tendo como valor global R$ 1.215,000,00 (um milhĆ£o, duzentos e quinze mil reais).
Extrato de publicaĆ§Ć£o (DiĆ”rio Oficial do MunicĆ­pio de ParnaĆ­ba) 

O Hospital de Campanha de ParnaĆ­ba, Nossa Senhora de FĆ”tima, estruturado pela Prefeitura de ParnaĆ­ba para atender a casos intermediĆ”rios e graves de Covid-19, recebeu no Ćŗltimo sĆ”bado, 30 de maio, respiradores e equipamentos para os 10 leitos de UTI. Nos prĆ³ximos dias, esses leitos de UTI, os 20 de enfermarias e as unidades de estabilizaĆ§Ć£o estariam em pleno funcionamento. TĆ©cnicos especializados em instalaĆ§Ć£o de equipamentos de UTI e fisioterapeutas trabalharam na montagem do maquinĆ”rio, acompanhados pela SecretĆ”ria Municipal de SaĆŗde e diretores. O Hospital de Campanha de ParnaĆ­ba jĆ” funciona com o setor de ambulatĆ³rio, que realiza testes rĆ”pidos com 60 atendimentos por dia, atravĆ©s de encaminhamento mĆ©dico das UBS’s ou Pronto Socorro.
SecretĆ”ria Municipal de SaĆŗde acompanhando a montagem do maquinĆ”rio / Imagem: Ribamar AragĆ£o

Em visita ao Hospital de Campanha Nossa Senhora de FĆ”tima, na noite do Ćŗltimo sĆ”bado (30), o Prefeito MĆ£o Santa, conferiu a instalaĆ§Ć£o de 10 respiradores (ventiladores pulmonares mecĆ¢nicos) e outros equipamentos clĆ­nicos na Ć”rea de UTI, e conversou com tĆ©cnicos e diretores do centro de saĆŗde, que foi reformado pela Prefeitura de ParnaĆ­ba para atender exclusivamente a casos intermediĆ”rios e graves de Covid-19 no municĆ­pio.

Para realizar a testagem final de equipamentos, profissionais especializados em instalaĆ§Ć£o de equipamentos de UTI, de Fortaleza (CE), incluindo engenheiro quĆ­mico para anĆ”lise de maquinĆ”rio mĆ©dico, fizeram o serviƧo para que o Hospital de Campanha de ParnaĆ­ba pudesse estar apto, em poucos dias, a funcionar de forma plena em toda a sua capacidade operacional disponibilizada para tal finalidade.

Prefeito de ParnaĆ­ba, MĆ£o Santa, visitando o Hospital de Campanha / Imagem: Prefeitura de ParnaĆ­ba

Nesta segunda-feira (01), a Prefeitura Municipal de ParnaĆ­ba emite uma Nota de Esclarecimento dizendo que os respiradores (ventiladores mecĆ¢nicos) nĆ£o atenderam Ć s especificaƧƵes que sĆ£o necessĆ”rias para o uso em pacientes com COVID-19. Veja a nota:
Nota de Esclarecimento / Imagem: Site da Prefeitura Municipal de ParnaĆ­ba

Portanto, nĆ£o havia como operar no manejo dos pacientes da UTI-COVID. A Prefeitura Municipal de ParnaĆ­ba informou que nenhum valor foi repassado ao fornecedor, pois o pagamento foi condicionado ao resultado dos testes realizados pela equipe tĆ©cnica.

Da redaĆ§Ć£o
EDIƇƃO: Eduardo Machado

Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios