Pular para o conteúdo principal

IMPASSE / Grupos juninos de Parnaíba esperam por pagamentos de eventos do ano passado

Após o cancelamento do São João da Parnaíba 2020, grupos culturais de bois e quadrilhas esperam por pagamentos atrasados 

No início do mês de maio, a prefeitura de Parnaíba, através da Superintendência de Cultura, oficialmente cancelou a 20ª edição do São João da Parnaíba que aconteceria no final de junho deste ano. O evento é considerado um dos maiores do Nordeste, seja pela qualidade artística ou pela movimentação econômica.

A decisão foi tomada após uma reunião entre grupos juninos e a própria Prefeitura, que decidiram não realizar o evento. Sendo que. o motivo foi a crescente da pandemia do novo coronavírus na cidade de Parnaíba.

O fato é que sem o São João alguns grupos ficaram no prejuízo, pois já teriam iniciado seus trabalhos visando festival de 2020. Outro sério e grave problema é que alguns grupos que participaram do evento organizado pela Prefeitura em 2019 ainda não foram remunerados.

Com a crise de Covid-19, presidentes de grupos de bois e quadrilhas afirmam que problemas financeiros são enfrentados por grupos que participaram do São João de 2019, que ainda detém contas por conta da ausência do pagamento.
Manifestação em rede social / Grupo Cultural Rei da Boiada
Em decorrência do cancelamento do XX São João da Parnaíba em seu formato tradicional, para o ano de 2020, ocasionado pela pandemia, a prefeitura buscou e planejou formas alternativas de promover o setor cultural – o primeiro diretamente impactado pela atual crise na saúde mundial. E o São João da Parnaíba é, sem dúvida alguma, a maior e mais significativa expressão cultural de Parnaíba. 

Num momento em que a economia está fragilizada e o setor cultural sofre esse impacto tão diretamente, a reafirmação da importância do setor, por meio de uma programação exclusivamente cultural, durante 30 dias, foi pensada para dar visibilidade a quem faz cultura na cidade.

A equipe trabalhou e finalizou as parcerias para uma preparação dos conteúdos – histórias, depoimentos, curiosidades, Podcasts, bate-papos, vídeos, lives do tipo Talk e show, culinária e outras surpresas – para fechar a programação que teve início no dia 01º de Junho e segue até 30 de Junho – 30 dias de São João on-line, podendo ser acompanhado pelo instagram oficial da Superintendência de Cultura.

Porém, o Movimento Junino de Parnaíba tornou público que não irá participar das atividades promovidas pela Prefeitura Municipal de Parnaíba, através da Superintendência de Cultura, denominada São João da Parnaíba em Casa.

VEJA A NOTA: 
Nota do Movimento Junino de Parnaíba
Na nota, assinada por todos os bois e quadrilhas de Parnaíba, o movimento alega que a Prefeitura ainda deve aos grupos juninos referentes aos anos de 2018 e 2019, o que totaliza um débito em torno de R$ 58.000,00 (cinquenta e oito mil reais) e lamenta ficar de fora do evento, que mesmo on-line iria alegrar milhares e milhares de pessoas.

Da redação
EDIÇÃO: Eduardo Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Acidente deixa duas pessoas feridas em cruzamento perigoso de Parnaíba

Houve registro apenas de danos materiais, e os acidentados foram atendidos pela equipe do Corpo de Bombeiros Um acidente aconteceu por volta das 7h50 desta segunda-feira (23/11), horário de muito movimento no cruzamento das ruas Santana e Ricardo Rodrigues Coimbra, no bairro Piauí, em Parnaíba. Não houve o registro de óbitos, apenas danos materiais, e vítimas lesionadas. O fato aconteceu envolvendo um automóvel marca/modelo Toyota Etios de cor vermelha - com registro apenas de danos materiais, e uma motocicleta conduzida por um mototaxista, e tendo como garupa, um Bombeiro Militar, que com o impacto ambos caíram ao solo, provocando lesões nas vítimas. Houve uma grande aglomeração de curiosos no local, e os acidentados foram socorridos pela equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhados para uma unidade de saúde. Posteriormente, equipe do policiamento de trânsito realizaria os procedimentos cabíveis de uma perícia.  Fotos: Renato Carlos.  MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO! Da Redação. Colaboração: Re

Suspeito de matar pastor em culto no Distrito Federal é preso em Parnaíba

Segundo a Polícia Civil, pastor Francisco Antônio dos Santos Marques, de 35 anos de idade, estava ajoelhado e orando quando foi baleado pelas costas Imagem meramente ilustrativa. - Google. Um homem identificado como Edilson dos Santos Gomes foi preso pela Polícia Civil do DF em Parnaíba, litoral do Piauí, suspeito de matar o pastor Francisco Antônio dos Santos Marques, de 35 anos de idade. O crime aconteceu no dia 4 de outubro em Águas Claras, no Distrito Federal. Edilson dos Santos Gomes (acusado) - Foto: Juciê Machado/TV Costa Norte. Segundo a Polícia Civil, o suspeito é natural de Parnaíba, e foi preso na manhã desta terça-feira (24/11) na casa onde estava morando, no bairro Pindorama. Ele será encaminhado para um presídio do Distrito Federal. O crime O caso aconteceu por volta das 10h, enquanto o religioso celebrava um culto. De acordo com a Polícia Civil, ele estava ajoelhado e orando quando foi atingido. O autor dos disparos entrou no templo e atirou contra ele, pelas costas. Uma

Caixas de som e armas brancas são apreendidas durante operação policial em Parnaíba

A operação teve por objetivo coibir a prática de ações delituosas, visando assim a tranquilidade da população parnaibana Durante dois dias, 20 e 21 de novembro, das 18h à 0h, policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar em Parnaíba (Força Tática, ROCAM e PPTRAN) realizaram a Operação Impacto/Sossego, tendo por objetivo buscar armas, drogas ou veículos com restrições, coibindo a prática de ações delituosas, visando assim a tranquilidade da população parnaibana. Os policiais estiveram em diversos bairros da cidade onde a mancha criminal aponta dia e horário de maiores probabilidades de incidências criminosas, bem como atuar na pertubação do sossego público que se agrava nos finais de semana. As ocorrências de som em volume alto ocupam quase sempre o topo das chamadas para o 190 nos fins de semana. Durante a operação foram abordadas 98 pessoas; 13 motociclistas; e 06 automóveis. Ainda foram realizados 06 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por pertubação do sossego. Houve

Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Parnaíba

No momento da abordagem os policiais encontraram o acusado cortando e embalando substâncias análogas à maconha Durante policiamento ostensivo e após receberem informações contínuas de que estava acontecendo um intenso tráfico de drogas, policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) conseguiram prender nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (25), um jovem identificado como Gustavo Nascimento de Jesus, de 19 anos de idade. No local, os PMs foram recebidos pela companheira de 'Gustavim', Thais Galeno, permitindo a entrada dos policiais. Em um dos cômodos, os agentes encontraram o acusado cortando e embalando substâncias análogas à maconha. Foram apreendidas 47 porções prontas para venda e algumas gramas sendo cortadas. Fotos: Reprodução WhatsApp. Foi dado voz de prisão ao indivíduo e conduzido à Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis. Da Redação. Edição: Eduardo Machado.

Ciclista morre atropelada na PI-116, no bairro Santa Isabel, em Parnaíba

A vítima foi atropelada por um caminhão; motorista evadiu-se do local Uma ciclista identificada como Andrea Lima dos Reis, de 23 anos de idade, morreu atropelada por um caminhão, na tarde desta segunda-feira (23/11), na PI-116, no bairro Santa Isabel, na cidade de Parnaíba. Andrea Lima dos Reis (vítima). - Foto: Reprodução WhatsApp. De acordo com a Polícia Militar, a jovem pedalava em sua bicicleta na companhia de outros ciclistas quando foi atingida pelo veículo. Após a colisão, o motorista do caminhão empreendeu fuga em direção à Praia da Pedra do Sal. Com o forte impacto, a vítima sofreu vários ferimentos graves. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local e constatou o óbito. O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para fazer a remoção do corpo.  Fotos: Reprodução WhatsApp. A Polícia Militar segue em diligências para localizar o motorista que não prestou socorro à vítima. Da Redação. Edição: Eduardo Machado.