Pular para o conteúdo principal

Homenagens e culto marcam comemorações pelo Dia do Piauí em Parnaíba

A entrega da medalha do Mérito Renascença é uma tradição dentro da programação de aniversário da adesão do Piauí à Independência do Brasil
Wellington Dias, governador do Piauí. - Foto: Governo do Piauí.
O governador Wellington Dias participou, neste domingo (18), no Teatro Saraiva, em Parnaíba, da solenidade de outorga da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí. A medalha é concedida a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do Governo do Estado. Na oportunidade, 23 pessoas de diversos segmentos da sociedade foram homenageadas, sendo sete no grau Cavaleiro, 11 no grau Oficial e cinco no grau Comendador.








Fotos: Governo do Piauí.
O governador é o grão-mestre da Ordem Renascença e entrega as medalhas por grau de reconhecimento. Entre os homenageados, sentimento de orgulho e gratidão em receber a honraria. “Tenho muito a gradecer a este povo pela maneira como fui acolhido, como a Marinha do Brasil é respeitada, espero trabalhar bastante e agradeço ao povo piauiense por esta homenagem”, agradeceu Maxwell Denigres, capitão dos Portos da Marinha do Brasil, que recebeu a medalha no grau Comendador.
Maxwell Denigres, Capitão dos Portos. - Foto: Governo do Piauí.
“Divido esta honraria com todos que trabalham e fazem jornalismo comigo de forma direta ou indireta, e todos aqueles que fazem cobertura dos fatos”, disse o jornalista Tiago Mendes, agraciado com a medalha no grau Oficial.
Tiago Mendes, jornalista. - Foto: Governo do Piauí.
A entrega da medalha do Mérito Renascença é uma tradição dentro da programação de aniversário da adesão do Piauí à Independência do Brasil.

“Diz nosso hino que quando a pátria pede liberdade, o primeiro que luta é o Piauí. É um povo lutador, bravo, trabalhador. Fazemos uma homenagem a algumas pessoas, entre muitas que devem ser reconhecidas no estado”, disse o governador.
Culto

Na tarde deste domingo, houve um Culto em Ação de Graças, também como parte da programação do Dia do Piauí. A celebração ocorreu na Primeira Igreja Batista de Parnaíba, com um número restrito de participantes, obedecendo aos cuidados de distanciamento e aos protocolos de segurança e prevenção à Covid-19.

“Agradecer pelos milagres que ocorrem no Piauí, que neste período de pandemia reúne condições de grandes investimentos em educação, saúde, segurança, infraestrutura, social, mobilidade urbana, além da atração de empresas chegando para investir”, destacou o chefe do Executivo piauiense.
Estiveram presentes à celebração, o governador Wellington Dias; a primeira-dama e deputada federal Rejane Dias; o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto; o chefe do Gabinete Militar, Cel. Leandro Castelo Branco; e o coordenador de Comunicação do Estado, Allisson Bacelar.

“Nada melhor do que, com todos os cuidados necessários por conta da pandemia, estarmos celebrando e reconhecendo que Deus tem feito maravilhas no estado do Piauí”, disse Rejane Dias.

Fotos: Governo do Piauí.
Lista de homenageados

Grau Cavaleiro

Antonio Floriano de Sousa Filho
Antônio Pereira Costa
Jorge Sales Ferreira
Raimunda do Nascimento Silva
Rivelino Oliveira Silva
Ruthinéia de Freitas Santos
Zacarias Linhares Ferreira

Grau Oficial

Adrianne Feitosa Arruda
Anselmo Conceição Pimentel
Antonio Carlos Mesquita da Silva
Carlos Eduardo Pinheiro Araripe
Pr. Eugênio Lopes da Silva
Obra Kolping do Piauí
Ociomar Lúcio dos Santos
Rodrigo Serra Albuquerque
Tiago Mendes dos Santos
Thiago Barcellos Morais
Zilda Cunha de Aguiar

Grau Comendador

David Monteiro Tajra
Georgina Castro Lustosa Nogueira
Mons. Marcelino Elias de Macêdo
Maria José Mendes Neta
Cap. dos Portos Maxwell Denigres
Com informações: Marília Andrade/Governo do Piauí.
Edição: Eduardo Machado/In Foco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Com lockdown parcial, veja o que funciona neste fim de semana no Piauí

O governador Wellington Dias decretou medidas mais restritivas até o dia 04 de março, para conter o avanço da covid-19 Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Thais Guimarães, GP1. 08h05. Centro de Parnaíba. - Foto: Google. Na última terça-feira (23) o governador Wellington Dias (PT) assinou decreto determinando novas medidas restritivas em todo o estado até o dia 04 de março, para conter o avanço da covid-19 (coronavírus). Com isso, neste final de semana haverá lockdown parcial em todo o Piauí. MATÉRIA RELACIONADA: Governo do Piauí decreta toque de recolher e lockdown aos finais de semana. De acordo com o decreto, a partir das 00h deste sábado (27) até as 5h da segunda-feira (28) poderão funcionar no estado apenas as atividades essenciais. O governador também decretou toque de recolher todos os dias até o fim do decreto. Assim, das 23h as 5h de cada dia, a pessoa que estiver fora de casa sem justificativa aceitável será autuada pela polícia e pela Vigilância Sanitária. Veja o que

Criança morre afogada após cair dentro de piscina no litoral do Piauí

Segundo o Instituto de Medicina Legal (IML), a família estava almoçando quando a criança conseguiu ir até a piscina, sem ser vista Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Lucas Marreiros, G1 PI. 07h48. Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Luís Correia — Foto: TV Clube Uma criança do sexo masculino, de dois anos de idade, morreu afogada após cair dentro de uma piscina em Luís Correia, litoral do Piauí, neste domingo (28). De acordo com o Instituto de Medicina Legal (IML), o menino e a família estavam em uma casa veraneio quando o acidente aconteceu. Segundo o auxiliar de necropsia Robson Castilho, a família comemorava um aniversário e estava almoçando, quando perdeu a criança de vista. “Quando deram pela falta, que foram procurar, encontraram já na piscina”, disse. A criança chegou a ser levada para o Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Luís Correia, mas não resistiu e foi a óbito.

Governo do Piauí prorroga decreto e toque de recolher agora vai começar às 22h

A decisão do governador se deu após reunião com membros do Comitê Ampliado de Operações Emergenciais (COE) Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Thais Guimarães e Fábio Wellington, GP1. 19h21. - Última atualização às 19h40 Governador Wellington Dias. - Foto: Google. Após reunião com membros do Comitê Ampliado de Operações Emergenciais (COE) na tarde desta quarta-feira (03), o governador Wellington Dias (PT) decidiu prorrogar, com algumas alterações, o decreto que impõe medidas restritivas em todo o estado como forma de conter o avanço da covid-19 (coronavírus). A nova determinação vale até o dia 15 de março. Matéria relacionada: Governo do Piauí decreta toque de recolher e lockdown aos finais de semana. Continua depois da publicidade. Dentre as principais determinações está o lockdown parcial nos dois próximos finais de semana (06 e 07; 13 e 14 de março), ficando autorizados a funcionar apenas os serviços já determinados no decreto anterior. Uma alteração importante diz respeito

Polícia Militar reforça fiscalizações nas barreiras sanitárias no litoral do Piauí

As fiscalizações têm por objetivo apoiar a vigilância sanitária em cumprimento ao decreto estadual Por Eduardo Machado, In Foco. 14h30. Nas primeiras horas deste sábado (27), a Polícia Militar do Piauí intensificou o policiamento ostensivo no litoral do Piauí. A operação tem por objetivo apoiar a vigilância sanitária em cumprimento ao decreto estadual, que adotou medidas mais rígidas objetivando manter o isolamento social e impedir aglomerações. VEJA TAMBÉM: Prefeitura de Luís Correia determina fechamento de praias para excursões. Governo do Piauí decreta toque de recolher e lockdown aos finais de semana. Estão sendo feitas fiscalizações em ônibus de excursões com destino ao litoral, sendo proibido conforme decreto municipal de Luís Correia. Policiais Militares da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur), durante este período irão realizar rondas ostensivas em geral, no Centro da cidade e na zona rural de Luís Correia, como também no município de Cajueiro da Praia, inc

Cartão postal, Árvore Penteada é alvo de vandalismo no litoral do Piauí; vídeo

Vândalos estão cortando as raízes da árvore que é um destino turístico do município de Luís Correia Por Eduardo Machado, In Foco. 08h41. Árvore Penteada, em Luís Correia. - Foto: Reprodução/WhatsApp. A Árvore Penteada, um dos cartões postais naturais mais visitados do litoral do Piauí está sendo alvo de vandalismo, e tendo suas raízes cortadas. O ponto turístico fica situado entre as praias de Coqueiro e Maramar, às margens da PI-116, no município de Luís Correia. As denúncias do crime ambiental já foram encaminhadas à gerente do meio ambiente, Liliana Souza; que juntamente com a secretária de turismo, Marília Passos; e o líder comunitário da região, senhor 'Coré', foram ao local verificar o impacto da ação e adotar as medidas necessárias. Veja vídeo: Visitante grava as raízes cortadas. - Vídeo: Reprodução/WhatsApp. A Prefeitura de Luís Correia, através da Secretaria de Meio Ambiente, tem articulado junto ao Governo do Estado, projetos que tragam maior visibilidade à Árvore Pen