Pular para o conteúdo principal

ANEEL suspende corte de energia por inadimplência de consumidores de baixa renda

A medida vale até 30 de junho, para os consumidores da tarifa social de energia elétrica, contemplando aproximadamente 12 milhões de famílias

Por Eduardo Machado, In Foco.
17h57.
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL decidiu nesta sexta-feira (26/03) suspender o corte de energia dos consumidores de baixa renda, por inadimplência, em todo o Brasil. A medida vale até 30 de junho, para os consumidores da tarifa social de energia elétrica, contemplando aproximadamente 12 milhões de famílias.
Continua depois da publicidade.
A tarifa social é uma política pública que concede descontos na conta de luz para as famílias de baixa renda. Com ela, o consumidor recebe um abatimento mensal na conta de luz que varia de acordo com a tabela de consumo. Tem direito ao desconto as famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, ou famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento - nesse caso, com renda mensal de até três salários-mínimos. Também tem direito as famílias com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada. 

A decisão de hoje da ANEEL não isenta esses consumidores do pagamento pelo serviço de energia elétrica, mas tem como objetivo garantir a continuidade do fornecimento àqueles que, neste momento de pandemia, não tem condições de pagar a sua conta.

Também está vedado o corte de energia de unidades consumidoras com equipamentos vitais à preservação da vida e dependentes de energia elétrica, além de unidades de saúde, a exemplo de hospitais e centros de produção, armazenamento e distribuição de vacinas.

Outra medida importante para as famílias de baixa renda é a manutenção dos descontos tarifários, considerando a suspensão das ações de averiguação e de revisão cadastral do Cadastro Único pelo Ministério da Cidadania.
Continua depois da publicidade.
Procure um (a) consultor (a) Jequiti através do WhatsApp (86) 98181 7779.

Outro ponto que beneficia todos os consumidores e as distribuidoras é a suspensão do prazo para o corte de energia de faturas antigas. Com isso, os consumidores passam a dispor de mais tempo para quitar suas contas e as distribuidoras podem direcionar equipes para atividades mais prioritárias.

As medidas aprovadas nesta sexta terão validade até 30 de junho de 2021, podendo ser reavaliadas ou prorrogadas a depender da evolução da pandemia no país. Para viabilizar essas providências, durante esse prazo de vigência da resolução, as distribuidoras podem suspender o pagamento das compensações por eventual má qualidade do serviço. Até 31 de dezembro de 2021, as distribuidoras deverão creditar as compensações não pagas aos consumidores. O índice de correção será deliberado pela diretoria da ANEEL ainda este ano, quando for votada a consolidação das regras de atendimento ao consumidor de energia elétrica.

O funcionamento dos postos de atendimento presencial e de outros canais está mantido, bem como todas as demais regras de prestação do serviço público. As distribuidoras poderão deixar de cumprir alguma de suas obrigações somente em caso de decretação local de medidas de restrição pelo poder público competente que afetem a prestação do serviço público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa Freitas anuncia loja em Parnaíba e já está recebendo currículo

A Casa Freitas se juntará a outros grandes empreendimentos que chegaram recentemente na cidade Imagem meramente ilustrativa. - O Povo. A Casa Freitas, uma loja de departamentos que oferece a mais completa variedade de produtos para os seus clientes anuncia sua instalação em Parnaíba. O município mesmo em meio a uma pandemia, segue mostrando sua força no norte do Piauí e numa região que abrande vários municípios do Maranhão e Ceará. Fundada em 1959, a empresa abrirá uma filial na cidade, contribuindo para mais geração de emprego e renda. Anuncio nas redes sociais oficiais da Casa Freitas. - Imagem: perfil oficial no Facebook. A empresa que conta com cerca de 20 lojas distribuídas em três estados nordestinos e um nortista oferece mais de 50 mil itens em utilidades para o lar, decoração e brinquedos. A proximidade aos consumidores, lojas amplas e climatizadas e a facilidade de pagamento são fatores que impactam na permanência da Casa Freitas como representante do segmento. A Casa Freitas

Noroeste anuncia sua 1ª loja na cidade de Parnaíba

A inauguração está prevista para o mês de abril Por Eduardo Machado, In Foco. 16h24. - Última atualização: às 16h49. Inauguração da Loja Noroeste, em Açailandia-MA. - Foto tirada em dezembro de 2020: Google. Reconhecida como referência no ramo da moda, o Grupo Noroeste anuncia sua 1ª loja na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. O município mesmo em meio a uma pandemia, segue mostrando sua força no norte do Piauí e numa região que abrange vários municípios do Maranhão e Ceará. Continua depois da publicidade. A história do Grupo Noroeste começou em 10 de outubro de 1994, data da inauguração da primeira Loja Noroeste na cidade de Teresina, capital do Piauí. Sempre atualizada, a Noroeste expandiu-se, e hoje a rede já conta com 25 lojas distribuídas no Piauí, Maranhão e Tocantins, duas fábricas têxteis e quase dois mil funcionários. O atendimento é de excelência e as lojas são padronizadas, modernas e confortáveis buscando assim valorizar a comodidade do consumidor, e a sua satisfação. Rec

Assaltante leva dinheiro de padaria em Parnaíba; veja vídeos

Homem ainda não identificado, levou dinheiro que estava no caixa da padaria na tarde deste sábado (16) Assaltante leva dinheiro de padaria em Parnaíba. - Foto: Reprodução WhatsApp. Um homem foi flagrado pelas câmeras de segurança da Padaria Pão da Vida ao assaltar o estabelecimento que fica situado próximo ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), na Rua Ricardo Rodrigues Coimbra, no bairro Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, litoral do Piauí. O criminoso levou o dinheiro - valor subtraído não mencionado, e ameaçou a funcionária com uma suposta arma de fogo. O assalto aconteceu por volta das 14h deste sábado, 16 de janeiro. Nas imagens é possível ver o assaltante se passando por cliente e solicitando à funcionária um produto que estava na vitrine. A vítima atende a solicitação do homem e quando se dirige ao caixa, ela é abordada pelo indivíduo portando uma suposta arma de fogo, e logo em seguida solicita que ela entregue o dinheiro do caixa. Veja: . Vídeos: Reprodução/WhatsApp. Segundo