Ao perceber a presença policial, o suspeito tentou fugir pelos fundos do imóvel, mas foi rapidamente contido pelas equipes
Da REDAÇÃOPARNAÍBA-PIAUÍ
21h39
Uma ação integrada e estratégica do Serviço de Inteligência do 2º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, pertencente ao Comando de Policiamento Litoral Meio Norte, resultou na prisão de um homem por porte ilegal de arma de fogo, além da constatação de maus-tratos e manutenção em cativeiro de animais da fauna brasileira, no povoado Carpina, zona rural de Parnaíba.
Após levantamento de informações, as equipes de inteligência do 2º Batalhão da Polícia Militar do Piauí identificaram que Francisco José Benício Júnior, conhecido como “Cabeça de Ovo”, apontado como indivíduo já conhecido no meio policial e integrante da facção criminosa Comando Vermelho, estaria intimidando moradores da localidade enquanto portava arma de fogo, além de manter animais silvestres e galos de briga em sua residência.
![]() |
| Francisco José Benício Júnior (preso). Foto: reprodução. |
Diante da gravidade das informações, na manhã deste domingo, 04 de janeiro de 2026, por volta das 11h30, o Serviço de Inteligência da Polícia Militar com apoio da Força Tática do 2º Batalhão, deslocou-se até o endereço indicado, localizado no povoado Carpina.
Ao perceber a presença policial, o suspeito tentou fugir pelos fundos do imóvel, mas foi rapidamente contido pelas equipes.
Durante as buscas no terreno, os policiais localizaram uma pistola calibre .380, enterrada, já municiada com oito munições intactas, além de um carregador. No local também foram apreendidos uma porção de maconha, 19 (dezenove) galos de briga mantidos em condições inadequadas, e um pássaro silvestre da espécie Chico-Preto, configurando crime ambiental.
![]() |
| Pistola, munições e drogas são apreendidas. Fotos: divulgação/PM-PI. |
![]() |
![]() |
Diante da impossibilidade de remoção imediata dos galos de briga, os animais permaneceram na residência sob responsabilidade de familiar, conforme orientação das autoridades competentes.
A ocorrência contou ainda com o apoio da Companhia Independente da Polícia ambiental (CIPA), Força Tática do 2º e do 27º BPM e do Canil do 27º BPM, reforçando a atuação integrada das forças de segurança.
O material apreendido e o suspeito foram encaminhados à autoridade policial para os procedimentos legais cabíveis. "A ação evidencia mais uma vez o trabalho técnico e eficaz do Serviço de Inteligência do 2º Batalhão, fundamental no combate à criminalidade na região de Parnaíba e de todo o litoral piauiense", reforçou o Serviço de Inteligência.

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)