Pular para o conteúdo principal

BID e MDR fazem parceria para melhorar mobilidade urbana de Teresina

Iniciativa será desenvolvida em três regiões conectadas a corredores de transporte público. Natal, Belo Horizonte e Brasília serão as próximas cidades a integrarem a iniciativa
Vista aérea de Teresina. Foto: Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vão começar por Teresina (PI) um projeto conjunto para melhorar a mobilidade nas cidades brasileiras. Com base em estratégias de Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT), a ação deverá ser realizada em três regiões da capital piauiense, selecionadas pela conexão com corredores de transporte público. Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF) serão as próximas cidades a integrarem a iniciativa.

“A mobilidade urbana é essencial para que as pessoas possam ter mais qualidade de vida. Essa parceria com o BID vai possibilitar avaliarmos as estratégias de DOT para a organização das cidades”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

O estudo para a seleção das áreas que integrarão o projeto-piloto (Zonas Norte, Leste e Sul) foi elaborado pelo consórcio internacional Mcrit – Urban Systems, em colaboração com a Prefeitura de Teresina e o Governo do Piauí. O diagnóstico levou em conta temas como legislação urbana incidente, possibilidades de financiamento dos sistemas de mobilidade urbana, uso de instrumentos de captura da valorização imobiliária, condições do mercado de terras, terrenos disponíveis, espaços públicos e atores envolvidos com o desenvolvimento da área.

“O que foi proposto pela consultoria é a realização de um investimento público para tornar essas áreas mais interessantes e, posteriormente, atrair investimento privado de modo a desenvolvê-las economicamente, com bairros com maior circulação de pessoas, mais segurança e mais qualidade de vida”, afirma a secretária-executiva de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação de Teresina, Jhamille Almeida.

Segundo o diretor de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos do MDR, Maxwell Vieira, a parceria desenvolvida com o BID em Teresina e nas outras três cidades que integrarão a iniciativa busca entregar diretrizes práticas para a adoção de estratégias DOT adaptadas às realidades locais.

“A ideia é apoiar a capacidade dos municípios de elaborar e adotar sistemas DOT próprios, por meio do desenvolvimento de planos de ação que incluam elementos estratégicos de planejamento e de promoção do desenvolvimento urbano a partir de eixos de transporte público”, informa Vieira. “Os projetos-piloto estão inseridos neste contexto e consistem na elaboração de estudos aprofundados e na estruturação de estratégias vinculadas a eixos de transporte público já existentes ou com previsão de construção nessas localidades”, completa.

DOT

As estratégias de Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT) têm como proposta reverter os prejuízos causados por padrões espaciais pouco eficientes de desenvolvimento urbano. Trata-se de uma estratégia territorial fundamentada em projetos urbanísticos que visam articular componentes urbanos com os sistemas de mobilidade. Para tanto, busca-se estimular a concentração de moradias, comércio e serviços próximos a corredores e estações de transporte público de massa, em busca de cidades mais compactas e ambientalmente corretas.

A atração de moradores e atividades se dá principalmente pela diversificação dos usos nas próprias estações de transporte coletivo, pela promoção da integração do transporte coletivo a outros modos de deslocamento, pela melhoria da urbanização no entorno das estações e pela ampliação dos espaços públicos.
Com informações: Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Edição: Eduardo Machado/In Foco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Acidente deixa duas pessoas feridas em cruzamento perigoso de Parnaíba

Houve registro apenas de danos materiais, e os acidentados foram atendidos pela equipe do Corpo de Bombeiros Um acidente aconteceu por volta das 7h50 desta segunda-feira (23/11), horário de muito movimento no cruzamento das ruas Santana e Ricardo Rodrigues Coimbra, no bairro Piauí, em Parnaíba. Não houve o registro de óbitos, apenas danos materiais, e vítimas lesionadas. O fato aconteceu envolvendo um automóvel marca/modelo Toyota Etios de cor vermelha - com registro apenas de danos materiais, e uma motocicleta conduzida por um mototaxista, e tendo como garupa, um Bombeiro Militar, que com o impacto ambos caíram ao solo, provocando lesões nas vítimas. Houve uma grande aglomeração de curiosos no local, e os acidentados foram socorridos pela equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhados para uma unidade de saúde. Posteriormente, equipe do policiamento de trânsito realizaria os procedimentos cabíveis de uma perícia.  Fotos: Renato Carlos.  MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO! Da Redação. Colaboração: Re

Polícia Civil realiza prisões durante operação em Parnaíba

Na oportunidade os policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão domiciliar e conseguiram efetuar a prisão de duas pessoas suspeitas de homicídio Foto: G1 Piauí. A Polícia Civil do Piauí deflagrou nas primeiras horas desta sexta-feira (20/11), operação para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão e realizar prisões de pessoas envolvidas com homicídios e tráfico de drogas na cidade de Parnaíba. Na oportunidade os policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão domiciliar e conseguiram efetuar a prisão de duas pessoas suspeitas de homicídio. Um dos presos foi identificado pelas iniciais de I. G da S. F e é suspeito de ter matado a tiros a vítima David dos Santos, fato ocorrido em 15/09/2020 em Parnaíba. O outro preso foi identificado como sendo a pessoa de iniciais D. R. S. M. A prisão ocorreu em Teresina por policiais civis da Gerência de Polícia do Interior – GPI. Ele é suspeito de ter praticado um homicídio que vitimou Antonio Kécio Nunes dos Santos, o qual foi

Detentos da Penitenciária de Parnaíba realizaram limpeza da área externa da unidade penal

Essa é uma oportunidade que a unidade dá para que eles possam ser reintegrados à sociedade Detentos da Penitenciária Mista Juiz Nonon de Moura Fontes Ibiapina, em Parnaíba, realizaram a limpeza do perímetro externo da unidade penal. Cerca de 20 internos fizeram o trabalho, na última semana. É uma ação que vem dando certo, com iniciativa da Secretaria de Justiça do Piauí, que vem utilizando a mão de obra dos detentos, ocupando o tempo deles com trabalho e reduzindo os gastos para a manutenção do presídio. Fotos: Reprodução rede social. O trabalho foi realizado sob a vigilância da gerência da unidade prisional e dos policiais penais. Os custodiados capinaram a área de acesso à Penitenciária.  Edição: Eduardo Machado.

Homem é encontrado morto com perfuração no peito em via pública de Parnaíba

O Instituo de Medicina Lega (IML) foi acionado para fazer a remoção do corpo; até o momento ninguém foi preso O corpo de um homem identificado como Marcos Jones Nazário da Silva foi encontrado na manhã deste sábado (21/11), na Rua João Romão, bairro Reis Veloso, em Parnaíba, no Norte do Piauí. A vítima foi encontrada morta por volta de 5h, por moradores da região. Segundo informações, o corpo possuía uma perfuração de faca, na altura do abdômen. A vítima é um ex-presidiário beneficiado pelo regime semiaberto.  Marcos Jones Nazário da Silva (vítima). - Foto: Portal do Catita. Fotos: Reprodução WhatsApp. O corpo foi removido pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba. A Polícia Civil irá investigar o caso. Até o momento, ninguém foi preso. Edição: Eduardo Machado

Corpo é encontrado em uma calçada no Centro de Parnaíba

Segundo informações, o homem que foi encontrado morto era andarilho Foto: Reprodução WhatsApp. Por volta das 6h30 desta sexta-feira, 20 de novembro, a Patrulha Módulo I da Polícia Militar composta pelo Sgt. R. Marques, Cb. Tácio e Sd. L. Soares foi acionada para atender uma ocorrência de que havia sido localizado um corpo em uma calçada situada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, em frente ao prédio da União Caixeiral no centro da cidade de Parnaíba. O corpo é de um homem identificado como Carlos André Pinto, de 36 anos de idade, procedente do bairro Monte Castelo em Teresina. Segundo informações, o homem vivia como morador de rua em Parnaíba.  O Samu foi acionado e constatou o óbito. Há indícios de que ele tenha sido vítima de morte natural.  Fotos: Portal do Catita. A patrulha acionou o (Instituto de Medicina Legal) IML e teve a resposta de que o veículo tumba estaria em Piracuruca atendendo a uma ocorrência. Posteriormente o corpo foi removido do local, para os procedimentos cabív