Pular para o conteúdo principal

PIAUÍ: COE autoriza retorno de aulas do 3º ano do ensino médio, pré-Enem e estágios na área da saúde

Elas poderão ser retomadas a partir do dia 22 de setembro de 2020, respeitando-se os regramentos do Protocolo Específico Nº 042/2020

Imagem meramente ilustrativa. - Google.


O Centro de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI), em reunião com todos os membros, tomou decisões quanto ao setor da educação e autorizou as atividades educacionais presenciais somente para alunos matriculados no 3ª ano do ensino médio, assim como, para estudantes de turmas pré-Enem. Elas poderão ser retomadas a partir do dia 22 de setembro de 2020, respeitando-se os regramentos do Protocolo Específico Nº 042/2020.

Veja aqui o decreto 19.219 que aprova o protocolo específico com medidas de prevenção e controle da disseminação do Sars-CoV-2 (Covid-19) para o setor relativo à Educação.

De acordo com a deliberação do COE, deve-se respeitar os regramentos do protocolo, referente ao setor de educação, com divisão das turmas, de modo a cumprir a norma da ocupação do espaço. Assim, cada pessoa deve ocupar 4m² e manter distanciamento mínimo de dois metros de outras pessoas. As instituições de ensino deverão manter a gravação de aulas da modalidade ensino a distância (EAD) e desenvolver um plano de trabalho domiciliar ou remoto para estudantes do grupo de risco, para estudantes da educação especial e para aqueles (ou suas famílias) que não se sintam confortáveis e seguros para frequentarem o ambiente educacional de maneira presencial em 2020.

“A retomada presencial do 3º ano do ensino médio e das turmas de pré-Enem representa a circulação de 75 mil pessoas, entre estudantes, professores e trabalhadores da Educação. É importante deixar claro que estamos autorizando retorno, mas isso não significa que dia 22 teremos todas as escolas em pleno funcionamento. Isso será feito de forma gradual, com as escolas adequando seus espaços e definindo uma data de reabertura dessas turmas. Será uma experiência com acompanhamento para que, a partir de um relatório a ser apresentado, possamos traçar os próximos passos”, explicou o governador Wellington Dias.

Quanto a berçários, creches, educação infantil, ensino fundamental e as turmas de 1º e 2º ano do ensino médio, permanecerão com suas atividades presenciais suspensas no ano de 2020, mantendo as aulas remotas, visto que crianças e jovens têm papel relevante na disseminação de doenças respiratórias e aumento do risco de desenvolvimento da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), temporariamente associada à Covid-19.

O nível superior de ensino, assim como cursos, palestras, simpósios, congressos, preparatórios para concursos etc., devem permanecer em EAD ou por meios virtuais. A retomada presencial só ocorrerá no ano de 2021.

O COE também autoriza o retorno das aulas práticas e estágios educacionais da área de saúde, mediante cumprimento da recomendação técnica nº 010/2020, elaborada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), referente a orientações sobre os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde quanto às medidas higiênico-sanitárias, sob os seguintes aspectos:

• Atividades práticas educacionais complementares de saúde, a partir do 8º período letivo, desde que, realizadas em ambientes hospitalares “não Covid-19”, com uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e testagem obrigatória dos estudantes antes de início das atividades a cargo da instituição/estabelecimento;

• Quanto aos estágios universitários de áreas diversas, a partir do 8º período, com testagem obrigatória antes de início das atividades a cargo da instituição/estabelecimento e uso obrigatório de EPI, quando necessário.

Somente as práticas relacionadas às atividades educacionais complementares de saúde e aos estágios de áreas diversas, ambos a partir do 8º período, serão permitidos presencialmente, a partir do dia 22 de setembro de 2020. As aulas teóricas permanecerão na modalidade remota (Educação a Distância – EAD).

Quanto a escolas de dança e de música, escolinhas de futebol, academias, escolas de natação etc., assim como, outras atividades físicas autorizadas a partir do dia 8 de setembro de 2020, a retomada dessas atividades não inclui o público infantil e juvenil. Só pessoas com idade superior a 18 anos estão permitidas. Devido aos riscos apontados anteriormente, recomenda-se que crianças e adolescentes não participem de atividades em grupo, assim como, também evitem atividades sem uso de máscaras faciais, pela possibilidade da presença de indivíduos assintomáticos, levando à transmissão entre as crianças e jovens, e posteriormente, aos familiares no domicílio.

Em relação a cursos de formação, na área de segurança pública, para aprovados em concursos públicos, assim como, treinamentos para profissionais da área, estão autorizados a ocorrer a partir do dia 22 de setembro de 2020. No caso de curso de formação, deve-se levar em consideração o tempo para assumir as atividades conforme edital. Ambas as situações devem ocorrer em local aberto ou semiaberto, com circulação de ar, com a presença de até 100 pessoas, obedecendo-se o Protocolo Específico Nº 041/2020 (publicado no decreto estadual nº 19.187/2020, publicado no DOE nº 168 – edição suplementar, de 04 de setembro de 2020).

FONTE: Governo do Piauí.
EDIÇÃO: Eduardo Machado/In Foco.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS VISITADA NA ÚLTIMA SEMANA

Comerciante é baleado durante assalto no Bairro São Francisco da Guarita, em Parnaíba

A vítima foi socorrida e encaminhada ao hospital Por Eduardo Machado, In Foco. 22h35 - Última atualização: 30 de abril, às 18h38. Foto: Reprodução/WhatsApp. Por volta das 20h desta quinta-feira (29), um homem identificado pelas iniciais L. N. M., de 62 anos de idade, foi alvejado com um tiro durante um assalto em frente ao seu próprio estabelecimento comercial. O caso ocorreu na Rua Samuel Santos, no Bairro São Francisco da Guarita, em Parnaíba, litoral do Piauí. Segundo informações, a vítima e sua companheira estavam sentados em cadeiras na calçada quando um casal chegou em uma motocicleta. O comerciante levantou imaginando que fossem clientes, com a ação o garupeiro efetuou 2 (dois) disparos, mas somente um atingiu a vítima na região do peito. Os assaltantes ainda conseguiram surrupiar um aparelho celular. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e encaminhou a vítima para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) onde deverá passar por procediment

Facas são apreendidas e mulher é presa após tentativa de homicídio em Parnaíba

Policias da ROCAM passavam pelo local quando presenciaram a ocorrência Por Eduardo Machado, In Foco. 14h19. Última atualização: às 14h57. Facas apreendidas. Por volta das 9h30 deste domingo (02/05), Policias Militares das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), apreenderam 2 (duas) facas e prenderam uma mulher acusada de tentativa de homicídio. O fato ocorreu na Avenida Batista Silva, no Bairro Bebedouro, em Parnaíba, litoral do Piauí. Continua depois da publicidade. Consultor Jequiti: (86) 98181 7779. De acordo com informações da PM, os militares durante deslocamento para o Batalhão de Polícia Militar situado no Conjunto Joaz Souza, nas proximidades da Lagoa do Bebedouro se depararam com a ocorrência em andamento, onde uma mulher havia efetuado cerca de 4 (quatro) golpes de faca em outra mulher. Os policiais prestaram socorro à vítima, que não teve sua identidade revelada. A acusada identificada pelas iniciais de seu nome M.O. de C

Ex-presidiário é assassinado a tiros em bar no litoral do Piauí

O local foi isolado pela Polícia Militar para o trabalho da Perícia Criminal. O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado Por Eduardo Machado, In Foco. 16h15. - Última atualização: às 16h44. Um homem identificado como Francisco José Portela dos Santos, foi assassinado com cerca de 8 (oito) disparos de arma de fogo por volta das 14h desta quarta-feira (05/05). O fato ocorreu em um bar na Comunidade Barro Vermelho, próximo a estrada que dá acesso à Praia da Pedra do Sal, no litoral do Piauí. Francisco José Portela dos Santos (vítima) - Foto: Piauí em Dia. Segundo testemunhas, a vítima estava em sua motocicleta marca/modelo Honda Bros quando foi atingido pelos disparos à queima-roupa. Os criminosos estava em uma motocicleta e se evadiram do local após o crime. De acordo com informações, a vítima já tinha passagens pela justiça e trabalhava como mototaxista na cidade. No entanto, populares relataram que Francisco José Portela ainda era envolvido no mundo do crime e utilizava a profiss

Revólver é apreendido pela PRF com integrantes de facção criminosa na BR 316 no Piauí

A dupla estava em uma motocicleta Yamaha/Factor YBR 125 K Por Eduardo Machado, In Foco. 19h20 Imagem: Divulgação/PRF. Policiais Rodoviários Federais prenderam na manhã desta segunda-feira (03/05) um homem de 19 anos acusado dos crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo e munições e apreenderam um adolescente de 17 anos acusado de ato infracional análogo aos crimes de roubo e dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão para dirigir ou habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano. Os acusados não tiveram suas identidades revelada, e a ação ocorreu na BR 316 na cidade de Teresina. Os policiais desconfiaram da dupla que estava em uma motocicleta Yamaha/Factor YBR 125 K. Ao dar ordem de parada, o condutor empreendeu fuga, sendo necessária a realização de um acompanhamento tático. Após a abordagem foi verificado que o homem, que estava na condição de passageiro, estava armado com um revólver cal. 32 desmuniciado. Continua depois da

Mãe denuncia que ex desapareceu com as duas filhas do casal, em Jijoca de Jericoacoara

Meninas foram deixadas na casa do pai na última sexta-feira (30) e, desde então, a mãe não conseguiu mais contato com o homem e as garotas Por Eduardo Machado, In Foco. 20h23. - Última atualização: às 21h25. Ana Caroline Gadelha (mãe das crianças) - Foto: Reprodução/Rede social. A Polícia Civil investiga o desaparecimento de duas irmãs, Isabel Gadelha da Silva, de 3 anos e, Alice Gadelha da Silva, de 4 anos, no município de Jijoca de Jericoacoara, no litoral cearense. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o caso foi comunicado a Delegacia Municipal de Jijoca nesta segunda-feira (3). A mãe disse à polícia que o pai das meninas, Pedro Alan Barros da Silva, de 45 anos de idade, sumiu com as duas. Pedro Alan Barros da Silva (pai das crianças) - Foto: G1 CE. Conforme a SSPDS, a polícia realiza buscas e "mais informações serão divulgadas em momento oportuno". Segundo o padastro das crianças, Jefferson Leitão Gadelha, as meninas foram deixadas por ele na