O condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)
Por EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
23h32
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesse domingo (25/05), uma grande carga de madeira nativa serrada transportada de forma ilegal em Parnaíba. A ocorrência foi registrada por volta das 11h49 no km 33 da BR-343.
Um caminhão Volkswagen/23.210 foi abordado por uma equipe da PRF, que constatou que o veículo transportava cerca de 19 m³ de madeira nativa serrada. Ao ser solicitada a documentação florestal obrigatória para transporte interestadual — a Guia Florestal (GF3i) — o condutor, um homem de 34 anos, apresentou um documento com divergência na placa do veículo transportador.
![]() |
| PRF apreende 19 m³ de madeira irregular. Foto: divulgação/PRF-PI. |
A GF3i indicava outro caminhão como transportador oficial da carga, o que a tornou inválida conforme o art. 48 da Instrução Normativa nº 21/2014 do Ibama. O motorista alegou que o caminhão original havia sofrido um acidente e que foi feito transbordo da carga, apresentando um Boletim de Ocorrência como justificativa. Ainda assim, o transporte foi considerado irregular.
O condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeu a comparecer em audiência no Juizado Especial Criminal de Parnaíba. A carga e o veículo foram apreendidos e permanecem no pátio contratado pela PRF, à disposição do órgão ambiental competente.
