MPPI expede recomendação ao secretário de Saúde e ao presidente da FEPISERH sobre a compra de medicamentos

Aos dois gestores, foi dado o prazo de cinco dias para que se manifestem acerca do acolhimento da recomendação.

Imagem meramente ilustrativa. - Ministério Público do Piauí (MPPI).

O Ministério Público do Piauí, por meio da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, enviou, na última sexta-feira, 31 de julho, recomendação ao presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH) e ao secretário estadual de Saúde, para que adotem as providências administrativas necessárias para comprar e distribuir aos hospitais piauienses todos os medicamentos anestésicos usados em procedimentos médicos, especialmente, aqueles que estão em falta atualmente. O promotor de Justiça Eny Pontes é o autor da recomendação.

Nas considerações, o membro do Ministério Público explica que o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) encaminhou à 12ª PJ de Teresina um ofício com informações sobre a escassez de anestésicos nos hospitais públicos piauienses, especialmente, naqueles sediados na capital. No Instituto Natan Portela, por exemplo, o CRM-PI constatou que não encontrou os fármacos Dopamina, Midazolam, Dextrocetamina e Fentanil. Esses e outros medicamentos apontados pelo Conselho Regional de Medicina são utilizados em procedimentos de anestesia e sedação de pacientes, entre outros.

Por isso, o promotor de Justiça recomenda ao secretário de Saúde e ao presidente da FEPISERH a adoção das providências necessárias para a compra e a distribuição aos hospitais piauienses de todos os medicamentos necessários para a sedação, anestesia, bloqueio neuromuscular e controle hemodinâmico, bem como para reversão do quadro grave e caótico de pacientes internados nas unidades de saúde.

Aos dois gestores, foi dado o prazo de cinco dias para que se manifestem acerca do acolhimento da recomendação.

Fonte: Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI).
Edição: Eduardo Machado.

Postar um comentário

0 Comentários