O trabalho realizado em Parnaíba faz parte de um esforço conjunto das forças de segurança
![]() |
| Segurança pública remove pichações. Foto: divulgação/PC-PI. |
Equipes foram mobilizadas para realizar a pintura e a remoção das marcas e símbolos que haviam sido deixados em muros e logradouros públicos. Segundo a secretaria, esses registros não apenas comprometem a paisagem urbana, mas também funcionam como uma forma de intimidação e de demarcação territorial por parte das facções.
A ação ganha ainda mais relevância porque o ato de pichar espaços públicos com esse tipo de conteúdo é considerado crime ambiental, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais, de número 9.605, de 1998. Além disso, os responsáveis podem ser enquadrados na Lei 12.850, de 2013, que trata do crime de organização criminosa, ampliando as possibilidades de responsabilização penal.
O trabalho realizado em Parnaíba faz parte de um esforço conjunto das forças de segurança no sentido de combater manifestações ligadas ao crime organizado e garantir que a população tenha mais tranquilidade no seu dia a dia. A Secretaria de Segurança reforça que novas ações semelhantes devem ocorrer em outros bairros.
