Crise no PT: prefeito de Cajueiro da Praia deixa o partido após suspensão e declara apoio a Ciro Nogueira

A decisão ocorre em meio a um embate público causado pelo recente alinhamento do gestor com o senador Ciro Nogueira (PP)

Por EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
12h10

O cenário político de Cajueiro da Praia sofreu uma reviravolta nesta semana. Após ser alvo de uma sanção interna, o prefeito da cidade, Felipe Ribeiro, anunciou sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT). A decisão ocorre em meio a um embate público causado pelo recente alinhamento do gestor com o senador Ciro Nogueira (PP), principal opositor do governo federal e estadual na região.

Notícia relacionada

PT suspende prefeito de Cajueiro da Praia por 60 dias após declaração de apoio a Ciro Nogueira.

Felipe Ribeiro, prefeito de Cajueiro da Praia.
Foto: divulgação.

O estopim do conflito

​A crise interna se agravou quando a cúpula do PT decidiu suspender a filiação do prefeito por um período de dois meses. A sigla teria reagido negativamente à declaração pública de apoio do gestor ao senador progressista. Em nota, o prefeito classificou a punição como um "ato antidemocrático" e afirmou que não aceitará o que chamou de posturas autoritárias da legenda.

​"Meu partido é o povo de Cajueiro da Praia. Não serei passível de atos autoritários", declarou o gestor ao oficializar sua saída.

​Equilíbrio político e alianças

​Apesar do rompimento com o PT, o prefeito buscou manter pontes com o atual governo estadual. No mesmo comunicado em que anunciou a desfiliação, ele reafirmou seu compromisso com: a reeleição do governador Rafael Fonteles; o apoio aos deputados Flávio Nogueira e Flávio Nogueira Jr.

​O prefeito justifica que sua aproximação com Ciro Nogueira é pautada no "diálogo e no compromisso" com o desenvolvimento do município, defendendo que a gestão deve abraçar todos os que desejam somar com a cidade, independentemente de barreiras ideológicas partidárias.

​Próximos passos

​A saída do prefeito deixa o PT sem o comando do executivo em um importante destino turístico do estado. Agora sem partido oficial, o gestor sinaliza que deve focar na administração local enquanto define seu futuro político para as próximas janelas partidárias, mantendo a base de apoio focada em resultados para o município.

Nota de esclarecimento

Diante das últimas notícias divulgadas em todo o Estado, esclareço que os fatos se deram após eu declarar publicamente apoio ao Senador Ciro Nogueira, sempre pautado no diálogo e no compromisso com o que é melhor para Cajueiro da Praia.

Recebi com surpresa a decisão de suspensão da minha filiação partidária por 2 meses, um ato que considero antidemocrático. Diante disso, anuncio minha desfiliação do Partido dos Trabalhadores, reafirmando que não serei passível de atos autoritários.

Reitero que, em nossa gestão, todo aquele que vem para somar com o nosso município sempre será abraçado. Reafirmo também meu compromisso com a reeleição do Governador Rafael Fonteles e com os queridos Deputados Flávio Nogueira e Flávio Jr., parceiros importantes do desenvolvimento de Cajueiro da Praia.

Meu partido é o povo de Cajueiro da Praia. Seguimos firmes, com respeito, diálogo e trabalho, na missão de construir uma Cajueiro da Praia ainda melhor. Obrigado a todos.

infocopiaui.com

REDAÇÃO (86) 99933 5031 - WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال