Pular para o conteúdo principal

Defensoria obtém liminar favorável para regularização do Abrigo São José em Parnaíba

As medidas deverão ser cumpridas, sob pena de multa diária, no valor de R$ 15.000,00
Abrigo São José, em Parnaíba. - Foto: Portal 180 graus.
A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio da 1ª Defensoria Pública Regional de Parnaíba, que tem como titular o Defensor Público Manoel Mesquita de Araújo Neto, obteve liminar favorável à Ação Civil Pública com pedido de tutela de urgência objetivando a regularização da Instituição de Longa Permanência para Idosos Abrigo São José, localizada em Parnaíba, na Avenida Padre Raimundo José Vieira, 1.200, no bairro São Benedito, na qual foram constatadas, a partir de inspeções realizadas pela Defensoria Pública, várias irregularidades entre as quais a inexistência de alvará sanitário e atestado de regularização emitido pelo Corpo de Bombeiros. A liminar foi expedida pela Juíza titular da 4ª Vara Cível de Parnaíba, Ana Victória Muylaerte Saraiva Cavalcanti Dias.

A Ação Civil Pública proposta pela Defensoria Pública pretendia a determinação ao Estado do Piauí, responsável pela referida Instituição de Longa Permanência para Idosos, que providenciasse toda a documentação exigida pelo Estatuto do Idoso e Vigilância Sanitária para a regularização da instituição e, caso isso não ocorresse, que o Abrigo fosse interditado, com a obrigação de constituição de nova sede e transferência dos idosos hoje ali institucionalizados para local adequado ao atendimento de suas necessidades, com segurança e proteção integrais.

Ao conceder a liminar a Juíza da 4ª Vara Cível de Parnaíba destacou a necessidade de conferir a máxima efetividade da proteção à pessoa idosa, entendendo como pertinentes os pedidos efetivados pela Defensoria Pública, tais como estatuto registrado, registro em entidade social, regimento interno, indicação de responsável técnico, atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros e alvará sanitário, considerando-os “mais que necessários face a extrema negligência, conforme outrora mencionado, com o direito dos hipervulneráveis acolhidos pelo Abrigo São José”. Ressaltou ainda a magistrada que os documentos requeridos encontram-se previstos como imprescindíveis, na Resolução – RDC nº 283, de 26 de setembro de 2005, da Vigilância Sanitária, no que diz respeito ao padrão mínimo de funcionamento das Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Determinou ainda que o Estado do Piauí apresente, no prazo impreterível de 60 dias, alvará sanitário, atestado de regularização expedido pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí e apresentação do Responsável Técnico pela ILP. No prazo também impreterível de 120 dias devem ser apresentados o estatuto registrado, registro de entidade social, regimento interno e o comprovante da inscrição de seu programa junto ao Conselho do Idoso.

Destaca a Juíza que as medidas deverão ser cumpridas, sob pena de multa diária, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais). Destaca ainda a reanálise da medida e dos pedidos subsidiário da Defensoria Pública em relação a interdição total da sede do Abrigo São José, com constituição de nova sede na cidade de Parnaíba em imóvel que atenda à integral regularização como Instituição de Longa Permanência para Idosos - ILPI exigidas na legislação, com a transferência dos idosos ali residentes. Tudo sob as expensas do Estado do Piauí.

Sobre a liminar o Defensor Público Manoel Mesquita de Araújo Neto diz que “esperamos que com a decisão judicial o Estado do Piauí cumpra e regularize o Abrigo São José, preservando o direito dos idosos que necessitam dos serviços desta Instituição, evitando prejuízos reais e riscos pessoais para todos”.
Com informações: Defensoria Pública do Estado do Piauí.
Edição: Eduardo Machado/In Foco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Acidente deixa duas pessoas feridas em cruzamento perigoso de Parnaíba

Houve registro apenas de danos materiais, e os acidentados foram atendidos pela equipe do Corpo de Bombeiros Um acidente aconteceu por volta das 7h50 desta segunda-feira (23/11), horário de muito movimento no cruzamento das ruas Santana e Ricardo Rodrigues Coimbra, no bairro Piauí, em Parnaíba. Não houve o registro de óbitos, apenas danos materiais, e vítimas lesionadas. O fato aconteceu envolvendo um automóvel marca/modelo Toyota Etios de cor vermelha - com registro apenas de danos materiais, e uma motocicleta conduzida por um mototaxista, e tendo como garupa, um Bombeiro Militar, que com o impacto ambos caíram ao solo, provocando lesões nas vítimas. Houve uma grande aglomeração de curiosos no local, e os acidentados foram socorridos pela equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhados para uma unidade de saúde. Posteriormente, equipe do policiamento de trânsito realizaria os procedimentos cabíveis de uma perícia.  Fotos: Renato Carlos.  MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO! Da Redação. Colaboração: Re

Polícia Civil realiza prisões durante operação em Parnaíba

Na oportunidade os policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão domiciliar e conseguiram efetuar a prisão de duas pessoas suspeitas de homicídio Foto: G1 Piauí. A Polícia Civil do Piauí deflagrou nas primeiras horas desta sexta-feira (20/11), operação para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão e realizar prisões de pessoas envolvidas com homicídios e tráfico de drogas na cidade de Parnaíba. Na oportunidade os policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão domiciliar e conseguiram efetuar a prisão de duas pessoas suspeitas de homicídio. Um dos presos foi identificado pelas iniciais de I. G da S. F e é suspeito de ter matado a tiros a vítima David dos Santos, fato ocorrido em 15/09/2020 em Parnaíba. O outro preso foi identificado como sendo a pessoa de iniciais D. R. S. M. A prisão ocorreu em Teresina por policiais civis da Gerência de Polícia do Interior – GPI. Ele é suspeito de ter praticado um homicídio que vitimou Antonio Kécio Nunes dos Santos, o qual foi

Detentos da Penitenciária de Parnaíba realizaram limpeza da área externa da unidade penal

Essa é uma oportunidade que a unidade dá para que eles possam ser reintegrados à sociedade Detentos da Penitenciária Mista Juiz Nonon de Moura Fontes Ibiapina, em Parnaíba, realizaram a limpeza do perímetro externo da unidade penal. Cerca de 20 internos fizeram o trabalho, na última semana. É uma ação que vem dando certo, com iniciativa da Secretaria de Justiça do Piauí, que vem utilizando a mão de obra dos detentos, ocupando o tempo deles com trabalho e reduzindo os gastos para a manutenção do presídio. Fotos: Reprodução rede social. O trabalho foi realizado sob a vigilância da gerência da unidade prisional e dos policiais penais. Os custodiados capinaram a área de acesso à Penitenciária.  Edição: Eduardo Machado.

Homem é encontrado morto com perfuração no peito em via pública de Parnaíba

O Instituo de Medicina Lega (IML) foi acionado para fazer a remoção do corpo; até o momento ninguém foi preso O corpo de um homem identificado como Marcos Jones Nazário da Silva foi encontrado na manhã deste sábado (21/11), na Rua João Romão, bairro Reis Veloso, em Parnaíba, no Norte do Piauí. A vítima foi encontrada morta por volta de 5h, por moradores da região. Segundo informações, o corpo possuía uma perfuração de faca, na altura do abdômen. A vítima é um ex-presidiário beneficiado pelo regime semiaberto.  Marcos Jones Nazário da Silva (vítima). - Foto: Portal do Catita. Fotos: Reprodução WhatsApp. O corpo foi removido pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba. A Polícia Civil irá investigar o caso. Até o momento, ninguém foi preso. Edição: Eduardo Machado

Caixas de som e armas brancas são apreendidas durante operação policial em Parnaíba

A operação teve por objetivo coibir a prática de ações delituosas, visando assim a tranquilidade da população parnaibana Durante dois dias, 20 e 21 de novembro, das 18h à 0h, policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar em Parnaíba (Força Tática, ROCAM e PPTRAN) realizaram a Operação Impacto/Sossego, tendo por objetivo buscar armas, drogas ou veículos com restrições, coibindo a prática de ações delituosas, visando assim a tranquilidade da população parnaibana. Os policiais estiveram em diversos bairros da cidade onde a mancha criminal aponta dia e horário de maiores probabilidades de incidências criminosas, bem como atuar na pertubação do sossego público que se agrava nos finais de semana. As ocorrências de som em volume alto ocupam quase sempre o topo das chamadas para o 190 nos fins de semana. Durante a operação foram abordadas 98 pessoas; 13 motociclistas; e 06 automóveis. Ainda foram realizados 06 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por pertubação do sossego. Houve