Pular para o conteúdo principal

Aniversário de Parnaíba é comemorado com solenidades cívicas e inaugurações

A cidade de Parnaíba completa nesta sexta-feira, 14 de agosto, 176 anos de elevação à categoria de cidade

Mão Santa, prefeito de Parnaíba. Foto: Eduardo Machado

Comemora-se nesta sexta-feira, 14 de agosto, o centésimo septuagésimo sexto aniversário de Parnaíba, são 176 anos de elevação à categoria de cidade e, para comemorar a data, a prefeitura preparou uma programação de solenidades e inaugurações.

Dentre as solenidades cívicas, na manhã de hoje houve uma missa em ação de graças, que foi realizada na Catedral Nossa Senhora das Graças, no Centro da cidade e, o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, acompanhado de sua esposa, Adalgisa Moraes Souza e várias autoridades políticas e, secretários de governo participaram da celebração que neste ano aconteceu de forma mais restrita seguindo os protocolos de segurança pra evitar a disseminação do novo coronavírus.

Catedral Nossa Senhora das Graças, Centro de Parnaíba. - Foto: Eduardo Machado.

Fotos: Redes sociais.

Após a missa, dando continuidade às solenidades, foi realizado no Centro Cívico, o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Piauí e da Parnaíba além, da aposição de placa de data histórica em alusão à visita do Presidente Jair Messias Bolsonaro, no dia 14 de agosto de 2019.  

Hasteamento das bandeiras do Brasil, do Piauí e da Parnaíba. - Foto: Eduardo Machado.
Foto: Redes sociais.

“14 de agosto de 2019, visitou Parnaíba nesta data, o líder ungido por Deus, presidente Jair Messias Bolsonaro, que livrou o Brasil do comunismo e da corrupção”, diz placa afixada por Mão Santa.

Placa em homenagem ao Presidente Jair Messias Bolsonaro. - Foto: Eduardo Machado.

Sem a participação de alunos da rede municipal de ensino, no tradicional desfile cívico-militar, que foi cancelado em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, estiveram presentes na ocasião os Presidentes da Academia Parnaibana de Letras, José Luís de Carvalho e, da Câmara de Vereadores, Geraldo Alencar, o Deputado Estadual Júlio Arcoverde, vereadores, secretários municipais entre outras autoridades.

Em seguida, o prefeito Mão Santa cumpre agenda que segue até a noite, com visitas à instituições e inaugurações de pavimentações asfálticas de ruas e avenidas, recuperação de estradas vicinais, reformas de escolas municipais e inauguração de iluminação de led na Avenida Coronel Lucas Correia. 

Campus do Centro Universitário da UNIRB (bairro Sabiazal). - Foto: Eduardo Machado.

Foto: Redes sociais.

Rua Dirceu Arcoverde (bairro Piauí). Foto: Eduardo Machado.
Foto: Redes sociais.

Escola Municipal Professor João Orlando (bairro Ceará) - Foto: Eduardo Machado.

Da redação.
Edição: Eduardo Machado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Acidente deixa duas pessoas feridas em cruzamento perigoso de Parnaíba

Houve registro apenas de danos materiais, e os acidentados foram atendidos pela equipe do Corpo de Bombeiros Um acidente aconteceu por volta das 7h50 desta segunda-feira (23/11), horário de muito movimento no cruzamento das ruas Santana e Ricardo Rodrigues Coimbra, no bairro Piauí, em Parnaíba. Não houve o registro de óbitos, apenas danos materiais, e vítimas lesionadas. O fato aconteceu envolvendo um automóvel marca/modelo Toyota Etios de cor vermelha - com registro apenas de danos materiais, e uma motocicleta conduzida por um mototaxista, e tendo como garupa, um Bombeiro Militar, que com o impacto ambos caíram ao solo, provocando lesões nas vítimas. Houve uma grande aglomeração de curiosos no local, e os acidentados foram socorridos pela equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhados para uma unidade de saúde. Posteriormente, equipe do policiamento de trânsito realizaria os procedimentos cabíveis de uma perícia.  Fotos: Renato Carlos.  MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO! Da Redação. Colaboração: Re

Polícia Civil realiza prisões durante operação em Parnaíba

Na oportunidade os policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão domiciliar e conseguiram efetuar a prisão de duas pessoas suspeitas de homicídio Foto: G1 Piauí. A Polícia Civil do Piauí deflagrou nas primeiras horas desta sexta-feira (20/11), operação para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão e realizar prisões de pessoas envolvidas com homicídios e tráfico de drogas na cidade de Parnaíba. Na oportunidade os policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão domiciliar e conseguiram efetuar a prisão de duas pessoas suspeitas de homicídio. Um dos presos foi identificado pelas iniciais de I. G da S. F e é suspeito de ter matado a tiros a vítima David dos Santos, fato ocorrido em 15/09/2020 em Parnaíba. O outro preso foi identificado como sendo a pessoa de iniciais D. R. S. M. A prisão ocorreu em Teresina por policiais civis da Gerência de Polícia do Interior – GPI. Ele é suspeito de ter praticado um homicídio que vitimou Antonio Kécio Nunes dos Santos, o qual foi

Detentos da Penitenciária de Parnaíba realizaram limpeza da área externa da unidade penal

Essa é uma oportunidade que a unidade dá para que eles possam ser reintegrados à sociedade Detentos da Penitenciária Mista Juiz Nonon de Moura Fontes Ibiapina, em Parnaíba, realizaram a limpeza do perímetro externo da unidade penal. Cerca de 20 internos fizeram o trabalho, na última semana. É uma ação que vem dando certo, com iniciativa da Secretaria de Justiça do Piauí, que vem utilizando a mão de obra dos detentos, ocupando o tempo deles com trabalho e reduzindo os gastos para a manutenção do presídio. Fotos: Reprodução rede social. O trabalho foi realizado sob a vigilância da gerência da unidade prisional e dos policiais penais. Os custodiados capinaram a área de acesso à Penitenciária.  Edição: Eduardo Machado.

Homem é encontrado morto com perfuração no peito em via pública de Parnaíba

O Instituo de Medicina Lega (IML) foi acionado para fazer a remoção do corpo; até o momento ninguém foi preso O corpo de um homem identificado como Marcos Jones Nazário da Silva foi encontrado na manhã deste sábado (21/11), na Rua João Romão, bairro Reis Veloso, em Parnaíba, no Norte do Piauí. A vítima foi encontrada morta por volta de 5h, por moradores da região. Segundo informações, o corpo possuía uma perfuração de faca, na altura do abdômen. A vítima é um ex-presidiário beneficiado pelo regime semiaberto.  Marcos Jones Nazário da Silva (vítima). - Foto: Portal do Catita. Fotos: Reprodução WhatsApp. O corpo foi removido pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba. A Polícia Civil irá investigar o caso. Até o momento, ninguém foi preso. Edição: Eduardo Machado

Suspeito de matar pastor em culto no Distrito Federal é preso em Parnaíba

Segundo a Polícia Civil, pastor Francisco Antônio dos Santos Marques, de 35 anos de idade, estava ajoelhado e orando quando foi baleado pelas costas Imagem meramente ilustrativa. - Google. Um homem identificado como Edilson dos Santos Gomes foi preso pela Polícia Civil do DF em Parnaíba, litoral do Piauí, suspeito de matar o pastor Francisco Antônio dos Santos Marques, de 35 anos de idade. O crime aconteceu no dia 4 de outubro em Águas Claras, no Distrito Federal. Edilson dos Santos Gomes (acusado) - Foto: Juciê Machado/TV Costa Norte. Segundo a Polícia Civil, o suspeito é natural de Parnaíba, e foi preso na manhã desta terça-feira (24/11) na casa onde estava morando, no bairro Pindorama. Ele será encaminhado para um presídio do Distrito Federal. O crime O caso aconteceu por volta das 10h, enquanto o religioso celebrava um culto. De acordo com a Polícia Civil, ele estava ajoelhado e orando quando foi atingido. O autor dos disparos entrou no templo e atirou contra ele, pelas costas. Uma