Pular para o conteúdo principal

MPPI ingressa ação a candidatos e partido por descumprirem medidas contra Covid-19 em Oeiras

A instituição ministerial pede ainda a fixação de multa de R$ 100 mil reais por ato descumprido
Imagem meramente ilustrativa. - Portal Meio Norte.
O Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Oeiras, ingressou na última sexta-feira, 10 de outubro, com ação civil pública contra o diretório municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Oeiras, Hailton Alves Filho e Arimateia Carvalho Júnior respectivamente, por descumprirem as medidas de contenção ao novo coronavírus. A ação civil pública é de autoria do promotor de Justiça Vando da Silva Marques.

Segundo o integrante do Ministério Público Estadual, os dois candidatos têm promovido, no município de Oeiras, eventos públicos relacionados à campanha eleitoral deste ano, nos quais se constatou total desrespeito às medidas legais e sanitárias de combate à Covid-19, expondo a comunidade local a acentuado risco de violação de sua saúde por meio da proliferação do novo coronavírus.

Segundo o promotor Vando Marques, foram realizados pelo menos dois eventos promovidos pelos candidatos, amplamente divulgados à população, nos quais restaram evidentes as violações às normas sanitárias em vigor. As pessoas que participaram dos eventos não respeitaram o distanciamento adequado e não fizeram uso de máscaras. O primeiro evento aconteceu no dia 27 de setembro (inauguração de Comitê de Campanha do candidato Hailton Filho) e o segundo no último dia 04 de outubro (caminhada com concentração na Praça do Canela, com destino ao bairro do Rosário).

A aglomeração de pessoas e a não observância do uso de máscaras descumprem o Decreto Estadual Nº 19.040/2020, que estabeleceu o Protocolo Geral de Recomendações Higiênico-sanitárias, o Decreto Estadual Nº 19.164/2020, que aprovou o Protocolo Específico com Medidas de Prevenção e Controle da Disseminação da Covid-19, para Justiça Eleitoral/Processo Eleitoral/Eleições Municipais 2020, e a Recomendação Técnica Divisa Nº 020/2020, que dispõe sobre as orientações para realização de reuniões durante as campanhas eleitorais visando conter a disseminação da Covid-19.

Por isso, o Ministério Público requer ao Poder Judiciário uma decisão liminar para que os dois candidatos se abstenham de organizar e/ou participar de eventos que ocasionem aglomerações de pessoas, como comícios, concentrações preparatórias, caminhadas, carreatas, reuniões com grande número de pessoas e manifestações públicas afins, e, caso organizem eventos com a presença de apoiadores, garantam o cumprimento das medidas de prevenção ao novo coronavírus.

A instituição ministerial pede ainda a fixação de multa de R$ 100 mil reais por ato descumprido.
Com informações: Ministério Público do Estado do Piauí.
Edição: Eduardo Machado/In Foco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Bolsonaro se encontra com Mão Santa em Parnaíba nesta sexta-feira (26)

O Presidente visitará a cidade de Tianguá, no Ceará, e o Aeroporto mais próximo é o de Parnaíba. Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Arimatéa Carvalho, Portal Meio Norte. 18h19. Jair Bolsonaro e Mão Santa (foto tirada antes da pandemia) - Foto: Google. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai se encontrar com o prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM) na manhã desta sexta-feira (26) no aeroporto de Parnaíba. Bolsonaro irá a Tianguá (CE) e o aeroporto é o mais próximo e adequado para receber o avião presidencial. MATÉRIA RELACIONADA: Bolsonaro e Tarcísio de Freitas visitam Tianguá e outras cidades do Ceará nesta sexta (26). Bolsonaro avisou que pretende se encontrar com o amigo Mão Santa, que irá aproveitar para levar algumas demandas ao presidente na conversa. Bolsonaro desembarca em Parnaíba às 10h30, vai de helicóptero a Tianguá e depois retorna ao litoral do Piauí para a volta. Continua depois da publicidade. No Ceará, ele irá participar de solenidades que marcarão a reto

Mulher morre após ter atendimento negligenciado por médico do SAMU de Parnaíba

A paciente sentia fortes dores no peito, a família solicitou ambulância e teve pedido negado Por Eduardo Machado, In Foco. 18h39. Unidade do SAMU de Parnaíba. - Foto: Portal do Águia. Uma mulher identificada como Francisca Maria, de 37 anos de idade, morreu após sentir fortes dores no peito, na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. O caso aconteceu na noite do último sábado (20), e a vítima residia no bairro São José. Francisca Maria (vítima). - Foto: TV Costa Norte. Segundo informações, os familiares, desesperados com o mal estar de Francisca, ligaram para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) solicitando uma ambulância para socorrê-la a um hospital da cidade, porém, depois de inúmeras solicitações por atendimento, o envio da ambulância foi negado pelo médico. Continua depois da publicidade. O Superintendente do SAMU de Parnaíba, Paulo 'Careca', se pronunciou sobre o assunto, lamentou a fatalidade, está dando suporte aos familiares da vítima e já adotou as medid

Com lockdown parcial, veja o que funciona neste fim de semana no Piauí

O governador Wellington Dias decretou medidas mais restritivas até o dia 04 de março, para conter o avanço da covid-19 Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Thais Guimarães, GP1. 08h05. Centro de Parnaíba. - Foto: Google. Na última terça-feira (23) o governador Wellington Dias (PT) assinou decreto determinando novas medidas restritivas em todo o estado até o dia 04 de março, para conter o avanço da covid-19 (coronavírus). Com isso, neste final de semana haverá lockdown parcial em todo o Piauí. MATÉRIA RELACIONADA: Governo do Piauí decreta toque de recolher e lockdown aos finais de semana. De acordo com o decreto, a partir das 00h deste sábado (27) até as 5h da segunda-feira (28) poderão funcionar no estado apenas as atividades essenciais. O governador também decretou toque de recolher todos os dias até o fim do decreto. Assim, das 23h as 5h de cada dia, a pessoa que estiver fora de casa sem justificativa aceitável será autuada pela polícia e pela Vigilância Sanitária. Veja o que

Criança morre afogada após cair dentro de piscina no litoral do Piauí

Segundo o Instituto de Medicina Legal (IML), a família estava almoçando quando a criança conseguiu ir até a piscina, sem ser vista Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Lucas Marreiros, G1 PI. 07h48. Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Luís Correia — Foto: TV Clube Uma criança do sexo masculino, de dois anos de idade, morreu afogada após cair dentro de uma piscina em Luís Correia, litoral do Piauí, neste domingo (28). De acordo com o Instituto de Medicina Legal (IML), o menino e a família estavam em uma casa veraneio quando o acidente aconteceu. Segundo o auxiliar de necropsia Robson Castilho, a família comemorava um aniversário e estava almoçando, quando perdeu a criança de vista. “Quando deram pela falta, que foram procurar, encontraram já na piscina”, disse. A criança chegou a ser levada para o Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Luís Correia, mas não resistiu e foi a óbito.

Polícia Militar reforça fiscalizações nas barreiras sanitárias no litoral do Piauí

As fiscalizações têm por objetivo apoiar a vigilância sanitária em cumprimento ao decreto estadual Por Eduardo Machado, In Foco. 14h30. Nas primeiras horas deste sábado (27), a Polícia Militar do Piauí intensificou o policiamento ostensivo no litoral do Piauí. A operação tem por objetivo apoiar a vigilância sanitária em cumprimento ao decreto estadual, que adotou medidas mais rígidas objetivando manter o isolamento social e impedir aglomerações. VEJA TAMBÉM: Prefeitura de Luís Correia determina fechamento de praias para excursões. Governo do Piauí decreta toque de recolher e lockdown aos finais de semana. Estão sendo feitas fiscalizações em ônibus de excursões com destino ao litoral, sendo proibido conforme decreto municipal de Luís Correia. Policiais Militares da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur), durante este período irão realizar rondas ostensivas em geral, no Centro da cidade e na zona rural de Luís Correia, como também no município de Cajueiro da Praia, inc