Pular para o conteúdo principal

TERESINA: Polícia Federal cumpre mandados na sede do PSC e no Portal ClubeSat

A operação realizada em Teresina tem relação com o afastamento imediato do governador Wilson Witzel (PSC).

Polícia Federal cumpre mandados em um portal de notícias de Teresina. - Foto: Portal Meio Norte.

A Polícia Federal e a Procuradoria Geral da República, com apoio da Receita Federal, deflagraram, na manhã desta sexta-feira, 28 de agosto, a Operação TRIS IN IDEM, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos, especialmente em contratos firmados para gestão de saúde e para o combate à pandemia da Covid-19. Também foram identificados atos de "lavagem de dinheiro" por parte da organização.

Em Teresina, a Polícia Federal realizou o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão na sede do Partido Social Cristão (PSC), na Rua Rio Grande do Sul, no Ilhotas e no portal de notícias ClubeSat, na Avenida Frei Serafim.

De acordo com informações, a operação realizada em Teresina tem relação com o afastamento imediato do governador Wilson Witzel (PSC) do cargo por irregularidades em contratos na saúde realizado também na manhã de hoje. A ordem do afastamento se deu através do Superior Tribunal de Justiça.

A Operação de hoje decorre da Operação Placebo, deflagrada no mês de maio deste ano a partir de elementos colhidos na Operação Favorito, deflagrada pela PF, no mesmo mês, voltada para apurar atos de corrupção na prestação de serviços de implantação de leitos em Hospitais de Campanha e no fornecimento de ventiladores pulmonares e medicamentos. Com o prosseguimento das investigações, novos elementos de prova foram obtidos, e fundamentaram a representação por novas medidas cautelares junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na operação, participam aproximadamente 380 Policiais Federais que dão cumprimento a seis mandados de prisão preventiva, dez mandados de prisão temporária, e 82 mandados de busca e apreensão, nos Estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Piauí, além do Distrito Federal. Também existem ações de cooperação policial internacional com medidas sendo cumpridas no Uruguai. Além disso, foram determinadas, pela Justiça, outras medidas diversas da prisão, tais como suspensão do exercício de função pública, proibição de contatos e de acesso a determinados locais.

Os investigados responderão na medida de suas participações, pelos crimes de organização criminosa, da Lei 12.850/2013; peculato, corrupção ativa e corrupção passiva, previstos no Código Penal Brasileiro; e "lavagem de dinheiro", da Lei 9.613/1998.

Wilson Witzel e Valter Alencar

Valter Alencar e Wilson Witzel. - Foto: Portal Meio Norte.

Em abril desse ano, a Procuradoria Geral da República pediu a abertura de um inquérito sobre Wilson Witzel no Superior Tribunal de Justiça — a suspeita é de que um aliado teria nomeado funcionários "fantasmas" no governo do Rio para desviar recursos públicos. O aliado é o advogado piauiense Valter Alencar, candidato derrotado ao governo do Estado em 2018 e nomeado assessor especial do governador do Rio no início de 2019, segundo informa a matéria do site Antagonista.

Segundo a PGR, o governo fluminense teria contratado sete pessoas ligadas a Alencar, incluindo um filho dele e sobrinhos, e há indícios de que eles teriam mantido suas atividades no Piauí –ou seja, seriam "fantasmas".

NOTA DE VALTER ALENCAR À IMPRENSA.

"Tal operação trata-se de uma ramificação das investigações que estão ocorrendo no Governo do Rio de Janeiro, que é do mesmo partido político. Estou tranquilo e colaborando com o trabalho da polícia, que visa combater a corrupção no Brasil, em um momento tão complicado de pandemia. Confio na Justiça e no meu direito de defesa."

Fonte: Portal Meio Norte.
Edição: In Foco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Acidente deixa duas pessoas feridas em cruzamento perigoso de Parnaíba

Houve registro apenas de danos materiais, e os acidentados foram atendidos pela equipe do Corpo de Bombeiros Um acidente aconteceu por volta das 7h50 desta segunda-feira (23/11), horário de muito movimento no cruzamento das ruas Santana e Ricardo Rodrigues Coimbra, no bairro Piauí, em Parnaíba. Não houve o registro de óbitos, apenas danos materiais, e vítimas lesionadas. O fato aconteceu envolvendo um automóvel marca/modelo Toyota Etios de cor vermelha - com registro apenas de danos materiais, e uma motocicleta conduzida por um mototaxista, e tendo como garupa, um Bombeiro Militar, que com o impacto ambos caíram ao solo, provocando lesões nas vítimas. Houve uma grande aglomeração de curiosos no local, e os acidentados foram socorridos pela equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhados para uma unidade de saúde. Posteriormente, equipe do policiamento de trânsito realizaria os procedimentos cabíveis de uma perícia.  Fotos: Renato Carlos.  MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO! Da Redação. Colaboração: Re

Polícia Civil realiza prisões durante operação em Parnaíba

Na oportunidade os policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão domiciliar e conseguiram efetuar a prisão de duas pessoas suspeitas de homicídio Foto: G1 Piauí. A Polícia Civil do Piauí deflagrou nas primeiras horas desta sexta-feira (20/11), operação para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão e realizar prisões de pessoas envolvidas com homicídios e tráfico de drogas na cidade de Parnaíba. Na oportunidade os policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão domiciliar e conseguiram efetuar a prisão de duas pessoas suspeitas de homicídio. Um dos presos foi identificado pelas iniciais de I. G da S. F e é suspeito de ter matado a tiros a vítima David dos Santos, fato ocorrido em 15/09/2020 em Parnaíba. O outro preso foi identificado como sendo a pessoa de iniciais D. R. S. M. A prisão ocorreu em Teresina por policiais civis da Gerência de Polícia do Interior – GPI. Ele é suspeito de ter praticado um homicídio que vitimou Antonio Kécio Nunes dos Santos, o qual foi

Detentos da Penitenciária de Parnaíba realizaram limpeza da área externa da unidade penal

Essa é uma oportunidade que a unidade dá para que eles possam ser reintegrados à sociedade Detentos da Penitenciária Mista Juiz Nonon de Moura Fontes Ibiapina, em Parnaíba, realizaram a limpeza do perímetro externo da unidade penal. Cerca de 20 internos fizeram o trabalho, na última semana. É uma ação que vem dando certo, com iniciativa da Secretaria de Justiça do Piauí, que vem utilizando a mão de obra dos detentos, ocupando o tempo deles com trabalho e reduzindo os gastos para a manutenção do presídio. Fotos: Reprodução rede social. O trabalho foi realizado sob a vigilância da gerência da unidade prisional e dos policiais penais. Os custodiados capinaram a área de acesso à Penitenciária.  Edição: Eduardo Machado.

Homem é encontrado morto com perfuração no peito em via pública de Parnaíba

O Instituo de Medicina Lega (IML) foi acionado para fazer a remoção do corpo; até o momento ninguém foi preso O corpo de um homem identificado como Marcos Jones Nazário da Silva foi encontrado na manhã deste sábado (21/11), na Rua João Romão, bairro Reis Veloso, em Parnaíba, no Norte do Piauí. A vítima foi encontrada morta por volta de 5h, por moradores da região. Segundo informações, o corpo possuía uma perfuração de faca, na altura do abdômen. A vítima é um ex-presidiário beneficiado pelo regime semiaberto.  Marcos Jones Nazário da Silva (vítima). - Foto: Portal do Catita. Fotos: Reprodução WhatsApp. O corpo foi removido pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba. A Polícia Civil irá investigar o caso. Até o momento, ninguém foi preso. Edição: Eduardo Machado

Caixas de som e armas brancas são apreendidas durante operação policial em Parnaíba

A operação teve por objetivo coibir a prática de ações delituosas, visando assim a tranquilidade da população parnaibana Durante dois dias, 20 e 21 de novembro, das 18h à 0h, policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar em Parnaíba (Força Tática, ROCAM e PPTRAN) realizaram a Operação Impacto/Sossego, tendo por objetivo buscar armas, drogas ou veículos com restrições, coibindo a prática de ações delituosas, visando assim a tranquilidade da população parnaibana. Os policiais estiveram em diversos bairros da cidade onde a mancha criminal aponta dia e horário de maiores probabilidades de incidências criminosas, bem como atuar na pertubação do sossego público que se agrava nos finais de semana. As ocorrências de som em volume alto ocupam quase sempre o topo das chamadas para o 190 nos fins de semana. Durante a operação foram abordadas 98 pessoas; 13 motociclistas; e 06 automóveis. Ainda foram realizados 06 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por pertubação do sossego. Houve