Pular para o conteúdo principal

Aplicativo que "muda foto de gênero" já foi acusado de roubar dados de usuários

O FaceApp é investigado pelo FBI por ter uma política de privacidade que permite coletar informações do usuário e usar da forma que quiserem

Imagem meramente ilustrativa do FaceApp / Google

Famosos e anônimos bombardearam as redes sociais nesse sábado e domingo (14) com fotos em que a pessoa aparece no gênero oposto e divertiram seus seguidores durante o final de semana. A transformação é feita pelo aplicativo FaceApp que já foi acusado de roubar dados de seus milhares de usuários.

Há menos de um ano, em julho de 2019, este mesmo app estava no topo da lista dos mais baixados na Google Play Store e na App Store, oferecia ao usuário que ele deixasse o rosto mais velho ou mais jovem e virou uma verdadeira febre. Porém, a segurança com relação aos dados do aplicativo foram colocadas em xeque por conta de dois documentos vagos que não ofereciam muito respaldo aos seus usuários, dando brechas para uso abusivo das fotografias por parte da empresa.

Alguns especialistas em segurança digital avaliaram que a política de privacidade não fornece informações de como realmente os dados do usuário são utilizados pela companhia. O aplicativo admitia que poderia coletar qualquer tipo de informação que ele próprio julgar conveniente, sem especificar quais ou de que forma serão usadas.

No sábado, fotos dos ex-participantes do Big Brother Brasil 20 circularam pelas redes sociais com seus respectivos gêneros trocados e foram até compartilhados por eles próprios. Por este motivo, a transformação ficou entre os assuntos mais comentados do dia no Twitter, o Trending Topics. 

Depois, vários outros artistas apareceram mostrando o resultado de suas fotos com os gêneros mudados Maisa Silva, Angélica, Flavia Alessandra, Mumuzinho, Scheila Carvalho, Vitoria Strada, entre outros famosos, mas ainda não há indicativos que provem que o app é seguro.

O FaceApp é de origem russa, já soma mais de 100 milhões de downloads somente na Google Play Store e foi alvo de discussões sobre privacidade e ciberespionagem, inclusive sendo investigado pelo FBI. As brechas encontradas na política de privacidade continuam do mesmo jeito:

"Usamos ferramentas de estatísticas de terceiros para nos ajudar a mensurar o tráfego e as tendências de uso do Serviço. Essas ferramentas coletam informações enviadas pelo seu dispositivo ou nosso Serviço, incluindo as páginas web que você visita, add-ons e outras informações que nos ajudem a melhorar o Serviço. Coletamos e usamos estas informações estatísticas com informações estatísticas de outros usuários, assim ela não pode ser usada para identificar qualquer usuário em particular."

Isso significa que, ao concordar com isso no momento de instalação, o usuário autoriza que o FaceApp e empresas parceiras possam coletar dados como o histórico de navegação na internet.

FONTE: Marie Claire
EDIÇÃO: Eduardo Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Assaltante leva dinheiro de padaria em Parnaíba; veja vídeos

Homem ainda não identificado, levou dinheiro que estava no caixa da padaria na tarde deste sábado (16) Assaltante leva dinheiro de padaria em Parnaíba. - Foto: Reprodução WhatsApp. Um homem foi flagrado pelas câmeras de segurança da Padaria Pão da Vida ao assaltar o estabelecimento que fica situado próximo ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), na Rua Ricardo Rodrigues Coimbra, no bairro Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, litoral do Piauí. O criminoso levou o dinheiro - valor subtraído não mencionado, e ameaçou a funcionária com uma suposta arma de fogo. O assalto aconteceu por volta das 14h deste sábado, 16 de janeiro. Nas imagens é possível ver o assaltante se passando por cliente e solicitando à funcionária um produto que estava na vitrine. A vítima atende a solicitação do homem e quando se dirige ao caixa, ela é abordada pelo indivíduo portando uma suposta arma de fogo, e logo em seguida solicita que ela entregue o dinheiro do caixa. Veja: . Vídeos: Reprodução/WhatsApp. Segundo

Polícia Civil cumpre mandado de prisão após acidente de trânsito em Parnaíba

Em desfavor de um dos envolvidos no acidente, havia um mandado de prisão em aberto com base no crime de roubo Acidente ocorrido no cruzamento da Av. Dr. João Silva Filho e Rua Horizonte.  Uma equipe da Divisão de Trânsito do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Parnaíba, sob coordenação do Tenente Souza Filho, atendeu uma ocorrência de acidente de trânsito do tipo colisão por volta das 12hs desta quarta-feira (20) no cruzamento da Avenida  Dr. João Silva Filho com a Rua Horizonte, no bairro Piaui. Na colisão houve apenas danos materiais. O fato envolveu um veiculo Mercedes Bens de cor Branca, com placas de Teresina-PI e um Chevrolet Montana, de cor prata, com placas de Parnaíba-PI. Após buscas no banco de dados, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto em desfavor do condutor do veículo Montana, identificado como Joran Márcio Santos Nascimento, de 38 anos de idade, com base no crime de roubo.  Mandado de prisão. Em razão do fato, o foragido foi conduzido à Central de

Idoso é preso enquanto fazia o Enem dentro de escola em Parnaíba

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, havia um mandado de prisão em aberto contra o homem e a Polícia Civil, após saber que ele faria o exame, decidiu dar cumprimento Idoso é preso enquanto fazia o Enem dentro de escola em Parnaíba. - Foto: Portal do Catita. Um idoso de 70 anos de idade, identificado apenas pelas iniciais J. F. F. L., foi preso na tarde deste domingo (17) enquanto realizava o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, em Parnaíba, litoral do Piauí. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), havia um mandado de prisão contra o homem pelos crimes de peculato e sonegação fiscal. Segundo o Centro Integrado de Comando e Controle – Operação ENEM, o idoso fazia prova no Colégio Diocesano quando policiais da Delegacia Regional de Parnaíba e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dinte) deram cumprimento ao mandado. A SSP-PI informou que ao tomar conhecimento de que o idoso faria a prova a polícia decidiu realizar a prisão, como parte da Op

Entregador tem moto roubada durante o trabalho na cidade de Parnaíba

Da vítima, os assaltantes ainda levaram um aparelho celular iPhone 7 O entregador de delivery, identificado apenas como Humberto, teve sua motocicleta roubada na noite deste domingo (17) na avenida Cândido Oliveira, bairro Piauí, próximo ao Caic. O fato aconteceu por volta das 21h30, quando a vítima se dirigia para uma entrega na região.  De acordo com Humberto, dois homens transitando em uma motocicleta marca/modelo Honda Broz 150cc de cor vermelha utilizando uma suposta arma de fogo o abordaram. Além da moto, eles surrupiaram um celular modelo iPhone 7. Os indivíduos deixaram a caixa térmica utilizada para transportar os alimentos. A vítima procurou a polícia ainda na noite deste domingo e registrou um Boletim de Ocorrência.  Humberto também iniciou uma campanha com objetivo de tentar localizar a motocicleta roubada, marca/modelo Pop, ano 2020, placa QRX 8E01. Fotos: Reprodução/WhatsApp. Quem tiver informações sobre o paradeiro do veículo, pode entrar em contato através do telefone:

Força Tática prende homem e apreende revólver e outros objetos em Parnaíba

A prisão do indivíduo aconteceu após o registro de duas ocorrências na noite desta segunda-feira (18) Na noite desta segunda-feira, 18 de janeiro, após o atendimento de duas ocorrências seguidas, sendo uma de homicídio e a outra, de tentativa de homicídio, duas equipes da Força Tática de Parnaíba, iniciaram diligências a fim de capturar os acusados dos crimes. Veja também:  Em Parnaíba, mulher é executada a tiros dentro da própria residência. As equipes lograram êxito e conseguiram prender um dos homens, identificado como Carlos Eduardo Pereira Carvalho, de 40 anos de idade, ligado diretamente com os crimes mencionados anteriormente, sendo ele reconhecido por uma das vítimas. Carlos Eduardo Pereira Carvalho (acusado). - Foto: Piauí em Dia. Com o acusado, foi apreendido um revólver calibre 38, celulares, entre outros objetos. O homem foi encaminhado à Central de Flagrantes de Parnaíba juntamente com o material apreendido para os devidos procedimentos legais. Fotos: Força Tática. Edição