Segundo o ministro, os estudos serão realizados pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais
Por Eduardo Machado, infocopiaui.com
17h49.
![]() |
Ciro Nogueira anuncia estudos para inclusão do Piauí na transposição do Rio São Francisco. Foto: Reprodução. |
O Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, anunciou na tarde desta terça-feira (21) que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), determinou estudos para que as águas do Rio São Francisco cheguem até o estado do Piauí.
Segundo o ministro, a Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, vai realizar esses estudos para que a transposição chegue ao Piauí e beneficie o semiárido piauiense.
"Um dia histórico para o Piauí. Hoje, junto do presidente Bolsonaro, tivemos a assinatura da ordem de serviço para início dos estudos, por parte da Universidade Federal de Viçosa, para a inclusão do semiárido piauiense na transposição do Rio São Francisco. Temos trabalhado com afinco para garantir a chegada da água às famílias que sofrem com a seca nessa região que é uma das mais carentes de água em todo o país."
Segundo Ciro Nogueira, com essa iniciativa, 1 milhão de piauienses serão beneficiados em 89 municípios.
Transposição do Rio São Francisco
Segundo o Governo Federal, em 2019, as águas do 'Velho Chico' saíram de Pernambuco e chegaram ao Rio Grande do Norte e ao Ceará, e o caminho à Paraíba, pelo Eixo Norte, também só foi finalizado na atual gestão. Em 2019, apenas 31,54% de todo o Eixo Norte estava em funcionamento. Atualmente, esse percentual é de 100%.
Em três anos, foram investidos mais de R$ 3,4 bilhões, o que corresponde a 25% de tudo o que foi investido nas obras, mais de R$ 14 bilhões. A média anual de investimentos, 1,16 bilhão, foi a maior desde o início do projeto.
