Criação de Hospital Universitário em Parnaíba gera expectativas para cerca de 34 municípios

A implantação do HU visa também reduzir o alto déficit de leitos de internação e de UTI na Planície Litorânea

EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
21h26. - Atualizada às 22h01.

O assessor da Presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), médico Rodrigo Oliveira, esteve cumprindo agenda na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) entre os dias 15 a 17 de janeiro. A pauta foi a viabilização do Hospital Universitário (HU), equipamento de alta complexidade na cidade de Parnaíba. Sua visita a instituição tem o objetivo de elaborar um parecer técnico com base nas informações apresentadas, que deverá ser encaminhado ao Ministério da Educação.

Apresentação do estudo de viabilidade.
Foto: divulgação/UFDPar.

O representante da Ebserh foi acolhido na tarde de segunda-feira (15) pelo Reitor Pro Tempore [à época] João Paulo Sales Macedo, acompanhado da equipe que compõe a comissão técnica para estruturação e implantação do HU, onde foi apresentado oficialmente à Ebserh o estudo de necessidade e viabilidade da implantação do hospital.

Na terça-feira (16), foi feita a visita ao terreno de propriedade da UFDPar, próximo ao Instituto Federal do Piauí (IFPI), onde poderá ser construído o Hospital, além da visita às instalações do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Na ocasião onde foi apresentada a estrutura hospitalar e as especialidades médicas ofertadas à população da região. Na sequência, foi feita uma visita a Policlínica e ao Laboratório Escola de Biomedicina da UFDPar.

Visita ao terreno de propriedade da UFDPar.
Foto: divulgação/UFDPar.

Visita ao terreno de propriedade da UFDPar.
Foto: divulgação/UFDPar.

Seguindo a agenda prevista, no dia 17 de janeiro o Reitor e Rodrigo Oliveira reuniram-se no salão da reitoria com o Secretário Municipal de Saúde de Parnaíba, Paulo José, e com gestores da rede municipal do SUS. Na parte da tarde, foram recebidos o médico Dirceu Campelo, Superintendente de alta e média complexidade da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e o Deputado Federal Florentino Neto. A série de reuniões com os gestores da saúde serviu para apresentar a atual estrutura e as principais demandas da região a Ebserh.

Para o Reitor João Paulo, a visita configura-se como “uma primeira e importante etapa, iniciada ao longo dessa rodada de reuniões em três dias, para que depois possa ser trabalhada uma série de outras etapas relacionadas ao projeto assistencial e arquitetônico de implantação do hospital universitário da Universidade Federal do Delta do Parnaíba.”

Rodrigo Oliveira avaliou sua visita como promissora e importante para dar sequência a este projeto. “Foram três dias de intenso debate ao longo da visita técnica que a gente realizou aqui. A visita permitiu avaliar as necessidades do ensino da Universidade, e as necessidades dos sistemas de saúde para organizar um relatório que será apresentado em Brasília, ao Ministro de Educação Camilo Santana, no sentido de tentar produzir a viabilidade da implantação do Hospital Universitário vinculado a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)."

A construção do empreendimento hospitalar visa a formação ética e de qualidade de novos profissionais, com indissociabilidade entre as atividades assistenciais, de ensino, pesquisa e extensão e, como consequência, trará grande impacto na redução das desigualdades regionais do Piauí referente à oferta de serviços de saúde de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com um potencial de atuação na Mesoregião Norte do Piauí, Noroeste do Ceará, Norte e Leste do Maranhão, a chegada do Hospital Universitário beneficiará, aproximadamente, 34 municípios e uma população de 2.475.135 habitantes.

A implantação do HU visa também reduzir o alto déficit de leitos de internação e de UTI na Planície Litorânea e, do ponto de vista econômico, a expectativa é de que, quando em pleno funcionamento, o hospital empregue em torno de 1.300 trabalhadores, entre profissionais de saúde, administração e serviços em geral.

Postar um comentário

0 Comentários