Pular para o conteúdo principal

STF valida lei piauiense que obriga operadoras a fornecer extrato a clientes de planos pré-pagos

A norma estava suspensa por liminar deferida pelo relator, ministro Luís Roberto Barroso, em junho de 2017
Supremo Tribunal Federal. - Foto: STF.
Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), na sessão virtual encerrada em 27/11, julgou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5724 para declarar a validade da Lei estadual 6.886/2016, do Piauí. A norma obriga as operadoras de telefonia móvel e fixa a disponibilizar em suas páginas na internet o extrato detalhado das chamadas telefônicas e dos serviços utilizados pelos clientes de planos pré-pagos, com o respectivo valor cobrado, no mesmo padrão dos extratos de contas fornecidos aos clientes de planos pós-pagos.

A Associação das Operadoras de Celulares (Acel) e a Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix), autoras da ADI 5724, apontavam ofensa à competência privativa da União para legislar em matéria de telecomunicações. A norma estava suspensa por liminar deferida pelo relator, ministro Luís Roberto Barroso, em junho de 2017.

No julgamento de mérito, ele votou pela confirmação de sua decisão monocrática. No entanto, prevaleceu a divergência aberta pelo ministro Alexandre de Moraes, segundo o qual o conteúdo da norma estadual não interfere no núcleo básico de prestação dos serviços de telecomunicações, cuja competência é privativa da União.

Telecomunicações

Em seu voto, o ministro Alexandre observou que, de acordo com as Leis Federais 4.117/1962 e 9.472/1997, que regulamentam o setor de telecomunicações, para que seja considerada como serviço de telecomunicações, a atividade deve envolver a transmissão, a emissão ou a recepção de dados por meio de fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético. O legislador estadual, entretanto, não interferiu nos termos da relação jurídica existente entre o Poder concedente e a concessionária ou entre essa e os usuários.

Direito do consumidor

No caso, segundo o ministro, embora tenha como destinatárias empresas de telefonia fixa e móvel, a matéria tratada é de direito do consumidor, pois o objetivo foi dar maior proteção e tornar mais efetivo o direito à informação e permitir maior controle dos serviços contratados. Nesse caso, admite-se a regulamentação concorrente pelos estados (artigo 24, inciso V, da Constituição Federal). Também votaram pela improcedência do pedido os ministros Edson Fachin, Marco Aurélio, Nunes Marques, Ricardo Lewandowski e Luiz Fux e a ministra Rosa Weber.

Invasão de competência

Ao votar pela procedência da ação, o relator, ministro Roberto Barroso entendeu que a lei questionada, ainda que buscasse proteger os direitos do consumidor, criava obrigações e sanções para empresas de telefonia, invadindo competência privativa da União. Aderiram a essa corrente a ministra Cármen Lúcia e os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes.
Edição In Foco: Eduardo Machado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão após acidente de trânsito em Parnaíba

Em desfavor de um dos envolvidos no acidente, havia um mandado de prisão em aberto com base no crime de roubo Acidente ocorrido no cruzamento da Av. Dr. João Silva Filho e Rua Horizonte.  Uma equipe da Divisão de Trânsito do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Parnaíba, sob coordenação do Tenente Souza Filho, atendeu uma ocorrência de acidente de trânsito do tipo colisão por volta das 12hs desta quarta-feira (20) no cruzamento da Avenida  Dr. João Silva Filho com a Rua Horizonte, no bairro Piaui. Na colisão houve apenas danos materiais. O fato envolveu um veiculo Mercedes Bens de cor Branca, com placas de Teresina-PI e um Chevrolet Montana, de cor prata, com placas de Parnaíba-PI. Após buscas no banco de dados, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto em desfavor do condutor do veículo Montana, identificado como Joran Márcio Santos Nascimento, de 38 anos de idade, com base no crime de roubo.  Mandado de prisão. Em razão do fato, o foragido foi conduzido à Central de

Assaltante leva dinheiro de padaria em Parnaíba; veja vídeos

Homem ainda não identificado, levou dinheiro que estava no caixa da padaria na tarde deste sábado (16) Assaltante leva dinheiro de padaria em Parnaíba. - Foto: Reprodução WhatsApp. Um homem foi flagrado pelas câmeras de segurança da Padaria Pão da Vida ao assaltar o estabelecimento que fica situado próximo ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), na Rua Ricardo Rodrigues Coimbra, no bairro Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, litoral do Piauí. O criminoso levou o dinheiro - valor subtraído não mencionado, e ameaçou a funcionária com uma suposta arma de fogo. O assalto aconteceu por volta das 14h deste sábado, 16 de janeiro. Nas imagens é possível ver o assaltante se passando por cliente e solicitando à funcionária um produto que estava na vitrine. A vítima atende a solicitação do homem e quando se dirige ao caixa, ela é abordada pelo indivíduo portando uma suposta arma de fogo, e logo em seguida solicita que ela entregue o dinheiro do caixa. Veja: . Vídeos: Reprodução/WhatsApp. Segundo

Idoso é preso enquanto fazia o Enem dentro de escola em Parnaíba

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, havia um mandado de prisão em aberto contra o homem e a Polícia Civil, após saber que ele faria o exame, decidiu dar cumprimento Idoso é preso enquanto fazia o Enem dentro de escola em Parnaíba. - Foto: Portal do Catita. Um idoso de 70 anos de idade, identificado apenas pelas iniciais J. F. F. L., foi preso na tarde deste domingo (17) enquanto realizava o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, em Parnaíba, litoral do Piauí. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), havia um mandado de prisão contra o homem pelos crimes de peculato e sonegação fiscal. Segundo o Centro Integrado de Comando e Controle – Operação ENEM, o idoso fazia prova no Colégio Diocesano quando policiais da Delegacia Regional de Parnaíba e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dinte) deram cumprimento ao mandado. A SSP-PI informou que ao tomar conhecimento de que o idoso faria a prova a polícia decidiu realizar a prisão, como parte da Op

Entregador tem moto roubada durante o trabalho na cidade de Parnaíba

Da vítima, os assaltantes ainda levaram um aparelho celular iPhone 7 O entregador de delivery, identificado apenas como Humberto, teve sua motocicleta roubada na noite deste domingo (17) na avenida Cândido Oliveira, bairro Piauí, próximo ao Caic. O fato aconteceu por volta das 21h30, quando a vítima se dirigia para uma entrega na região.  De acordo com Humberto, dois homens transitando em uma motocicleta marca/modelo Honda Broz 150cc de cor vermelha utilizando uma suposta arma de fogo o abordaram. Além da moto, eles surrupiaram um celular modelo iPhone 7. Os indivíduos deixaram a caixa térmica utilizada para transportar os alimentos. A vítima procurou a polícia ainda na noite deste domingo e registrou um Boletim de Ocorrência.  Humberto também iniciou uma campanha com objetivo de tentar localizar a motocicleta roubada, marca/modelo Pop, ano 2020, placa QRX 8E01. Fotos: Reprodução/WhatsApp. Quem tiver informações sobre o paradeiro do veículo, pode entrar em contato através do telefone:

Força Tática prende homem e apreende revólver e outros objetos em Parnaíba

A prisão do indivíduo aconteceu após o registro de duas ocorrências na noite desta segunda-feira (18) Na noite desta segunda-feira, 18 de janeiro, após o atendimento de duas ocorrências seguidas, sendo uma de homicídio e a outra, de tentativa de homicídio, duas equipes da Força Tática de Parnaíba, iniciaram diligências a fim de capturar os acusados dos crimes. Veja também:  Em Parnaíba, mulher é executada a tiros dentro da própria residência. As equipes lograram êxito e conseguiram prender um dos homens, identificado como Carlos Eduardo Pereira Carvalho, de 40 anos de idade, ligado diretamente com os crimes mencionados anteriormente, sendo ele reconhecido por uma das vítimas. Carlos Eduardo Pereira Carvalho (acusado). - Foto: Piauí em Dia. Com o acusado, foi apreendido um revólver calibre 38, celulares, entre outros objetos. O homem foi encaminhado à Central de Flagrantes de Parnaíba juntamente com o material apreendido para os devidos procedimentos legais. Fotos: Força Tática. Edição