Dia dos avós: 26 de julho

A data simboliza a importância dos avós como transmissores de cultura, história e sabedoria

Dia dos avós: 26 de julho.
Imagem: Google.

No Brasil, o Dia dos Avós é comemorado em 26 de julho, tendo sido esta data escolhida por referência à comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, que, segundo a tradição da igreja católica e evangelhos apócrifos (não reconhecidos como legítimos) seriam pais de Maria e portanto avós de Jesus Cristo. Embora, nos evangelhos oficiais, que compõem originalmente a Bíblia, a genealogia de Maria não seja descrita.

De notar que a celebração brasileira é tida como tendo origem em Portugal, mas esta data não é observada na esfera portuguesa. 

Conta a tradição católica que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas rezavam pedindo que Deus lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo apareceu e comunicou que Ana estava grávida. Essa criança, uma menina, teria sido batizada Maria.

Por esta tradição, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Ana teria morrido quando Maria tinha apenas três anos. Na crença cristã, Maria foi depois escolhida, no início da puberdade, para ser mãe de Jesus Cristo.

Para alguns crentes da religião cristã, São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós e avôs.

Fonte: Wikipédia
Edição Eduardo Machado

Comentários