Piauí é o terceiro estado do nordeste com menor taxa de letalidade da Covid-19

Os dados são do painel de informações do enfrentamento à pandemia, do Consórcio Nordeste

Piauí é o terceiro estado do nordeste com menor taxa de letalidade da Covid-19.
Imagem meramente ilustrativa. - Google.


O Piauí alcançou, nesta terça-feira (22), a marca de mais de 92 mil casos confirmados da Covid-19, com 2.061 óbitos. Segundo o painel do Consórcio Nordeste que acompanha a progressão da doença em toda a região, o Piauí apresenta a terceira menor taxa de letalidade entre os estados nordestinos, apenas 2,24%. Está atrás somente da Bahia e do Maranhão, que apresentam, respectivamente, taxas de letalidade iguais a 2,14% e 2,18%.

Gráfico Taxas de letalidade da Covid-19 no Nordeste.
Imagem: Governo do Piauí.


O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destaca que, no início da pandemia, a previsão era de que o estado chegasse à casa dos 18 mil óbitos, mas devido aos esforços conjuntos do poder público e da população que seguiu as orientações, foi possível manter uma baixa taxa de letalidade e registrar uma quantidade de óbitos nove vezes menor que a prevista inicialmente.

“Nós lamentamos e nos solidarizamos com cada uma das mais de duas mil famílias que perderam entes queridos para a Covid-19, mas é importante destacar que o enfrentamento precisa continuar. A população precisa seguir os protocolos estabelecidos, além das recomendações de higiene e da etiqueta respiratória, e o governo precisa manter a atenção que já vem prestando a sua população e ao sistema de saúde, garantindo as condições para que todos aqueles que necessitem sejam atendidos devidamente”, destacou o secretário.

Estruturação da rede, aquisição de equipamentos, distribuição de EPIs para os profissionais de saúde, além de um acompanhamento constante da realidade do estado em relação ao avanço da pandemia, foram alguns dos pontos que possibilitaram o Piauí a chegar a um nível de letalidade tão baixo.

Devido aos resultados positivos dessas ações, o estado já vem avançando na reabertura gradativa das atividades, entre elas as clínicas de saúde, setores da indústria e comércio ligados a alimentos, setor de hotelaria e mais recentemente a reabertura de algumas atividades do setor educacional, como aulas presenciais somente para alunos matriculados na 3ª série do ensino médio, assim como, para estudantes de turmas pré-Enem e atividades de estágio a partir do 8° período de cursos superiores. A retomada do setor foi autorizada desde o dia 22 de setembro de 2020, respeitando-se os regramentos do Protocolo Específico Nº 042/2020.

“Essas decisões de reabertura foram feitas com base nas análises do COE em relação à realidade do estado e ao avanço da pandemia em seu território. Nós analisamos diariamente os números e as decisões do comitê se baseiam nessas informações. É necessário destacar que cada uma das decisões tomadas têm essa base nas informações reais do Piauí, e o comitê continuará analisando essas informações para definir quaisquer novas decisões que influenciem diretamente no enfrentamento da pandemia”, conclui Florentino Neto.

FONTE: João Marcelo Ferry/Governo do Piauí.
EDIÇÃO: Eduardo Machado/In Foco.

Postar um comentário

0 Comentários