Veja orientações para ligações provisórias durante os festejos juninos

As festas de São João, tradicionalmente marcadas por grandes estruturas, decorações e apresentações culturais, exigem da população atenção redobrada

Por EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
09h16

Com a chegada do período junino, a Equatorial Piauí intensifica o trabalho de orientação e segurança para garantir que as festividades ocorram com tranquilidade e responsabilidade, especialmente quando se trata de ligações elétricas provisórias, que devem ser solicitadas à distribuidora com pelo menos cinco dias de antecedência. As festas de São João, tradicionalmente marcadas por grandes estruturas, decorações e apresentações culturais, exigem da população atenção redobrada quanto ao uso da energia elétrica.

Equatorial Piauí reforça para ligações provisórias.
Foto ilustrativa: divulgação/Equatorial Piauí.

De acordo com os dados da Associação brasileira de conscientização para os perigos da eletricidade (Abracopel), no ano passado foram notificados 1.077 acidentes com a população relacionados à rede elétrica no Brasil. Diante desse cenário, a Equatorial Piauí reforça que qualquer instalação temporária de energia utilizada para alimentar os equipamentos elétricos em arraiais, palcos, barracas e estruturas de eventos, deve ser solicitada por meio dos canais oficiais da empresa para que acidentes não ocorram. O objetivo é garantir que todo o procedimento seja feito dentro dos padrões técnicos e de segurança exigidos pela legislação vigente.

A solicitação de ligação provisória pode ser feita por meio do número 0800 086 0800, nas agências presenciais ou pelo site pi.equatorialenergia.com.br. É necessário apresentar documentação como RG, CPF, comprovante de endereço, croqui da instalação e descrição da carga elétrica que será utilizada. Após o pedido, uma equipe técnica da Equatorial realiza a vistoria no local para autorizar ou ajustar a ligação.

Perigo de ligações clandestinas

Além de ilegais (com pena prevista de 1 a 8 anos de reclusão), as ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”, representam um grande perigo à vida das pessoas e podem comprometer a segurança do evento, provocando choque elétrico, curtos-circuitos, incêndios e interrupções no fornecimento de energia. Por isso, é imprescindível ressaltar que ninguém deve fazer ligações elétricas por conta própria e nem de forma clandestina.

“Festas juninas são momentos de alegria e tradição, mas é essencial que todos os organizadores tenham o cuidado de solicitar previamente suas ligações provisórias junto à Equatorial Piauí para que todas as festividades juninas ocorram com segurança. Uma instalação malfeita ou irregular pode colocar em risco a vida de muitas pessoas”, afirma Marcos Túllio Conceição, executivo de segurança da Equatorial Piauí.

Segurança na decoração

Outro ponto importante é o cuidado com a decoração típica. Bandeiras, painéis iluminados e outros enfeites não devem ser instalados próximos à rede elétrica. Materiais metálicos ou condutores de eletricidade devem ser evitados e toda a instalação elétrica precisa ser feita por profissionais qualificados. A Distribuidora também recomenda o uso de dispositivos de proteção, como disjuntor diferencial residual, disjuntores e tomadas compatíveis, além de evitar o uso de “gambiarras” ou extensões improvisadas que possam causar sobrecarga.

Durante o período junino, as equipes técnicas permanecem de prontidão para atender demandas emergenciais e garantir o fornecimento de energia com qualidade e segurança. Para mais informações sobre como realizar ligações provisórias ou obter orientações técnicas, os consumidores podem procurar os canais oficiais da empresa.

infocopiaui.com

REDAÇÃO (86) 99933 5031 - WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال