Pular para o conteúdo principal

OAB acelera trâmites para elaboração de pedido de impeachment de Bolsonaro

A prisão do ex-assessor Fabrício Queiroz na casa do advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef, no entanto, fez com que ele subisse um degrau nas prioridades da entidade

Felipe Santa Cruz, presidente do Conselho Federal da OAB e presidente Jair Bolsonaro / Imagem: Portal BR7

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) decidiu acelerar os trâmites para a elaboração de um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

A entidade já tinha aberto um procedimento na comissão de estudos constitucionais, integrada por juristas como Sepúveda Pertence, para estudar o assunto.

O tema estava sendo tratado com cautela. A prisão do ex-assessor Fabrício Queiroz na casa do advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef, no entanto, fez com que ele subisse um degrau nas prioridades da entidade.

As revelações de que Queiroz, que comandaria um esquema de rachadinhas no gabinete de Flávio Bolsonaro quando ele era deputado estadual pelo Rio, pagou inclusive contas pessoais do filho do presidente da República com dinheiro vivo é considerada grave.

O Ministério Público do Rio de Janeiro estima ainda que o ex-assessor de Flávio Bolsonaro recebeu R$ 400 mil de Adriano Magalhães da Nóbrega, o capitão Adriano, que era o chefe da milícia Escritório do Crime. Ele foi morto em fevereiro.

O envolvimento, no escândalo, de pessoas acusadas de ter conexão com milícias é vista como “fundo do poço” por diretores da ordem, que agora enxergam fatos concretos para embasar um pedido de afastamento de Bolsonaro.

A OAB agora se prepara para ouvir as 27 seccionais, num sistema de consulta que também foi adotado quando a entidade decidiu apresentar pedido de impeachment contra o então presidente Michel Temer, em 2017.

A decisão final caberá ao plenário do conselho federal, formado por 81 integrantes, três de cada estado e o Distrito Federal, que são eleitos diretamente em cada unidade da federação.

A deliberação deve ocorrer em agosto, quando o conselho deve voltar a se reunir de forma presencial, caso a epidemia do novo coronavírus esteja controlada.

A discussão sobre o impeachment já vinha sendo discutida com intensidade na OAB, que até agora estava dividida.

Um grupo, integrado pelo presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, achava necessário agir ainda com cautela, considerando que o afastamento de um presidente da República eleito diretamente é um remédio amargo para qualquer crise.

Uma outra ala dizia que Bolsonaro já deu motivos suficientes para um processo de crime por responsabilidade, que poderia justificar a sua queda do governo.

Desde a semana passada, as posições parecem caminhar para uma maioria em defesa de um pedido de impeachment contra ele.

Um eventual pedido de impeachment feito pela OAB se revestiria simbolismo: a entidade liderou o processo de afastamento de Fernando Collor de Mello da presidência, na década de 1990. Apoiou o impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em 2016, e defendeu a queda de Michel Temer em 2017.

FONTE: Jornal de Brasília
EDIÇÃO: Eduardo Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa morta na BR-343, em Parnaíba

Por conta do impacto, a vítima que estava na garupa da moto morreu no local No último sábado (28), por volta das 18h30, uma colisão entre um carro marca/modelo Renaut Sandero e uma motocicleta marca Honda, acabou resultando na morte de uma pessoa na BR-343, nas proximidades do Residencial Caminho da Alvorada. Fotos: Eduardo Machado. A vítima, que estava na garupa da moto, identificada como Lawana Oliveira do Nascimento, de 19 anos de idade, morreu no local, por conta do impacto. O condutor da moto, que não teve sua identidade revelada, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Lawana Oliveira do Nascimento (foi a óbito no local do acidente). - Foto: Rede social. Motociclista foi socorrido. - Foto: Reprodução WhatsApp. Segundo informações, o casal trafegava pela rodovia sentido Parnaíba-Luís Correia quando teria colidido na lateral do veículo que tentava fazer a conversão à esquerda. Uma mu

Suspeito de matar pastor em culto no Distrito Federal é preso em Parnaíba

Segundo a Polícia Civil, pastor Francisco Antônio dos Santos Marques, de 35 anos de idade, estava ajoelhado e orando quando foi baleado pelas costas Imagem meramente ilustrativa. - Google. Um homem identificado como Edilson dos Santos Gomes foi preso pela Polícia Civil do DF em Parnaíba, litoral do Piauí, suspeito de matar o pastor Francisco Antônio dos Santos Marques, de 35 anos de idade. O crime aconteceu no dia 4 de outubro em Águas Claras, no Distrito Federal. Edilson dos Santos Gomes (acusado) - Foto: Juciê Machado/TV Costa Norte. Segundo a Polícia Civil, o suspeito é natural de Parnaíba, e foi preso na manhã desta terça-feira (24/11) na casa onde estava morando, no bairro Pindorama. Ele será encaminhado para um presídio do Distrito Federal. O crime O caso aconteceu por volta das 10h, enquanto o religioso celebrava um culto. De acordo com a Polícia Civil, ele estava ajoelhado e orando quando foi atingido. O autor dos disparos entrou no templo e atirou contra ele, pelas costas. Uma

Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Parnaíba

No momento da abordagem os policiais encontraram o acusado cortando e embalando substâncias análogas à maconha Durante policiamento ostensivo e após receberem informações contínuas de que estava acontecendo um intenso tráfico de drogas, policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) conseguiram prender nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (25), um jovem identificado como Gustavo Nascimento de Jesus, de 19 anos de idade. No local, os PMs foram recebidos pela companheira de 'Gustavim', Thais Galeno, permitindo a entrada dos policiais. Em um dos cômodos, os agentes encontraram o acusado cortando e embalando substâncias análogas à maconha. Foram apreendidas 47 porções prontas para venda e algumas gramas sendo cortadas. Fotos: Reprodução WhatsApp. Foi dado voz de prisão ao indivíduo e conduzido à Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis. Da Redação. Edição: Eduardo Machado.

Instrumentos sonoros apreendidos são entregues ao Juizado Especial de Parnaíba

Os instrumentos foram apreendidos durante operação policial, visando a tranquilidade da população parnaibana Durante os dias 20 e 21 de novembro, das 18h à 0h, policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar em Parnaíba (Força Tática, ROCAM e PPTRAN) realizaram a Operação Impacto/Sossego. Durante a operação foram realizados 06 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por pertubação do sossego. Houve também a apreensão de 06 caixas de som. No último dia 27, os policiais do 2º BPM fizeram a entrega dos TCOs juntamente com os instrumentos sonoros (caixas de som, paredões, mesas acústicas e outros apetrechos) ao Juizado Especial de Parnaíba, que foram apreendidos durante a operação policial. Fotos: Reprodução WhatsApp. As ocorrências de som em volume alto ocupam quase sempre o topo das chamadas para o 190 nos fins de semana. A Operação Impacto/Sossego, também teve por objetivo buscar armas, drogas ou veículos com restrições, coibindo a prática de ações delituosas, visando assim a

Teto de galpão desaba e pessoas ficam feridas em Parnaíba

Ainda não se sabe o que teria provocado o desabamento O telhado do galpão de uma indústria de beneficiamento de caju desabou durante a tarde desta quarta-feira (25) em Parnaíba. Cerca de seis trabalhadores ficaram feridos durante a ocorrência registrada na região dos Tabuleiros Litorâneos. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar em Parnaíba, quatro trabalhadores tiveram ferimentos leves, e dois sofreram lesões graves. Todos foram socorridos e encaminhas para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).  Ainda não se sabe o que teria provocado o acidente. O local deve ser interditado. Da Redação. Edição: Eduardo Machado.