O longa-metragem tem duração de 2h21
Por EDUARDO MACHADOPARNAÍBA-PIAUÍ
Um longa-metragem ficcional que resume em desdobramentos de futuro os dez episódios da Série Jenipapo - A Fronteira da Independência. Trata-se de uma releitura afro centrada da obra produzida pela Framme Produções em 2021.
![]() |
| Filme resgata memória da Batalha do Jenipapo. Imagem: reprodução. |
Esse arco dramático será contado por Kamal (Tiago Andrade), escravizado das fazendas de Simplício Dias (Vandré Silveira) que liderou uma fuga em grupo, pouco antes da Batalha do Jenipapo acontecer, e formou seu próprio núcleo quilombola. Anos depois, já como Djeliba, ele ensina os mais novos pela oralidade, relembrando com sabedoria os fatos da época.
Cenas que foram gravadas no Quilombo Mimbó em Amarante - Piauí, a comunidade tem mais de 200 anos de história e participa ativamente da produção compondo equipe técnica e elenco.
A Batalha do Jenipapo ocorrida em 13 de março de 1823 em Campo Maior no Piauí, é pouco conhecida da maioria dos brasileiros, mas que foi marcante nos movimentos populares da independência do Brasil. Sendo considerado, por pesquisadores e historiadores, um dos confrontos mais sangrentos dessa época e definiu geograficamente que parte do nordeste e do norte do país se mantivessem fora do domínio português.
"Vivemos para contar histórias de importância para o Piauí com narrativa, inclusão, devolutiva comunitária e equipe técnica local sob a ótica e a voz dos verdadeiros heróis: o povo do Piauí, em sua maioria quilombolas e indígenas. Reafirmamos assim, o compromisso da Ba-Obá Audiovisual de ser uma produtora contra colonial, antiracista e afropindorâmica", ressaltou a Ba-Obá produtora de cinema.
O lançamento do filme ocorreu dia 02 de setembro, no auditório oeste da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), em Parnaíba; no último dia 19 houve exibição no Museu da Imagem e do Som de Teresina; e está previsto ser exibido nas cidades de Cocal, Piripiri e Campo Maior.
O longa-metragem tem duração de 2h21 e foi contemplado na Lei Paulo Gustavo do Piauí realizado pela Secretaria de Cultura do Governo do Piauí e tem a direção de Chico Rasta e Alexandre Mello. Confira o teaser, abaixo!
