Ministério da Saúde distribui mais de 208 milhões de EPIs para estados

Entre os itens estão máscaras, aventais, óculos e protetores faciais, toucas, sapatilhas, luvas e álcool para os profissionais de saúde que atuam no combate à Covid-19

Os EPIs são usados por profissionais de saúde que prestam assistência ao paciente com Covid-19.
 Foto: Governo Federal
Para garantir a proteção dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento à Covid-19, o Ministério da Saúde já distribuiu 208,5 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todo o País. As entregas são para auxiliar e reforçar as redes de saúde dos estados e municípios no combate à pandemia da Covid-19.

“Esse momento é de união e esforço nacional de todos. A nossa missão, juntos, é salvar vidas. Temos que aproveitar esse momento para crescermos como País, crescermos como instituições”, ressaltou o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello.

Ao todo, o Ministério da Saúde já entregou aos estados 564,2 mil litros de álcool; 3,1 milhões de aventais; 36,9 milhões de luvas; 10,2 milhões de máscaras N95; 138,5 milhões de máscaras cirúrgicas; 1,8 milhão de óculos e protetores faciais; e 17,1 milhões de toucas e sapatilhas. Os materiais foram entregues para as Secretarias Estaduais de Saúde, responsáveis por definir quais os serviços de saúde vão recebê-los, a partir de um planejamento local.

A compra de EPIs é de responsabilidade dos estados e municípios. No entanto, devido à escassez mundial desses materiais, neste cenário de emergência em saúde pública, o Ministério da Saúde utilizou o seu poder de compra para fazer as aquisições em apoio aos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS). E, assim, fortalecer a rede pública de saúde.

Com a gradativa normalização dos mercados, a expectativa é que os gestores locais consigam novamente abastecer seus estoques com recursos que já são repassados pelo Governo Federal, além de recursos próprios.

Os EPIs são usados por profissionais de saúde que prestam assistência ao paciente com Covid-19, como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além da equipe de suporte. São de uso individual e se destinam a proteger os profissionais de possíveis riscos de contágio.

A população pode acompanhar, com transparência, a quantidade de EPIs distribuída a cada estado por um painel online criado pelo Ministério da Saúde. Na plataforma, também é possível acompanhar a quantidade de leitos habilitados, de testes entregues, insumos e outros itens disponibilizados para cada estado.

Fonte: Governo d Brasil
Edição: Eduardo Machado

Postar um comentário

0 Comentários