Para agilizar o restabelecimento, a empresa antecipou ações do Plano Operacional de Fim de Ano
Por EDUARDO MACHADOPARNAÍBA-PIAUÍ
12h03
A Equatorial Piauí emitiu uma nota nesta terça-feira (23) explicando as causas das interrupções e oscilações no fornecimento de energia que atingem Parnaíba, Ilha Grande e a região da Pedra do Sal. O problema, iniciado durante a madrugada, é resultado de uma combinação de fatores climáticos e geográficos típicos da região Norte do estado.
![]() |
| Falta de energia. Foto ilustrativa: reprodução. |
De acordo com a distribuidora, as chuvas registradas na madrugada — mesmo em baixo volume — agravaram um fenômeno comum no litoral: a deposição de salinidade e maresia nos componentes da rede elétrica. A umidade mistura-se aos resíduos de sal, criando pontos de falha na rede. As ocorrências ficam "pulverizadas", o que exige que as equipes realizem inspeções detalhadas, limpeza e substituição de peças em diversos pontos diferentes, aumentando o tempo de reparo.
Para agilizar o restabelecimento, a empresa antecipou ações do Plano Operacional de Fim de Ano, com aumento de pessoal, tendo o efetivo de equipes técnicas e de emergência ampliado em 144% somente nesta terça-feira (23).
As equipes estão divididas em três grandes áreas operacionais para reduzir o tempo de deslocamento. O foco inicial está em áreas críticas, com a garantia de que o trabalho continuará até a normalização total do serviço.
A Equatorial orienta que clientes que ainda enfrentam problemas pontuais entrem em contato pelos canais oficiais para agilizar o mapeamento das falhas:
Canais de Atendimento:
- Assistente Virtual (Clara): (86) 3228-8200 (WhatsApp)
- App/Site Oficial
