1 ANO / Gabriel Diniz será homenageado com uma missa online

Gabriel Diniz morreu em um acidente aéreo em 27 de maio de 2019
Gabriel Diniz / Imagem: Wikipédia
Há exatamente um ano o Brasil perdia um talento da música popular. Gabriel Diniz morreu em um acidente aéreo em 27 de maio de 2019, no auge de sua carreira. A voz que havia agitado o verão e o Carnaval com o hit "Jenifer" calou-se de forma precoce aos 28 anos.

Natural de Campo Grande, na adolescência mudou-se com a família para João Pessoa, na Paraíba, onde foi criado. Gabriel Diniz iniciou a sua carreira como músico cantando em algumas festas na UFCG, onde estudava engenharia elétricaReuniu-se com amigos da escola e criou uma banda de garagem, se tornando a sensação entre a juventude da cidade. Esses foram os primeiros passos da caminhada do cantor que, a partir daí, foi visto pelos empresários locais da música e foi convidado para ser vocalista de uma banda, de fato, comercial.

Aos 19 anos, se consolidou na cena nordestina com a banda Forró na Farra, em João Pessoa. A banda Forró na Farra, comandada pelo "Playboyzão" (como era conhecido), Gabriel Diniz deu início às atividades em 11 de março de 2011. Além do grupo, Gabriel Diniz liderou os grupos de forró eletrônico Capim com Mel e Cavaleiros do Forró

Em sua carreira solo, o cantor possuiu seis álbuns lançados. Com o sucesso, Gabriel Diniz gravou ao lado de grandes artistas da atual cena sertaneja, entre eles Wesley Safadão, Simone & Simaria, Gusttavo Lima e Jorge & Mateus. Durante sua carreira solo, o cantor lançou três álbuns de estúdio.

Seu estilo musical era o diferencial do cantor, uma mistura de forró estilizado com a swingueira (pagode baiano) chamava a atenção do público. Gabriel Diniz inovou ao dar destaque à percussão no forró, com o uso preponderante das congas e repiniques em suas músicas. 

Como GD foi criado no nordeste, tinha como sua raiz musical, o forró. Na maioria dos seus shows, principalmente na época do São João, seu repertório final era composto por vários pot-pourri de forró pé de serra, xote, vaquejada e forró das antigas (termo utilizado para se referir a bandas de forró dos anos 90 e 2000, como Mastruz com Leite). Esta parte do show era chamado pelo cantor como "Forrozão das Encomendas" em homenagem ao amigo e influenciador Galeguinho das Encomendas. Vários pot-pourri ficaram conhecidos pelos fãs, como o da banda Magníficos, banda Forrozão Tropykália e do cantor Luiz Gonzaga.

Além das combinações sonoras, Gabriel Diniz apresentava um visual autêntico. Numa entrevista a Rolling Stone, o cantor disse: "Veja artistas grandes como Michael Jackson, Elvis Presley, Freddie Mercury. Eles eram assim. Essa percepção mudou um pouco após os anos 1980, mas eu continuo achando que cantor tem que brilhar mesmo, causar encantamento no fã, é disso que o povo gosta." Tornou-se nacionalmente conhecido pelo single "Jenifer", o qual ficou em primeiro lugar entre as canções mais tocadas nas rádios e nas paradas de streaming do Brasil, consolidando-se como o hit do verão de 2019. A canção, segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, foi a música mais tocada no Carnaval de 2019. No YouTube, o vídeo da canção conta com mais de 307 milhões de visualizações, ao mês de março de 2020.
Piloto Abraão Farias, Gabriel Diniz e copiloto Linaldo Xavier
Em 27 de maio de 2019, após realizar uma apresentação na cidade de Feira de Santana, na Bahia, Gabriel seguiu em destino a Maceió, Alagoas, para se encontrar com os pais e comemorar o aniversário da namorada, que coincidentemente completava 25 anos. O monomotor, entretanto, caiu em Estância, no sul de Sergipe, assim causando a morte do cantor, do piloto Abraão Farias e do copiloto Linaldo Xavier Rodrigues. Médicos do Instituto Médico Legal confirmaram que o impacto da queda foi responsável pela morte das vítimas, o que ocasionou diversos traumatismos torácicos, traumatismos abdominais e traumatismos cranianos.
Destroços do monomotor / Imagem: Google
Segundo apontamentos iniciais, a aeronave Piper Cherokee PT-KLO não poderia operar voos privados ou táxi aéreoDe acordo com os registros da Agência Nacional de Aviação Civil, o avião era destinado exclusivamente às atividades de "instrução, adestramento de voo por aeroclubes, clubes ou escolas de aviação civil". A Aeronáutica, portanto, afirmou que as causas do acidente seriam investigadas. O velório ocorreu no Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima, na Paraíba, e o enterro em João Pessoa, restrito para familiares e amigos. A morte do artista repercutiu nacional e internacionalmente. 

Quase um ano após o acidente a Anac concluiu que o avião que caiu com Gabriel Diniz fazia táxi aéreo ilegal e autuou Aeroclube de Alagoas. O monomotor não podia fazer transporte remunerado de pessoas. Investigação foi encaminhada à Polícia Federal.

Imagem: @gabrieldiniz
Gabriel Diniz será homenageado com uma missa online. A cerimônia será realizada em uma igreja em João Pessoa perto da casa onde ele vivia. No local, estarão presentes apenas o padre, o pai e a mãe do artista, duas cantoras e a equipe de transmissão, que vai garantir a presença dos fãs ainda que em um momento de pandemia.

A celebração ficará a cargo do padre Carlos, que se aproximou da família após ter feito as cerimônias religiosas na despedida de GD, há um ano.

FONTES: Wikipédia / UOL
EDIÇÃO: Eduardo Machado

Postar um comentário

0 Comentários