Pular para o conteúdo principal

COVID-19 / Prefeitura de Parnaíba devolve respiradores que seriam usados para pacientes com Covid-19

Equipamentos para hospital de campanha da cidade não tinham condições para serem usados, detalhou nota técnica. Prefeitura alegou que nenhum valor foi repassado para o fornecedor dos respiradores

O município de Parnaíba-PI através da Secretaria de Saúde contratou a empresa W2 Comércio de Material Médico e Medicamento LTDA. O presente contrato tinha por objeto a aquisição de 10 (dez) ventiladores mecânicos, para equipar o Hospital Nossa Senhora de Fátima para atender os pacientes infectados com a COVID-19 no município de Parnaíba-PI, tendo como valor global R$ 1.215,000,00 (um milhão, duzentos e quinze mil reais).
Extrato de publicação (Diário Oficial do Município de Parnaíba) 

O Hospital de Campanha de Parnaíba, Nossa Senhora de Fátima, estruturado pela Prefeitura de Parnaíba para atender a casos intermediários e graves de Covid-19, recebeu no último sábado, 30 de maio, respiradores e equipamentos para os 10 leitos de UTI. Nos próximos dias, esses leitos de UTI, os 20 de enfermarias e as unidades de estabilização estariam em pleno funcionamento. Técnicos especializados em instalação de equipamentos de UTI e fisioterapeutas trabalharam na montagem do maquinário, acompanhados pela Secretária Municipal de Saúde e diretores. O Hospital de Campanha de Parnaíba já funciona com o setor de ambulatório, que realiza testes rápidos com 60 atendimentos por dia, através de encaminhamento médico das UBS’s ou Pronto Socorro.
Secretária Municipal de Saúde acompanhando a montagem do maquinário / Imagem: Ribamar Aragão

Em visita ao Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima, na noite do último sábado (30), o Prefeito Mão Santa, conferiu a instalação de 10 respiradores (ventiladores pulmonares mecânicos) e outros equipamentos clínicos na área de UTI, e conversou com técnicos e diretores do centro de saúde, que foi reformado pela Prefeitura de Parnaíba para atender exclusivamente a casos intermediários e graves de Covid-19 no município.

Para realizar a testagem final de equipamentos, profissionais especializados em instalação de equipamentos de UTI, de Fortaleza (CE), incluindo engenheiro químico para análise de maquinário médico, fizeram o serviço para que o Hospital de Campanha de Parnaíba pudesse estar apto, em poucos dias, a funcionar de forma plena em toda a sua capacidade operacional disponibilizada para tal finalidade.

Prefeito de Parnaíba, Mão Santa, visitando o Hospital de Campanha / Imagem: Prefeitura de Parnaíba

Nesta segunda-feira (01), a Prefeitura Municipal de Parnaíba emite uma Nota de Esclarecimento dizendo que os respiradores (ventiladores mecânicos) não atenderam às especificações que são necessárias para o uso em pacientes com COVID-19. Veja a nota:
Nota de Esclarecimento / Imagem: Site da Prefeitura Municipal de Parnaíba

Portanto, não havia como operar no manejo dos pacientes da UTI-COVID. A Prefeitura Municipal de Parnaíba informou que nenhum valor foi repassado ao fornecedor, pois o pagamento foi condicionado ao resultado dos testes realizados pela equipe técnica.

Da redação
EDIÇÃO: Eduardo Machado

Comentários