Parnaíba recebe primeiro lote da CoronaVac e vacinação inicia nesta quarta-feira (20)

Nessa primeira fase, terão atenção especial os idosos e os profissionais que convivem diariamente na prevenção ao vírus
Chegada das vacinas ao Aeroporto de Parnaíba. - Foto: Reprodução/WhatsApp.
Após a liberação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), as primeiras doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório Sinovac, chegaram à Parnaíba. A aeronave transportando as 1.314 doses da vacina pousou no Aeroporto Internacional de Parnaíba – Prefeito Dr. João Silva Filho – na manhã desta terça-feira (19), às 7h30

A orientação do Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, é para que a Secretaria Municipal de Saúde, nessa primeira fase, tenha atenção especial aos idosos e aos profissionais que convivem diariamente na prevenção ao vírus.
Leidiane Pio (Secretária de Saúde) e Charles Lima (chefe de imunização). - Foto: Divulgação/Prefeitura de Parnaíba.
A Secretária de Saúde do Município, Leidiane Pio, esclareceu que as doses da vacina chegarão aos poucos, assim como acontece nas campanhas de vacinação, e que nessa primeira fase as doses serão aplicadas nos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19 e em pessoas idosas acima de 75 anos, que estão em asilos.

Com relação ao inicio da vacinação no restante da população a Secretária esclarece: “Nós ainda não temos uma previsão para a vacinação de toda a população. Temos um calendário que irá trabalhar com a população institucionalizada de 60 a 75 anos. Infelizmente, as doses que recebemos hoje não serão suficientes para vacinar nem todos os profissionais de saúde”, pontuou a secretária.

Charles Lima, chefe de imunização do município, enfatizou que as doses recebidas nesse primeiro lote atenderão a 34% dos profissionais de saúde e que será dado prioridade aos que estão trabalhando em contato direto com o vírus (médicos, enfermeiros, técnicos de UTI, funcionários dos Prontos-socorros e Centros Covid).

“À medida que o Ministério da Saúde for enviando mais lotes da vacina, a Secretaria Municipal de Saúde irá ampliar e avançar na vacinação. O objetivo é que toda a população esteja vacinada antes do final do ano”, disse.
Edição In Foco: Eduardo Machado.

Postar um comentário

0 Comentários