A iniciativa da PRF ganha destaque em um cenário onde os jovens condutores piauienses apresentam índices preocupantes de envolvimento em sinistros
PARNAÍBA-PIAUÍ
16h12
Dando continuidade ao projeto "PRF na Autoescola - formando novos condutores", a Polícia Rodoviária Federal (PRF) expandiu suas ações para o litoral do Piauí. Nessa terça-feira (06) e nesta quarta-feira (07), a cidade de Parnaíba recebeu palestras educativas direcionadas a candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), educadores e funcionários de autoescolas locais. O objetivo é levar a mensagem de segurança viária e direção defensiva para um número cada vez maior de futuros condutores no estado.
A iniciativa da PRF ganha destaque em um cenário onde os jovens condutores piauienses apresentam índices preocupantes de envolvimento em sinistros. Em 2024, dados do Senatran indicam que, no Piauí, 21,43% dos feridos (153 casos) e alarmantes 27,66% dos mortos (13 casos) em sinistros de trânsito tinham menos de seis anos de habilitação. Essa proporção de fatalidades entre jovens condutores é significativamente maior que a média nacional, que registrou 16,62% de óbitos na mesma faixa de experiência.
O estado do Piauí conta com aproximadamente 178 autoescolas distribuídas em 45 municípios, e o projeto "PRF na Autoescola" tem como meta alcançar todas essas instituições ao longo do processo de formação dos novos motoristas. A ação está alinhada com o objetivo da PRF de intensificar as medidas preventivas para alcançar a meta estabelecida pela ONU de reduzir em 50% as mortes e lesões no trânsito até 2030.
As palestras ministradas pela PRF nas autoescolas abordam temas cruciais para a segurança viária, incluindo técnicas de condução defensiva e a importância do respeito às normas de trânsito. Além disso, as campanhas de conscientização promovidas no âmbito do projeto visam incutir nos futuros condutores a importância do uso correto dos equipamentos de segurança, buscando reduzir comportamentos de risco desde o início de sua jornada como motoristas.
Uma etapa importante do projeto prevê a proposição de um sistema de avaliação para monitorar a eficácia das ações implementadas. Essa ferramenta permitirá à PRF analisar os resultados obtidos, realizar ajustes e promover melhorias contínuas nas estratégias de segurança viária direcionadas aos novos condutores.
"A expansão do projeto 'PRF na Autoescola' para o litoral do estado, como demonstrado pelas recentes palestras em Parnaíba, reforça o compromisso da Polícia Rodoviária Federal em atuar de forma proativa na formação de condutores mais conscientes e seguros, contribuindo para a redução dos índices de sinistralidade e para a construção de um trânsito mais seguro em todo o Piauí", reforçou a instituição.
![]() |
![]() |
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)