Pular para o conteúdo principal

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados em Piracuruca-PI

Os trabalhadores estavam há 15 dias no local, dormindo em redes amarradas em árvores, com alimentação feita de forma improvisada e sem instalações sanitárias



Dezenove trabalhadores que estavam sendo submetidos a condições de trabalho análogas à escravidão foram resgatados na tarde de sexta-feira (18) de uma propriedade da zona rural de Piracuruca, a 163 km de Teresina. No local, os trabalhadores extraíam palha de carnaúba para produção de pó.

De acordo com Robson Waldeck Silva, Auditor Fiscal da Superintendência Regional do Trabalho do Piauí, os trabalhadores dormiam em redes armadas em árvores, e cozinhavam suas refeições de forma improvisada, em fogareiros feitos por eles mesmos. No local não havia um banheiro ou outra instalação sanitária.



Os trabalhadores já estavam há 15 dias no local sem nenhum registro na carteira de trabalho. Eles não passaram por exames médicos admissionais e não recebiam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S) para executar o trabalho.

O grupo era formado por 18 homens e uma mulher. Nenhum trabalhador foi encontrado ferido. A denúncia foi realizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag). Após o resgate, os trabalhadores receberam o pagamento das verbas rescisórias e foram emitidas suas guias para receber o seguro desemprego.

Fotos: G1 PI.


O homem que era o responsável pelos empregadores e dono do terreno onde a extração acontecia foi autuado. O relatório dos fiscais será encaminhado para a Procuradoria do Trabalho e da República, que podem denunciá-lo à Justiça.

FONTE: Andrê Nascimento e Vitória Pillar/G1 PI.
EDIÇÃO: Eduardo Machado/In Foco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

PM prende jovem e apreende drogas em residencial de Parnaíba

A polícia havia recebido informações de que o acusado estaria em posse de uma arma de fogo, o que levou os policiais a irem até a residência do suspeito Uma equipe da Polícia Militar comandada pelo Sgt. Farlon Machado, prendeu nesta manhã de quarta-feira (28/10), no Residencial Porto das Barcas, um jovem identificado como Antônio Marcos do Nascimento Gomes, vulgo 'Marcão' de 18 anos de idade. 
A polícia havia recebido informações de que o acusado estaria em posse de uma arma de fogo, o que levou os policiais a irem até a residência de Marcos. O jovem revelou aos PMs que a arma não se encontrava no local, pois havia entregado ao verdadeiro proprietário.
Após serem realizadas buscas, foram encontradas cerca de 40 porções de maconha, 20 porções de substância análoga à cocaína e 10 porções de substância análoga ao crack. Marcos revelou aos policias que vendia o material ilícito para se manter. Antônio Marcos foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde responderá…

Jornalista Kairo Amaral será homenageado com nome de rua na cidade de Parnaíba

A propositura é de autoria do vereador Carlson Pessoa (DEM)O competente e saudoso jornalista Kairo Amaral Rezende terá seu nome eternizado. Uma rua na cidade de Parnaíba será rebatizada com seu nome, a homenagem ao jovem comunicador que faleceu no dia 17 de setembro, vítima de câncer, foi solicitada pelo vereador Carlson Pessoa, por meio do Projeto de Lei Nº 4.651/2020. Veja também:Familiares, amigos e fãs se despedem do jornalista piauiense Kairo Amaral

Além de Kairo Amaral, outros entes queridos darão novas denominações a logradouros públicos, são eles: ex-vereador Francisco de Paula Evangelista de Carvalho; ex-vereador Custódio Freire; ex-vereador Higino Gomes de Aguiar; Antônia de Carvalho Costa, e o professor Paulo Meirelles Melo. Familiares e representantes dos ilustres parnaibanos a serem homenageados reuniram-se na manhã da última quinta-feira (22) no gabinete do prefeito "Mão Santa" (DEM), que sancionou seis Projetos de Lei (PLs), denominando com nomes de rua, ilustre…

Casa Freitas anuncia loja em Parnaíba e já está recebendo currículo

A Casa Freitas se juntará a outros grandes empreendimentos que chegaram recentemente na cidadeA Casa Freitas, uma loja de departamentos que oferece a mais completa variedade de produtos para os seus clientes anuncia sua instalação em Parnaíba. O município mesmo em meio a uma pandemia, segue mostrando sua força no norte do Piauí e numa região que abrande vários municípios do Maranhão e Ceará. Fundada em 1959, a empresa abrirá uma filial na cidade, contribuindo para mais geração de emprego e renda. A empresa que conta com cerca de 20 lojas distribuídas em três estados nordestinos e um nortista oferece mais de 50 mil itens em utilidades para o lar, decoração e brinquedos. A proximidade aos consumidores, lojas amplas e climatizadas e a facilidade de pagamento são fatores que impactam na permanência da Casa Freitas como representante do segmento. A Casa Freitas se juntará a outros grandes empreendimentos que chegaram recentemente na cidade, como Assaí Atacadista, Mix Atacarejo, Drogaria Drog…

Foragido da justiça do Rio de Janeiro é preso pela PRF na cidade de Parnaíba

O homem de 43 anos de idade possuía um mandado de prisão expedido em 06/03/2020 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu cumprimento a mais um mandado de prisão e prendeu um foragido da justiça do estado do Rio de Janeiro. O homem de 43 anos de idade tinha contra si um mandado de prisão, expedido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em razão de pensão alimentícia.
O flagrante foi registrado durante fiscalização na tarde de ontem (21/10) na BR 343, na cidade de Parnaíba, ao abordarem o veículo JEEP/RENEGADE 1.8 AT, para verificação. Após conferirem a documentação, os policiais constataram através de pesquisa nos sistemas que o condutor do veículo possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto.
Diante dos fatos, o homem foi detido e encaminhado à Central de Flagrantes na cidade de Parnaíba para a adoção das medidas cabíveis e cumprimento do mandado. Com informações: PRF-PI. Edição: Eduardo Machado/In Foco.

Decreto proíbe o consumo de bebida alcoólica em vias públicas, no Piauí

Governo do Piauí reforça medidas para controle do novo coronavírus O governador Wellington Dias anunciou, na noite desta quarta-feira (21/10), medidas estabelecidas em decreto, a serem adotadas para reduzir a transmissibilidade do novo coronavírus no estado do Piauí. Forças de segurança, vigilância sanitária e equipes de saúde serão convocadas para intensificar a fiscalização das restrições estabelecidas nos planos específicos de retomada das atividades, além de promover a testagem da população.
Confira aqui o decreto nº 19.278
As polícias Militar e Civil voltarão a fiscalizar a exigência do uso da máscara, álcool em gel e o distanciamento nas ruas e dentro de estabelecimentos. Nas casas de eventos será observada também a capacidade de ocupação.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e demais órgãos fiscalizadores de trânsito devem intensificar as blitzes e a testagem dos condutores com etilômetro. Existe uma preocupação com a crescente demanda de leitos hospitalares por acidentados no trânsi…