Pular para o conteúdo principal

1 ANO / Gabriel Diniz será homenageado com uma missa online

Gabriel Diniz morreu em um acidente aéreo em 27 de maio de 2019
Gabriel Diniz / Imagem: Wikipédia
Há exatamente um ano o Brasil perdia um talento da música popular. Gabriel Diniz morreu em um acidente aéreo em 27 de maio de 2019, no auge de sua carreira. A voz que havia agitado o verão e o Carnaval com o hit "Jenifer" calou-se de forma precoce aos 28 anos.

Natural de Campo Grande, na adolescência mudou-se com a família para João Pessoa, na Paraíba, onde foi criado. Gabriel Diniz iniciou a sua carreira como músico cantando em algumas festas na UFCG, onde estudava engenharia elétricaReuniu-se com amigos da escola e criou uma banda de garagem, se tornando a sensação entre a juventude da cidade. Esses foram os primeiros passos da caminhada do cantor que, a partir daí, foi visto pelos empresários locais da música e foi convidado para ser vocalista de uma banda, de fato, comercial.

Aos 19 anos, se consolidou na cena nordestina com a banda Forró na Farra, em João Pessoa. A banda Forró na Farra, comandada pelo "Playboyzão" (como era conhecido), Gabriel Diniz deu início às atividades em 11 de março de 2011. Além do grupo, Gabriel Diniz liderou os grupos de forró eletrônico Capim com Mel e Cavaleiros do Forró

Em sua carreira solo, o cantor possuiu seis álbuns lançados. Com o sucesso, Gabriel Diniz gravou ao lado de grandes artistas da atual cena sertaneja, entre eles Wesley Safadão, Simone & Simaria, Gusttavo Lima e Jorge & Mateus. Durante sua carreira solo, o cantor lançou três álbuns de estúdio.

Seu estilo musical era o diferencial do cantor, uma mistura de forró estilizado com a swingueira (pagode baiano) chamava a atenção do público. Gabriel Diniz inovou ao dar destaque à percussão no forró, com o uso preponderante das congas e repiniques em suas músicas. 

Como GD foi criado no nordeste, tinha como sua raiz musical, o forró. Na maioria dos seus shows, principalmente na época do São João, seu repertório final era composto por vários pot-pourri de forró pé de serra, xote, vaquejada e forró das antigas (termo utilizado para se referir a bandas de forró dos anos 90 e 2000, como Mastruz com Leite). Esta parte do show era chamado pelo cantor como "Forrozão das Encomendas" em homenagem ao amigo e influenciador Galeguinho das Encomendas. Vários pot-pourri ficaram conhecidos pelos fãs, como o da banda Magníficos, banda Forrozão Tropykália e do cantor Luiz Gonzaga.

Além das combinações sonoras, Gabriel Diniz apresentava um visual autêntico. Numa entrevista a Rolling Stone, o cantor disse: "Veja artistas grandes como Michael Jackson, Elvis Presley, Freddie Mercury. Eles eram assim. Essa percepção mudou um pouco após os anos 1980, mas eu continuo achando que cantor tem que brilhar mesmo, causar encantamento no fã, é disso que o povo gosta." Tornou-se nacionalmente conhecido pelo single "Jenifer", o qual ficou em primeiro lugar entre as canções mais tocadas nas rádios e nas paradas de streaming do Brasil, consolidando-se como o hit do verão de 2019. A canção, segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, foi a música mais tocada no Carnaval de 2019. No YouTube, o vídeo da canção conta com mais de 307 milhões de visualizações, ao mês de março de 2020.
Piloto Abraão Farias, Gabriel Diniz e copiloto Linaldo Xavier
Em 27 de maio de 2019, após realizar uma apresentação na cidade de Feira de Santana, na Bahia, Gabriel seguiu em destino a Maceió, Alagoas, para se encontrar com os pais e comemorar o aniversário da namorada, que coincidentemente completava 25 anos. O monomotor, entretanto, caiu em Estância, no sul de Sergipe, assim causando a morte do cantor, do piloto Abraão Farias e do copiloto Linaldo Xavier Rodrigues. Médicos do Instituto Médico Legal confirmaram que o impacto da queda foi responsável pela morte das vítimas, o que ocasionou diversos traumatismos torácicos, traumatismos abdominais e traumatismos cranianos.
Destroços do monomotor / Imagem: Google
Segundo apontamentos iniciais, a aeronave Piper Cherokee PT-KLO não poderia operar voos privados ou táxi aéreoDe acordo com os registros da Agência Nacional de Aviação Civil, o avião era destinado exclusivamente às atividades de "instrução, adestramento de voo por aeroclubes, clubes ou escolas de aviação civil". A Aeronáutica, portanto, afirmou que as causas do acidente seriam investigadas. O velório ocorreu no Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima, na Paraíba, e o enterro em João Pessoa, restrito para familiares e amigos. A morte do artista repercutiu nacional e internacionalmente. 

Quase um ano após o acidente a Anac concluiu que o avião que caiu com Gabriel Diniz fazia táxi aéreo ilegal e autuou Aeroclube de Alagoas. O monomotor não podia fazer transporte remunerado de pessoas. Investigação foi encaminhada à Polícia Federal.

Imagem: @gabrieldiniz
Gabriel Diniz será homenageado com uma missa online. A cerimônia será realizada em uma igreja em João Pessoa perto da casa onde ele vivia. No local, estarão presentes apenas o padre, o pai e a mãe do artista, duas cantoras e a equipe de transmissão, que vai garantir a presença dos fãs ainda que em um momento de pandemia.

A celebração ficará a cargo do padre Carlos, que se aproximou da família após ter feito as cerimônias religiosas na despedida de GD, há um ano.

FONTES: Wikipédia / UOL
EDIÇÃO: Eduardo Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Assaltante leva dinheiro de padaria em Parnaíba; veja vídeos

Homem ainda não identificado, levou dinheiro que estava no caixa da padaria na tarde deste sábado (16) Assaltante leva dinheiro de padaria em Parnaíba. - Foto: Reprodução WhatsApp. Um homem foi flagrado pelas câmeras de segurança da Padaria Pão da Vida ao assaltar o estabelecimento que fica situado próximo ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), na Rua Ricardo Rodrigues Coimbra, no bairro Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, litoral do Piauí. O criminoso levou o dinheiro - valor subtraído não mencionado, e ameaçou a funcionária com uma suposta arma de fogo. O assalto aconteceu por volta das 14h deste sábado, 16 de janeiro. Nas imagens é possível ver o assaltante se passando por cliente e solicitando à funcionária um produto que estava na vitrine. A vítima atende a solicitação do homem e quando se dirige ao caixa, ela é abordada pelo indivíduo portando uma suposta arma de fogo, e logo em seguida solicita que ela entregue o dinheiro do caixa. Veja: . Vídeos: Reprodução/WhatsApp. Segundo

Polícia Civil cumpre mandado de prisão após acidente de trânsito em Parnaíba

Em desfavor de um dos envolvidos no acidente, havia um mandado de prisão em aberto com base no crime de roubo Acidente ocorrido no cruzamento da Av. Dr. João Silva Filho e Rua Horizonte.  Uma equipe da Divisão de Trânsito do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Parnaíba, sob coordenação do Tenente Souza Filho, atendeu uma ocorrência de acidente de trânsito do tipo colisão por volta das 12hs desta quarta-feira (20) no cruzamento da Avenida  Dr. João Silva Filho com a Rua Horizonte, no bairro Piaui. Na colisão houve apenas danos materiais. O fato envolveu um veiculo Mercedes Bens de cor Branca, com placas de Teresina-PI e um Chevrolet Montana, de cor prata, com placas de Parnaíba-PI. Após buscas no banco de dados, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto em desfavor do condutor do veículo Montana, identificado como Joran Márcio Santos Nascimento, de 38 anos de idade, com base no crime de roubo.  Mandado de prisão. Em razão do fato, o foragido foi conduzido à Central de

Idoso é preso enquanto fazia o Enem dentro de escola em Parnaíba

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, havia um mandado de prisão em aberto contra o homem e a Polícia Civil, após saber que ele faria o exame, decidiu dar cumprimento Idoso é preso enquanto fazia o Enem dentro de escola em Parnaíba. - Foto: Portal do Catita. Um idoso de 70 anos de idade, identificado apenas pelas iniciais J. F. F. L., foi preso na tarde deste domingo (17) enquanto realizava o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, em Parnaíba, litoral do Piauí. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), havia um mandado de prisão contra o homem pelos crimes de peculato e sonegação fiscal. Segundo o Centro Integrado de Comando e Controle – Operação ENEM, o idoso fazia prova no Colégio Diocesano quando policiais da Delegacia Regional de Parnaíba e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dinte) deram cumprimento ao mandado. A SSP-PI informou que ao tomar conhecimento de que o idoso faria a prova a polícia decidiu realizar a prisão, como parte da Op

Entregador tem moto roubada durante o trabalho na cidade de Parnaíba

Da vítima, os assaltantes ainda levaram um aparelho celular iPhone 7 O entregador de delivery, identificado apenas como Humberto, teve sua motocicleta roubada na noite deste domingo (17) na avenida Cândido Oliveira, bairro Piauí, próximo ao Caic. O fato aconteceu por volta das 21h30, quando a vítima se dirigia para uma entrega na região.  De acordo com Humberto, dois homens transitando em uma motocicleta marca/modelo Honda Broz 150cc de cor vermelha utilizando uma suposta arma de fogo o abordaram. Além da moto, eles surrupiaram um celular modelo iPhone 7. Os indivíduos deixaram a caixa térmica utilizada para transportar os alimentos. A vítima procurou a polícia ainda na noite deste domingo e registrou um Boletim de Ocorrência.  Humberto também iniciou uma campanha com objetivo de tentar localizar a motocicleta roubada, marca/modelo Pop, ano 2020, placa QRX 8E01. Fotos: Reprodução/WhatsApp. Quem tiver informações sobre o paradeiro do veículo, pode entrar em contato através do telefone:

Força Tática prende homem e apreende revólver e outros objetos em Parnaíba

A prisão do indivíduo aconteceu após o registro de duas ocorrências na noite desta segunda-feira (18) Na noite desta segunda-feira, 18 de janeiro, após o atendimento de duas ocorrências seguidas, sendo uma de homicídio e a outra, de tentativa de homicídio, duas equipes da Força Tática de Parnaíba, iniciaram diligências a fim de capturar os acusados dos crimes. Veja também:  Em Parnaíba, mulher é executada a tiros dentro da própria residência. As equipes lograram êxito e conseguiram prender um dos homens, identificado como Carlos Eduardo Pereira Carvalho, de 40 anos de idade, ligado diretamente com os crimes mencionados anteriormente, sendo ele reconhecido por uma das vítimas. Carlos Eduardo Pereira Carvalho (acusado). - Foto: Piauí em Dia. Com o acusado, foi apreendido um revólver calibre 38, celulares, entre outros objetos. O homem foi encaminhado à Central de Flagrantes de Parnaíba juntamente com o material apreendido para os devidos procedimentos legais. Fotos: Força Tática. Edição