Pular para o conteúdo principal

BID e MDR fazem parceria para melhorar mobilidade urbana de Teresina

Iniciativa será desenvolvida em três regiões conectadas a corredores de transporte público. Natal, Belo Horizonte e Brasília serão as próximas cidades a integrarem a iniciativa
Vista aérea de Teresina. Foto: Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vão começar por Teresina (PI) um projeto conjunto para melhorar a mobilidade nas cidades brasileiras. Com base em estratégias de Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT), a ação deverá ser realizada em três regiões da capital piauiense, selecionadas pela conexão com corredores de transporte público. Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF) serão as próximas cidades a integrarem a iniciativa.

“A mobilidade urbana é essencial para que as pessoas possam ter mais qualidade de vida. Essa parceria com o BID vai possibilitar avaliarmos as estratégias de DOT para a organização das cidades”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

O estudo para a seleção das áreas que integrarão o projeto-piloto (Zonas Norte, Leste e Sul) foi elaborado pelo consórcio internacional Mcrit – Urban Systems, em colaboração com a Prefeitura de Teresina e o Governo do Piauí. O diagnóstico levou em conta temas como legislação urbana incidente, possibilidades de financiamento dos sistemas de mobilidade urbana, uso de instrumentos de captura da valorização imobiliária, condições do mercado de terras, terrenos disponíveis, espaços públicos e atores envolvidos com o desenvolvimento da área.

“O que foi proposto pela consultoria é a realização de um investimento público para tornar essas áreas mais interessantes e, posteriormente, atrair investimento privado de modo a desenvolvê-las economicamente, com bairros com maior circulação de pessoas, mais segurança e mais qualidade de vida”, afirma a secretária-executiva de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação de Teresina, Jhamille Almeida.

Segundo o diretor de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos do MDR, Maxwell Vieira, a parceria desenvolvida com o BID em Teresina e nas outras três cidades que integrarão a iniciativa busca entregar diretrizes práticas para a adoção de estratégias DOT adaptadas às realidades locais.

“A ideia é apoiar a capacidade dos municípios de elaborar e adotar sistemas DOT próprios, por meio do desenvolvimento de planos de ação que incluam elementos estratégicos de planejamento e de promoção do desenvolvimento urbano a partir de eixos de transporte público”, informa Vieira. “Os projetos-piloto estão inseridos neste contexto e consistem na elaboração de estudos aprofundados e na estruturação de estratégias vinculadas a eixos de transporte público já existentes ou com previsão de construção nessas localidades”, completa.

DOT

As estratégias de Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT) têm como proposta reverter os prejuízos causados por padrões espaciais pouco eficientes de desenvolvimento urbano. Trata-se de uma estratégia territorial fundamentada em projetos urbanísticos que visam articular componentes urbanos com os sistemas de mobilidade. Para tanto, busca-se estimular a concentração de moradias, comércio e serviços próximos a corredores e estações de transporte público de massa, em busca de cidades mais compactas e ambientalmente corretas.

A atração de moradores e atividades se dá principalmente pela diversificação dos usos nas próprias estações de transporte coletivo, pela promoção da integração do transporte coletivo a outros modos de deslocamento, pela melhoria da urbanização no entorno das estações e pela ampliação dos espaços públicos.
Com informações: Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Edição: Eduardo Machado/In Foco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Com lockdown parcial, veja o que funciona neste fim de semana no Piauí

O governador Wellington Dias decretou medidas mais restritivas até o dia 04 de março, para conter o avanço da covid-19 Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Thais Guimarães, GP1. 08h05. Centro de Parnaíba. - Foto: Google. Na última terça-feira (23) o governador Wellington Dias (PT) assinou decreto determinando novas medidas restritivas em todo o estado até o dia 04 de março, para conter o avanço da covid-19 (coronavírus). Com isso, neste final de semana haverá lockdown parcial em todo o Piauí. MATÉRIA RELACIONADA: Governo do Piauí decreta toque de recolher e lockdown aos finais de semana. De acordo com o decreto, a partir das 00h deste sábado (27) até as 5h da segunda-feira (28) poderão funcionar no estado apenas as atividades essenciais. O governador também decretou toque de recolher todos os dias até o fim do decreto. Assim, das 23h as 5h de cada dia, a pessoa que estiver fora de casa sem justificativa aceitável será autuada pela polícia e pela Vigilância Sanitária. Veja o que

Criança morre afogada após cair dentro de piscina no litoral do Piauí

Segundo o Instituto de Medicina Legal (IML), a família estava almoçando quando a criança conseguiu ir até a piscina, sem ser vista Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Lucas Marreiros, G1 PI. 07h48. Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Luís Correia — Foto: TV Clube Uma criança do sexo masculino, de dois anos de idade, morreu afogada após cair dentro de uma piscina em Luís Correia, litoral do Piauí, neste domingo (28). De acordo com o Instituto de Medicina Legal (IML), o menino e a família estavam em uma casa veraneio quando o acidente aconteceu. Segundo o auxiliar de necropsia Robson Castilho, a família comemorava um aniversário e estava almoçando, quando perdeu a criança de vista. “Quando deram pela falta, que foram procurar, encontraram já na piscina”, disse. A criança chegou a ser levada para o Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Luís Correia, mas não resistiu e foi a óbito.

Governo do Piauí prorroga decreto e toque de recolher agora vai começar às 22h

A decisão do governador se deu após reunião com membros do Comitê Ampliado de Operações Emergenciais (COE) Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Thais Guimarães e Fábio Wellington, GP1. 19h21. - Última atualização às 19h40 Governador Wellington Dias. - Foto: Google. Após reunião com membros do Comitê Ampliado de Operações Emergenciais (COE) na tarde desta quarta-feira (03), o governador Wellington Dias (PT) decidiu prorrogar, com algumas alterações, o decreto que impõe medidas restritivas em todo o estado como forma de conter o avanço da covid-19 (coronavírus). A nova determinação vale até o dia 15 de março. Matéria relacionada: Governo do Piauí decreta toque de recolher e lockdown aos finais de semana. Continua depois da publicidade. Dentre as principais determinações está o lockdown parcial nos dois próximos finais de semana (06 e 07; 13 e 14 de março), ficando autorizados a funcionar apenas os serviços já determinados no decreto anterior. Uma alteração importante diz respeito

Polícia Militar reforça fiscalizações nas barreiras sanitárias no litoral do Piauí

As fiscalizações têm por objetivo apoiar a vigilância sanitária em cumprimento ao decreto estadual Por Eduardo Machado, In Foco. 14h30. Nas primeiras horas deste sábado (27), a Polícia Militar do Piauí intensificou o policiamento ostensivo no litoral do Piauí. A operação tem por objetivo apoiar a vigilância sanitária em cumprimento ao decreto estadual, que adotou medidas mais rígidas objetivando manter o isolamento social e impedir aglomerações. VEJA TAMBÉM: Prefeitura de Luís Correia determina fechamento de praias para excursões. Governo do Piauí decreta toque de recolher e lockdown aos finais de semana. Estão sendo feitas fiscalizações em ônibus de excursões com destino ao litoral, sendo proibido conforme decreto municipal de Luís Correia. Policiais Militares da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur), durante este período irão realizar rondas ostensivas em geral, no Centro da cidade e na zona rural de Luís Correia, como também no município de Cajueiro da Praia, inc

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa morta e outra ferida em avenida de Parnaíba

O condutor da motocicleta foi surpreendido por um automóvel após fazer uma conversão na via Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Nathalia Carvalho, GP1 06h57. Última atualização às 17h21. Colisão entre carro e moto na Av. Dr. João Silva Fiho. - Foto: Reprodução/WhatsApp. Uma jovem identificada como Giovanna Rodrigues Oliveira, de 21 anos de idade, morreu após colisão entre um carro e uma motocicleta na tarde desta quarta-feira (3). O acidente ocorreu na avenida Dr. João Silva Filho, no bairro Piauí, em Parnaíba, litoral do Piauí. Giovanna Rodrigues Oliveira (vitima fatal). - Foto: Reprodução/Rede social. Vítima fatal no local do acidente. - Foto: Reprodução/WhatsApp. Testemunhas informaram que a moto seguia pela avenida no sentido oeste-leste, quando colidiu na lateral do carro, que realizava uma conversão à esquerda. A vítima fatal estava na garupa de uma motocicleta que era conduzida por um homem identificado como Misael Ferreira Carvalho, que sofreu várias escoriações pelo c