Pular para o conteúdo principal

PIAUÍ / Wellington anuncia processo de retomada para três setores da economia

Para que os serviços possam ser retomados, as empresas terão que se adequar: aderir ao Pro Piauí e serão fiscalizadas por um comitê técnico

Wellington Dias, governador do Piauí - coletiva no Palácio de Karnak / Foto: Governo do Piauí

O governador Wellington Dias anunciou, nesta segunda-feira (8), em coletiva no Palácio de Karnak, o Pacto de Retomada Organizada das Atividades Econômicas – o Pro Piauí, e a prorrogação do isolamento social no estado até o dia 22 de junho. As primeiras atividades econômicas a serem liberadas, mediante a adoção dos protocolos, são a construção civil, serviços de saúde (psicologia/fisioterapia e terapia ocupacional) e setores automotivos.

O Pro Piauí tem como objetivo preparar o ambiente para a retomada segura das atividades. A proposta considera o retorno de forma gradual, segmentada e regionalizada como bases estratégicas.

Para que os serviços possam ser retomados, a empresa terá que se adequar. Os estabelecimentos precisarão aderir ao pacto por meio eletrônico, no site www.propiaui.pi.gov.br, bem como apresentar um plano de adequação às normas sanitárias. Os empreendimentos serão fiscalizados pelo Comitê Pro Piauí, responsável pelo parecer técnico para flexibilização das atividades econômicas.

O documento assinado pelo governador contém os protocolos a serem adotados pelas empresas para que possam reabrir, obedecendo a uma série de medidas para conter o novo coronavírus.

“Foi criado um comitê técnico específico para o Pro Piauí, cuja função é fiscalizar todas as propostas de retomada por setor. Agora o governador autorizou a retomada de três setores importantes: a construção civil, que já estava em funcionamento em algumas cidades do estado; o serviço automotivo, não só as concessionárias, mas toda sua cadeia; e a área de clínicas. A partir de hoje, esse comitê instalado começa a analisar as propostas das empresas, que entrarão no sistema do Governo do Estado para aderir aos protocolos. É um pacto que esses setores fazem conosco, no qual iremos fiscalizar mediante às informações fornecidas por elas”, explicou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (SDE), Igor Neri.

Após adesão das atividades econômicas, o empreendimento poderá começar a funcionar. Este será fiscalizado quanto ao cumprimento das condições necessárias para isso, respeitando os parâmetros sanitários.

“O processo é de retomada, mas é uma retomada pactuada por entendimento. É fundamental para que tenhamos bons resultados. É muito importante a integração que conquistamos até agora, de um lado seguindo a ciência, do outro lado integrando estado, municípios, governo federal e com o setor privado. O programa prevê regras para darmos passos para frente, mas também para retroceder, é uma retomada, portanto, organizada”, disse Wellington.

O setor da construção civil, por exemplo, voltará a funcionar com 50% da capacidade, redução da jornada de trabalho, com distanciamento social e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

O governador enfatizou que as empresas dos setores autorizados a funcionar não irão reabrir a partir desta segunda, mas já poderão aderir ao pacto e o isolamento continuará. “A partir de hoje, as empresas aderem e se ajustam quanto às orientações higiênico-sanitárias, no entanto, não irão abrir ainda. Isso também não quer dizer que acabou o isolamento, vamos endurecer na fiscalização, precisamos segurar o isolamento. Vamos avaliar semanalmente e podemos, em qualquer momento, retroceder, dependendo do número de casos”, afirmou Dias.

Os setores de atividade foram classificados em alto, médio e baixo impacto. O critério econômico possuiu menor peso para a tomada de decisão relativa à flexibilização. Dessa forma, as primeiras atividades a serem liberadas são as de alto impacto econômico e baixo impacto epidemiológico, e assim por diante.

“A prioridade é a saúde e trabalharmos na perspectiva de não termos colapso. Estamos iniciando uma nova fase, ainda muito cuidadosa, cautelosa, de muita responsabilidade, em concordância com o prefeito Firmino Filho e com os gestores dos municípios do interior do estado, por meio da APPM, dialogando também com os poderes, com pessoas das áreas, da ciência, da economia, da saúde, com empresários, trabalhadores, membros do Ministério Público Estadual e do Trabalho. A sintonia colabora para uma unidade e é fundamental para termos um resultado positivo, separando disputas políticas em prol de um objetivo comum, combater o coronavírus”, ressaltou Wellington.

Passo a passo:

1 – Entrar no site www.propiaui.pi.gov.br e fazer a adesão ao Pro Piauí e protocolos firmado com o seu setor econômico;
2 – Fazer as adequações exigidas no protocolo referente ao setor;
3 – Empreendimento poderá reabrir;
4 – Comitê Pro Piauí irá fiscalizar o empreendimento com base nas informações fornecidas no formulário de adesão.

REPORTAGEM: Marília Andrade e Lorenna Costa
EDIÇÃO: Eduardo Machado

Comentários

NOTÍCIAS MAIS VISITADA NA ÚLTIMA SEMANA

Chefes de grupo criminoso do Ceará são presos em Cajueiro da Praia, no Piauí

Os acusados respondem por homicídios, roubos, furtos e crimes contra a administração pública Por Eduardo Machado, In Foco. 20h33. Uma ação integrada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), realizada nas primeiras horas da manhã deste sábado (10), resultou na captura de dois homens apontados como chefes de um grupo criminoso atuante na cidade de Forquilha, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Ceará. Para prender os suspeitos, os policiais civis percorreram pouco mais de 225 quilômetros até chegar à cidade de Cajueiro da Praia, já no Piauí. Com o avanço das investigações da Polícia cearense, os homens fugiram para lá, de onde continuavam dando ordens ao grupo que ficou em Forquilha. Um comparsa da dupla também foi preso, além de armas e drogas apreendidas. O brasiliense Helder dos Santos Frota, de 30 anos de idade, que já responde por tentativa de homicídio, roubo, furto e crime contra a administração pública, é apontado como principal chefe do coletivo criminoso originário

Faca é apreendida e 3 homens são presos após assalto em Parnaíba

A ação criminosa ocorreu no Quadrilhódromo, no bairro Nossa Senhora de Fátima Por Eduardo Machado, In Foco. 11h48. Faca apreendida. Por volta das 22h45 deste sábado (10), Policiais Militares da Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) apreenderam uma faca e uma bicicleta na região da Avenida Cel. Lucas, no bairro Nova Parnaíba, em Parnaíba, litoral do Piauí. Três indivíduos foram conduzidos à delegacia acusados de praticarem um assalto na região do Quadrilhódromo, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Segundo informações da ROCAM, a equipe de serviço durante motopatrulhamento tático foi abordada por uma pessoa - que não teve sua identidade revelada, informando que sua bicicleta havia sido roubada por 3 indivíduos, com uso de uma arma branca, na região do Quadrilhódromo. A vítima informou que tinha visto os suspeitos juntamente com a bicicleta na Avenida Coronel Lucas, no bairro Nova Parnaíba. Bicicleta recuperada. - Fotos: ROCAM. Imediatamente, os PM's se deslocaram com o o

Homem é assassinado em bar da praia Pedra do Sal em Parnaíba, no Piauí

A Polícia Militar de Parnaíba foi acionada e fez o isolamento da área para os primeiros trabalhos da Perícia Criminal Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Victor Melo, Portal Meio Norte. 17h01. - Última atualização: às 17h43. Homem é assassinado em bar da praia Pedra do Sal em Parnaíba, no Piauí. - Foto: reprodução/Whatsapp. Um homem identificado como Nathan Sampaio Lira, de 32 anos de idade, foi executado por volta das 14h desta terça-feira (13), com cerca de 5 (cinco) disparos de arma de fogo cal. .40 em um bar localizado na praia Pedra do Sal, na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. A vítima fazia uso de tornozeleira eletrônica. Nathan Sampaio Lira (vítima). - Foto: reprodução/rede social. Segundo informações, a vítima estaria deitada em uma rede do estabelecimento quando foi surpreendida por quatro homens armados em duas motocicletas e alvejado com diversos disparos. Populares ainda acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas a vítima morreu ainda n

Motorista sai ileso após carro que dirigia pegar fogo em avenida de Parnaíba

  A suspeita é que uma pane elétrica tenha provocado o fogo Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Moisés Neves. 20h26. Um motorista identificado como Francisco das Chagas saiu ileso após o carro que dirigia pegar fogo por volta das 9h desta quarta-feira (14), na Avenida Batista Silva, no bairro Bebedouro, em Parnaíba, no litoral do Piauí. O veículo ficou totalmente destruído. Segundo informações, o condutor e proprietário do veículo modelo Towner seguia do bairro Igaraçu com o intuito de fazer uma negociação para o veículo com um possível comprador para o carro. Chegando próximo a Lagoa do Bebedouro, ele percebeu o fogo já atingindo parte de seu corpo. Foi então que ele teve a atitude de sair do automóvel e decidiu jogá-lo para uma área de córrego às margens da avenida com o intuito de debelar as chamas e não provocar acidentes na via, e atingir transeuntes. Mesmo com a atitude do motorista, o veículo ficou totalmente destruído. Uma patrulha da Polícia Militar esteve presente pa

Polícia explica a participação de suspeitos na morte de empresário em Parnaíba

Janes Castro Cavalcante foi morto a tiros em setembro de 2020. Seis pessoas foram presas e mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Piauí, Pernambuco e Alagoas Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Tiago Mendes e Andrê Nascimento, G1 PI. 18h23. Janes Castro foi assinado dentro de seu próprio carro, em via pública. - Foto: Portal do Catita. A Polícia Civil iniciou nesta quarta-feira (14) a Operação Sicário, para prender suspeitos do assassinato do empresário Janes Castro Cavalcante, morto a tiros em setembro de 2020, em Parnaíba, no litoral do Piauí. Até as 8h de quarta, seis dos oito alvos dos policiais haviam sido presos. MATÉRIAS RELACIONADAS: Polícia Civil deflagra Operação Sicário para prender homicidas de empresário de Parnaíba. Empresário é executado a tiros dentro de carro na cidade de Parnaíba. De acordo com a Polícia Civil, a operação Sicário busca cumprir oito mandados de prisão e 11 de busca e apreensão em endereços em Parnaíba e Luís Correia, no Piauí, nas ci