Pular para o conteúdo principal

MUDANÇA / Regina Duarte deixa a Secretaria da Cultura para assumir a Cinemateca em São Paulo

Bolsonaro nega “fritura” da atriz e anuncia a mudança na pasta ao lado dela, em um vídeo no Twitter

A atriz Regina Duarte deixou na manhã desta quarta-feira a Secretaria da Cultura do Governo de Jair Bolsonaro. Ela, que havia assumido a pasta há pouco mais de dois meses, será transferida para o comando da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, onde mora, alegando saudades da família. A informação foi confirmada em vídeo publicado na conta oficial de Bolsonaro no Twitter, onde Regina aparece bem-humorada e agradecendo ao presidente. A permanência de Duarte no Governo Bolsonaro já vinha sendo colocada em xeque havia algumas semanas, mas no anúncio o presidente negou ter “fritado” a atriz, a despeito de ter desidratado o poder da agora ex-secretária no comando da cultura do país.

No vídeo, Regina Duarte questiona, em tom de brincadeira, se Bolsonaro a estava “fritando” enquanto secretária da Cultura. “Toda semana, tem um ou dois ministros que estão sendo fritados para a imprensa. O objetivo é sempre desestabilizar a gente e jogar o Governo no chão. Não vão conseguir. Jamais iria fritar você”, respondeu entre risadas o presidente. A atriz agradece a Bolsonaro e chama de “sonho” e “presente” ser nomeada para comandar a Cinemateca, além de confirmar a “saudade dos netos” como motivo para deixar Brasília e voltar a São Paulo.

CONFIRA O VÍDEO NA ÍNTEGRA:

Regina Duarte e Jair Bolsonaro / Vídeo: Youtube


Regina Duarte assumiu a pasta no dia 4 de março de 2020, após uma novela de quase dois meses que se seguiu depois da demissão do antecessor Roberto Alvim, que usou trechos de um discurso nazista em um de seus pronunciamentos. O “noivado entre Bolsonaro e a atriz foi mais marcante do que o breve período em que a intérprete efetivamente ocupou a pasta de Cultura. Sem implementar políticas para o setor, principalmente no momento em que a pandemia do novo coronavírus prejudica financeiramente artistas de todo o país, Duarte demorou dois meses apenas para nomear seu número 2. Pedro Horta, que era seu chefe de gabinete, assumiu como secretário especial adjunto.

Alvo de críticas da ala olavista do Governo mesmo antes de assumir a secretaria, Duarte enfrentou dificuldades até o último momento para fechar sua equipe. O pesquisador Aquiles Brayner, por exemplo, indicado para a diretoria do Departamento de Livro, Literatura e Bibliotecas, foi demitido três dias após sua nomeação, devido à pressão de perfis bolsonaristas nas redes sociais. Depois, Brayner afirmou que tais grupos formam um “grande complô para derrubar qualquer ação legítima no âmbito da cultura”.

Os momentos mais marcantes da breve passagem da atriz pela pasta foram seu silêncio perante as mortes de pilares da cultura brasileira, como o cantor e compositor Moraes Moreira, o escritor Rubem Fonseca e o compositor Aldir Blanc. Cobrada por profissionais do setor e pela imprensa, Duarte afirmou, em entrevista à CNN, no dia 7 de maio, que preferiu prestar suas condolências diretamente às famílias dos mortos —informação depois negada pelos familiares dos artistas.

A entrevista à CNN foi, quiçá, o adeus inicial à Secretaria Especial de Cultura. Durante a conversa, ela minimizou as mortes ocorridas durante a ditadura militar brasileira, chegando a rir sobre o assunto enquanto cantava a marchinha Pra Frente Brasil, símbolo da época. A entrevista acabou tornando-se um bate-boca entre a então secretária da Cultura e os apresentadores, e Duarte encerrou a conversa ao vivo, recusando-se a responder mais perguntas.

A atriz assume agora a Cinemateca em São Paulo, instituição federal com mais de 70 anos que se dedica a preservar a produção audiovisual brasileira. O mais cotado para substituí-la na Secretaria é o ator Mário Frias, que se encontrou ontem com Bolsonaro em um almoço, que também contou com as presenças dos presidentes de Vasco e Flamengo, para discutir a volta do futebol no país.

FONTE: El País
EDIÇÃO: Eduardo Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Assaltante leva dinheiro de padaria em Parnaíba; veja vídeos

Homem ainda não identificado, levou dinheiro que estava no caixa da padaria na tarde deste sábado (16) Assaltante leva dinheiro de padaria em Parnaíba. - Foto: Reprodução WhatsApp. Um homem foi flagrado pelas câmeras de segurança da Padaria Pão da Vida ao assaltar o estabelecimento que fica situado próximo ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), na Rua Ricardo Rodrigues Coimbra, no bairro Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, litoral do Piauí. O criminoso levou o dinheiro - valor subtraído não mencionado, e ameaçou a funcionária com uma suposta arma de fogo. O assalto aconteceu por volta das 14h deste sábado, 16 de janeiro. Nas imagens é possível ver o assaltante se passando por cliente e solicitando à funcionária um produto que estava na vitrine. A vítima atende a solicitação do homem e quando se dirige ao caixa, ela é abordada pelo indivíduo portando uma suposta arma de fogo, e logo em seguida solicita que ela entregue o dinheiro do caixa. Veja: . Vídeos: Reprodução/WhatsApp. Segundo

Polícia Civil cumpre mandado de prisão após acidente de trânsito em Parnaíba

Em desfavor de um dos envolvidos no acidente, havia um mandado de prisão em aberto com base no crime de roubo Acidente ocorrido no cruzamento da Av. Dr. João Silva Filho e Rua Horizonte.  Uma equipe da Divisão de Trânsito do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Parnaíba, sob coordenação do Tenente Souza Filho, atendeu uma ocorrência de acidente de trânsito do tipo colisão por volta das 12hs desta quarta-feira (20) no cruzamento da Avenida  Dr. João Silva Filho com a Rua Horizonte, no bairro Piaui. Na colisão houve apenas danos materiais. O fato envolveu um veiculo Mercedes Bens de cor Branca, com placas de Teresina-PI e um Chevrolet Montana, de cor prata, com placas de Parnaíba-PI. Após buscas no banco de dados, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto em desfavor do condutor do veículo Montana, identificado como Joran Márcio Santos Nascimento, de 38 anos de idade, com base no crime de roubo.  Mandado de prisão. Em razão do fato, o foragido foi conduzido à Central de

Idoso é preso enquanto fazia o Enem dentro de escola em Parnaíba

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, havia um mandado de prisão em aberto contra o homem e a Polícia Civil, após saber que ele faria o exame, decidiu dar cumprimento Idoso é preso enquanto fazia o Enem dentro de escola em Parnaíba. - Foto: Portal do Catita. Um idoso de 70 anos de idade, identificado apenas pelas iniciais J. F. F. L., foi preso na tarde deste domingo (17) enquanto realizava o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, em Parnaíba, litoral do Piauí. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), havia um mandado de prisão contra o homem pelos crimes de peculato e sonegação fiscal. Segundo o Centro Integrado de Comando e Controle – Operação ENEM, o idoso fazia prova no Colégio Diocesano quando policiais da Delegacia Regional de Parnaíba e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dinte) deram cumprimento ao mandado. A SSP-PI informou que ao tomar conhecimento de que o idoso faria a prova a polícia decidiu realizar a prisão, como parte da Op

Entregador tem moto roubada durante o trabalho na cidade de Parnaíba

Da vítima, os assaltantes ainda levaram um aparelho celular iPhone 7 O entregador de delivery, identificado apenas como Humberto, teve sua motocicleta roubada na noite deste domingo (17) na avenida Cândido Oliveira, bairro Piauí, próximo ao Caic. O fato aconteceu por volta das 21h30, quando a vítima se dirigia para uma entrega na região.  De acordo com Humberto, dois homens transitando em uma motocicleta marca/modelo Honda Broz 150cc de cor vermelha utilizando uma suposta arma de fogo o abordaram. Além da moto, eles surrupiaram um celular modelo iPhone 7. Os indivíduos deixaram a caixa térmica utilizada para transportar os alimentos. A vítima procurou a polícia ainda na noite deste domingo e registrou um Boletim de Ocorrência.  Humberto também iniciou uma campanha com objetivo de tentar localizar a motocicleta roubada, marca/modelo Pop, ano 2020, placa QRX 8E01. Fotos: Reprodução/WhatsApp. Quem tiver informações sobre o paradeiro do veículo, pode entrar em contato através do telefone:

Força Tática prende homem e apreende revólver e outros objetos em Parnaíba

A prisão do indivíduo aconteceu após o registro de duas ocorrências na noite desta segunda-feira (18) Na noite desta segunda-feira, 18 de janeiro, após o atendimento de duas ocorrências seguidas, sendo uma de homicídio e a outra, de tentativa de homicídio, duas equipes da Força Tática de Parnaíba, iniciaram diligências a fim de capturar os acusados dos crimes. Veja também:  Em Parnaíba, mulher é executada a tiros dentro da própria residência. As equipes lograram êxito e conseguiram prender um dos homens, identificado como Carlos Eduardo Pereira Carvalho, de 40 anos de idade, ligado diretamente com os crimes mencionados anteriormente, sendo ele reconhecido por uma das vítimas. Carlos Eduardo Pereira Carvalho (acusado). - Foto: Piauí em Dia. Com o acusado, foi apreendido um revólver calibre 38, celulares, entre outros objetos. O homem foi encaminhado à Central de Flagrantes de Parnaíba juntamente com o material apreendido para os devidos procedimentos legais. Fotos: Força Tática. Edição