O programa CNH do Brasil tem como objetivo democratizar o acesso à habilitação e utilizar a tecnologia para organizar e agilizar todo o processo
Da REDAÇÃO
PARNAÍBA-PIAUÍ
13h09 - Atualizada em 05/01, às 11h14.
O processo de inscrição para a CNH do Brasil foi oficialmente aberto no Piauí, permitindo que interessados em obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) iniciem todo o procedimento de forma 100% digital.
![]() |
| Rafael Fonteles, governador do Piauí. Foto: reprodução. |
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), o novo sistema possibilita que o candidato realize etapas importantes, como o pré-cadastro e o acesso às aulas teóricas, diretamente pelas plataformas digitais, sem necessidade de deslocamento inicial.
As inscrições podem ser realizadas pelo aplicativo Gov.pi ou pelos sites oficiais pidigital.pi.gov.br e portal.pi.gov.br/detran, garantindo mais praticidade, agilidade e transparência aos candidatos.
O programa CNH do Brasil tem como objetivo democratizar o acesso à habilitação e utilizar a tecnologia para organizar e agilizar todo o processo.
Etapas para obter a primeira CNH
Para tirar a CNH no Piauí, o candidato deve seguir as seguintes etapas:
- Realizar o pré-cadastro pelo aplicativo Gov.pi (aba 1ª Habilitação) ou pelo site do Detran-PI;
- Fazer o curso teórico pelo aplicativo Gov.pi Cidadão, pela plataforma CNH do Brasil ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC);
- Comparecer a um posto do Detran-PI, com o certificado do curso teórico, para emissão das taxas e coleta biométrica;
- Realizar os exames médico e psicotécnico em clínica credenciada, com pagamento feito no local;
- Agendar e realizar a prova teórica presencial, no Detran-PI.
Atenção às orientações do Detran-PI
O Detran-PI reforça que os candidatos devem acompanhar os canais oficiais do órgão para obter informações atualizadas sobre prazos, critérios, vagas e demais etapas do processo de inscrição da CNH do Brasil.
