Parnaíba é a cidade mais feliz do Piauí, indica Revista Bula

Para chegar ao formato divulgado, a Bula fez uma média entre os pontos que cada cidade obteve em estudos, que avaliam setores específicos de interesse público
Praça do Amor, Parnaíba. - Foto: Jornal da Parnaíba.
A Revista Bula reuniu em uma lista as 26 cidades mais felizes do Brasil em 2020, sendo uma de cada estado da federação. Para selecionar as cidades, a Bula fez uma média entre os pontos que cada uma obteve em quatro estudos, que avaliam fatores como educação, saúde, emprego, saneamento básico, renda, longevidade e segurança pública.

Sendo a segunda maior cidade do Piauí, perdendo apenas da capital Teresina, Parnaíba possui uma população estimada em 154 mil habitantes (IBGE 2020). É um dos quatro municípios litorâneos do estado, é a entrada para o Delta do Parnaíba, único delta em mar aberto das Américas. Além do turismo, estimulado pelas belas paisagens, a principal atividade econômica da cidade é a exportação de cera de carnaúba, óleo de babaçu, castanha de caju e outros produtos locais.

Para selecionar a cidade, como sendo a mais feliz do Piauí, foram avaliadas quatro pesquisas recentes: o IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), divulgado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon; os dados de educação do Ranking Connected Smart Cities 2020, da Urban Systems; o Atlas da Violência 2019, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); e um relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que revelou os municípios com maior renda média mensal do país.

Entre aqueles que obtiveram as maiores pontuações, estão São Caetano do Sul, em São Paulo; e Florianópolis, em Santa Catarina. As cidades estão organizadas por ordem alfabética.

Lista com as 26 cidades mais felizes do Brasil:
Acre - Cruzeiro do Sul;
Amapá - Santana;
Alagoas - Palmeira dos Índios;
Amazonas - Parintis;
Bahia - Ilhéus;
Ceará - Eusébio;
Espírito Santo - Vitória;
Goiás - Itumbiara;
Maranhão - Timom;
Mato Grosso - Rondonópolis;
Mato Grosso do Sul - Três Lagoas;
Minas Gerais - Poços de Caldas;
Pará - Santarém;
Paraíba - Patos;
Paraná - Curitiba;
Pernambuco - Camaragibe;
Piauí - Parnaíba;
Rio Grande do Norte - Caicó;
Rio de Janeiro - Petrópolis;
Rio Grande do Sul - Porto Alegre;
Rondônia - Vilhena;
Roraima - Boa Vista;
Santa Catarina - Florianópolis;
São Paulo - São Caetano do Sul;
Sergipe - Estância;
Tocantis - Gurupi.
Com informações: Revista Bula.
Edição: Eduardo Machado/In Foco.

Postar um comentário

0 Comentários