Emergência no ar: Piloto em aeronave com pouco combustível pede liberação de pista em obras em Parnaíba

Até o fechamento desta matéria, o aeroporto operava com restrições e as autoridades de aviação civil não haviam emitido nota oficial sobre o incidente

Por EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
08h56. - Atualizada às 09h30.

O que deveria ser um pouso de rotina transformou-se em uma operação de emergência para a aeronave Embraer Phenom nessa terça-feira (10). Em um áudio captado pela frequência da "Rádio Parnaíba", o piloto relatou estar voando com o combustível no limite — estado conhecido na aviação como "mínimo combustível" — no exato momento em que a pista do aeroporto se encontrava fechada para obras.

Aeronave com pouco combustível pousa em Parnaíba.
Imagem: reprodução.

O contato inicial ocorreu quando o comandante informou que iniciaria a descida para o aeroporto em 12 minutos. A operadora da "Rádio Parnaíba" alertou imediatamente que a pista estava interditada devido a buracos e à presença de operários e máquinas no local.

​Ao ser questionado sobre a possibilidade de seguir para um aeroporto alternativo, o piloto foi enfático:

​"Senhorita, a gente está com uma emergência de combustível. Na verdade, a gente está com um 'mínimo fuel'. Tem alguma possibilidade de operação?"

​A situação gerou um dilema operacional. Enquanto a torre informava sobre os riscos físicos na cabeceira — trecho mais afetado pelas obras — o piloto insistia na necessidade do pouso imediato para evitar uma pane seca.

​Após momentos de coordenação, a equipe de solo agiu rapidamente para garantir a segurança da operação. O fiscal de pátio foi acionado para a retirada emergencial das máquinas e trabalhadores da pista. Para viabilizar o pouso, ficou acordado que a aeronave utilizaria uma interseção da pista, evitando o trecho inicial que estava mais degradado.

​O piloto agradeceu a agilidade das equipes de terra: "Poderia liberar o nosso pouso? A gente ficaria realmente agradecido". Após a confirmação de que os obstáculos seriam removidos, a aeronave iniciou a descida final para próximo à interseção.

​Até o fechamento desta matéria, o aeroporto operava com restrições e as autoridades de aviação civil não haviam emitido nota oficial sobre o incidente. O caso reforça a importância da coordenação entre controle de tráfego e equipes de manutenção em solo.

infocopiaui.com

REDAÇÃO (86) 99933 5031 - WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال