Câmara de Parnaíba volta às atividades e tem duas teses para vacância de cadeira de vereador

Segundo o presidente da Câmara, vereador Daniel Jackson, dois nomes estão sendo cogitados

Da REDAÇÃO
PARNAÍBA-PIAUÍ
10h40. - Atualizada às 12h45.

Foram retomadas, nessa quarta-feira (03), as atividades legislativas na Câmara Municipal de Parnaíba, após a declaração de sete dias de luto devido ao assassinato do vereador Thiciano Ribeiro. Um impasse deve prolongar a decisão sobre quem assumirá a vaga.

Notícia relacionada

Segundo o presidente da Câmara, vereador Daniel Jackson, dois nomes estão sendo cogitados: Sâmara do Estevão (PL) e Carlson Pessoa (MDB). O impasse surge de divergências no entendimento jurídico da questão.

Samara do Estevão e Carlson Pessoa.
Fotos: reprodução/DivulgaCand.

“Alguns juristas defendem que deve ser a Sâmara do Estevão, já outros acreditam que deve ser o ex-vereador Carlson Pessoa, pelas regras eleitorais em relação ao coeficiente e à distribuição dessas vagas. De forma cautelar, iremos solicitar o parecer jurídico para essa decisão”, explica.

Com a indefinição, ainda não há prazo para saber quem ocupará a vaga na Câmara. Caso seja Sâmara do Estevão, o número de mulheres será o maior já registrado na Casa, chegando a quatro. Atualmente, Fátima Carmino, Neta Castelo Branco e Neta da Kolping são as mulheres que ocupam cadeiras na Câmara.

Se o ex-vereador Carlos Pessoa assumir, o MDB passará a ter quatro parlamentares na Casa. “A regra eleitoral define alguns requisitos, e é bem complexa por causa do coeficiente. O primeiro eleito do PL precisava atingir 10% do coeficiente, enquanto, nas vagas conquistadas pela maior sobra, a lei determina que seja 20%. Neste caso, a votação dela não atingiu os 20% exigidos pela legislação. Contudo, existem discussões, inclusive no Supremo, que já se manifestou em alguns casos no sentido de que, em suplência, não seria necessário. Outros entendem que deve seguir a regra. Pela dúvida, iremos fazer consultas e obter pareceres para termos certeza da decisão”, finaliza.

Segundo o presidente, a Lei Orgânica determina a abertura do processo, mas não estabelece prazo. Ele reforça que, por isso, ainda não há previsão para a nomeação.

Entenda o caso

Thiciano Ribeiro, vereador de Parnaíba, e Penélope de Brito, comandante da guarda civil de Parnaíba foram assassinados no dia 27 de agosto com tiros à queima-roupa no Centro de Teresina. O principal suspeito do crime é o ex-marido da policial, Francisco Fernando Castro, também da Guarda Municipal, preso em flagrante horas após o crime.

Thiciano Ribeiro foi eleito como primeiro suplente do Partido Liberal (PL), assumiu o cargo de vereador em Parnaíba no dia 13 de maio deste ano, após o falecimento do vereador Bruno Vasconcelos Cunha, conhecido como Brunão, de 40 anos.

Veja também

infocopiaui.com

REDAÇÃO (86) 99933 5031 - WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال