Pular para o conteúdo principal

ECONOMIA / CAIXA inicia os créditos da segunda parcela do Auxílio Emergencial nessa segunda-feira (18)

Movimentação pela poupança digital tem calendário antecipado em relação ao saque em espécie

A CAIXA, agente financeiro do maior programa de pagamentos e inclusão bancária do Brasil, inicia, a partir da próxima segunda-feira (18), a disponibilização da parcela 2 do Auxílio Emergencial do governo federal para todos aqueles que receberam a parcela 1 até 30 de abril. Esta segunda etapa será realizada de acordo com calendário publicado nessa sexta-feira (15) pelo Ministério da Cidadania.

As datas foram definidas de modo a aprimorar o pagamento e evitar concentração nos meios digitais e aglomerações nos pontos de atendimento. O calendário traz escalonamento para os grupos de beneficiários–elegíveis do Bolsa Família, CadÚnico e inscritos pelo app/site –, bem como para antecipação do crédito para movimentação digital e para saque em espécie conforme mês de nascimento.

Pagamentos do Bolsa Família

Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para receber o auxílio poderão sacar em espécie, da mesma forma do benefício regular, conforme o número final do Número de Identificação Social (NIS). O calendário para este público já inicia nessa segunda-feira (18) conforme quadro a seguir:


Antecipação do crédito para uso digital

Para quem recebe o auxílio pela Poupança Social Digital a CAIXA irá antecipar o crédito da segunda parcela para compras com o cartão de débito virtual e o pagamento de boletos e concessionárias.

O cliente que recebeu a primeira parcela pela conta poupança da CAIXA ou por outro banco, terá aberta nesta segunda etapa, gratuitamente, uma Poupança Social Digital e movimentará os recursos por meio do CAIXA Tem. Segue o calendário para uso digital dos recursos:


A prioridade do banco ainda é manter o atendimento digital. Dessa forma, reforça a orientação para que os recursos do auxílio sejam movimentados por meio do CAIXA Tem, a fim de evitar filas e aglomerações.

Cartão de débito virtual


O beneficiário que recebe pela Poupança Social Digital pode emitir o cartão de débito virtual para compras pela internet em sites e aplicativos que aceitam débito. A emissão do cartão é gratuita e a compra é debitada diretamente da conta, sem precisar sair de casa.


Para gerar o cartão basta acessar o aplicativo CAIXA Tem e selecionar a opção Cartão de Débito Virtual, logo na tela inicial. Com mais dois passos o app envia a imagem do cartão com os dados para o usuário utilizar na internet.


Para usar o Cartão de Débito Virtual basta informar os dados informados pelo aplicativo nos sites e aplicativos que aceitam débito. As compras são seguras porque para cada transação é gerado um código de segurança, enquanto nos cartões normais o número é sempre o mesmo. Para as compras recorrentes, o número é salvo e não é preciso gerar um código a cada compra.


Saque em espécie da poupança digital



Os que recebem o crédito pela Poupança Social Digital e optarem por sacar o benefício em espécie deverão seguir o calendário escalonado por mês de aniversário. Nas datas indicadas, eventual saldo existente será transferido automaticamente para a conta em que o beneficiário recebeu a primeira parcela, sendo poupança CAIXA ou conta em outro banco.


A CAIXA realizou parcerias com prefeituras de cerca de 1.100 cidades para a sinalização e organização das filas e instalação de impressoras para facilitar a triagem fora da agência, sempre levando em conta os cuidados necessários para evitar a transmissão da COVID-19.

Seis caminhões-agência itinerantes também estão atendendo em localidades com maior necessidade. 

Confira o calendário dos próximos dias:
  • Nova Xavantina (MT) -4 a 16 de maio
  • Viseu (PA) –14 a 29 de maio
  • Coroatá (MA) –18 a 22 de maio
  • Casimiro de Abreu (RJ) –18 a 22 de maio
  • Colniza (MT) –18 a 22 de maio
  • Bela Vista (MS) –18 a 22 de maio
Novo lote da parcela 1

A CAIXA vai creditar a parcela 1 do Auxílio Emergencial para mais 8,3 milhões de beneficiários entre os dias 19 e 29 de maio. No total, serão disponibilizados mais R$ 5,3 bilhões nas contas indicadas no momento da inscrição, conforme calendário a seguir:


Auxílio Emergencial em números:

Desde o dia 9 de abril, quando teve início o pagamento, cerca de 50,4 milhões de brasileiros já receberam o crédito do benefício, ou seja, um em cada três adultos. Ao todo, mais de R$ 35,8 bilhões já foram creditados (incluindo os créditos que ocorrem desta sexta para sábado).

O site auxilio.caixa.gov.br recebeu 875,6 milhões de visitas e a central exclusiva 111 registra mais de 161,8 milhões de ligações. O aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial conta com 82,8 milhões de downloads e o aplicativo CAIXA Tem, para movimentação da poupança digital, ultrapassa 89,3 milhões de downloads.

FONTE: caixanoticias.caixa.gov.br
EDIÇÃO: Eduardo Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão após acidente de trânsito em Parnaíba

Em desfavor de um dos envolvidos no acidente, havia um mandado de prisão em aberto com base no crime de roubo Acidente ocorrido no cruzamento da Av. Dr. João Silva Filho e Rua Horizonte.  Uma equipe da Divisão de Trânsito do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Parnaíba, sob coordenação do Tenente Souza Filho, atendeu uma ocorrência de acidente de trânsito do tipo colisão por volta das 12hs desta quarta-feira (20) no cruzamento da Avenida  Dr. João Silva Filho com a Rua Horizonte, no bairro Piaui. Na colisão houve apenas danos materiais. O fato envolveu um veiculo Mercedes Bens de cor Branca, com placas de Teresina-PI e um Chevrolet Montana, de cor prata, com placas de Parnaíba-PI. Após buscas no banco de dados, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto em desfavor do condutor do veículo Montana, identificado como Joran Márcio Santos Nascimento, de 38 anos de idade, com base no crime de roubo.  Mandado de prisão. Em razão do fato, o foragido foi conduzido à Central de

Incêndio atinge residência em Parnaíba; criança de 3 anos tem 36% do corpo queimado

De acordo com o Corpo de Bombeiros ainda não há informações sobre o que pode ter provocado o incêndio na residência Foto: Reprodução/WhatsApp. Uma criança de 3 anos e 8 meses, de iniciais J. R. N , teve 36% do corpo queimado durante um incêndio em uma residência localizada no bairro São Vicente de Paula, na cidade de Parnaíba, na noite desta quarta-feira (20). O Major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, informou que a guarnição dos bombeiros foi acionada por volta de 21h, dando conta que um imóvel estava pegando fogo. Fotos: Piauí em Dia. “Havia dentro da casa uma senhora, já idosa, e uma criança de 3 anos e 8 meses, que sofreu queimaduras de 2º grau. Os relatos da idosa são de que ela ouviu a criança gritar por conta do fogo que já estava entrando em contato com ela. A nossa equipe se deslocou e a criança já havia sido levada por terceiros para o hospital e os bombeiros controlaram o fogo”, explicou o major. A menina foi levada para o Hospital Regional Dirceu

Corpo é encontrado em estado de decomposição em Parnaíba

Ao chegar ao local, os policiais verificaram que parte do cadáver já havia sido consumido por urubus Foto: Reprodução/WhatsApp. O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado nesta quinta-feira (21) em avançado estado de decomposição no povoado Rebentão, zona rural do município de Parnaíba, litoral do Piauí. O tenente Muniz, comandante da ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) afirmou que os moradores encontraram o corpo e acionaram a Polícia Militar por volta de 13h40. Ao chegar ao local, os policiais verificaram que parte do cadáver já havia sido consumido por urubus. “Da cintura para baixo o corpo já havia sido consumido pelos urubus e eu mandei uma viatura para o local, que isolou a área e acionou a perícia criminal e o Instituto de Medicina Legal (IML)”, pontuou o tenente Muniz. A Polícia Civil esteve no local e deverá iniciar as investigações para tentar identificar o corpo e a partir disso definir as circunstâncias da morte. Colaboração: Brunno Suênio/GP1

Tentativa de assalto termina com suspeito baleado, em Parnaíba

Uma pessoa passava pelo local, viu a cena e interceptou Um adolescente ficou ferido a bala na noite desta terça-feira, 19 de janeiro, após uma tentativa de assalto na Avenida Cândido Oliveira, nas proximidades da Escola CAIC no bairro Piauí, em Parnaíba.  Segundo informações, o suspeito andava em uma bicicleta, tentou assaltar uma mulher - que não teve dua identidade revelada,  usando um simulacro de arma de fogo, momento em que um homem - não identificado, passava pelo local, e ao perceber o assalto sacou um revólver e disparou contra o adolescente, onde acertou na região da coxa do indivíduo. A Polícia Militar foi até o local e confirmou a veracidade da ocorrência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, onde fez os primeiros socorros e o encaminhou  até o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Fotos: Reprodução/WhastApp. Colaboração: José Neto/Portal Plantão Parnaíba 24h. Edição In Foco: Eduardo Machado.

Após perseguição, policiais da ROCAM recuperam motocicleta com restrição criminal em Parnaíba

O piloto, após desobedecer a ordem de parada dos policiais, empreendeu fuga pelas ruas do bairro São José Motocicleta recuperada pelos policiais da ROCAM. - Foto: divulgação/ROCAM. Por volta das 22h30 desta sexta-feira (22), durante desempenho do motopatrulhamento tático, policiais da Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) recuperaram uma motocicleta marca/modelo Honda/CG 160 FAN ESDI com restrição de roubo/furto. A ação ocorreu no bairro São Jose, em Parnaíba, litoral do Piauí. De acordo com as informações, a equipe policial estava fazendo rondas na região do centro histórico de Parnaíba, quando se deparou com um indivíduo pilotando a moto, sem placa. Após ordem de parada, o homem empreendeu fuga pelas ruas do bairro São José, momento em que na rua Barão o piloto perdeu o controle da motocicleta indo a colidir com uma calçada causando danos ao veículo. O suspeito inciou uma fuga a pé, adentrando terrenos, pulando muros e conseguindo evadir-se do local. Após a perseguição,