PPP do Aeroporto de ParnaĆ­ba deve ser licitada ainda no primeiro semestre de 2021

A PPP vai melhorar a qualidade dos serviƧos aeroportuĆ”rios e fomentar o turismo e desenvolvimento na regiĆ£o do litoral piauiense

Por Eduardo Machado, In Foco.
18h03.

Vista aƩrea do Aeroporto de Parnaƭba. - Foto: Google.
EmpresĆ”rios e representantes do setor de turismo da regiĆ£o de ParnaĆ­ba participaram da audiĆŖncia pĆŗblica da Parceria PĆŗblico Privada (PPP) do Aeroporto de ParnaĆ­ba, na manhĆ£ desta terƧa-feira (13). A empresa vencedora da licitaĆ§Ć£o, que estĆ” prevista para maio deste ano, ficarĆ” responsĆ”vel pela administraĆ§Ć£o, conservaĆ§Ć£o, implantaĆ§Ć£o de melhorias e operaĆ§Ć£o aeroportuĆ”ria no aeroporto. A concessĆ£o serĆ” de 32 anos e tem valor estimado de investimento de cerca de R$ 112 milhƵes.
PPP do Aeroporto de ParnaĆ­ba deve ser licitada ainda no primeiro semestre de 2021. - Foto: divulgaĆ§Ć£o/Governo do PiauĆ­.
A audiĆŖncia teve o objetivo de apresentar Ć  sociedade os resultados dos estudos do projeto, a fim de fechar um modelo de contrato que tenha a cara da populaĆ§Ć£o e contemple as suas demandas. “Esse projeto vem sendo estruturado pela SuperintendĆŖncia de Parcerias e ConcessƵes (Suparc) e acompanhado pela Secretaria da AviaĆ§Ć£o Civil do Governo Federal, e Ć© extremamente importante para o turismo nessa regiĆ£o. Estamos focando na modernizaĆ§Ć£o da infraestrutura do aeroporto e promover melhorias na prestaĆ§Ć£o dos serviƧos sobretudo para o usuĆ”rio, desenvolvendo vĆ”rias cadeias produtivas e fomentar o crescimento da economia local”, comentou a superintendente da Suparc, Viviane Moura.

ParnaĆ­ba Ć© a segunda maior cidade do estado do PiauĆ­, com diversos polos geradores de viagem como universidades, hospitais, centros de tecnologia e Ć”rea de produĆ§Ć£o agrĆ­cola e industrial. A cidade se destaca pelo potencial turĆ­stico: Ć© uma das paradas da Rota das EmoƧƵes, passeio que inclui Jericoacoara (CE) e LenĆ§Ć³is Maranhenses (MA), que recebe cerca de um milhĆ£o de visitantes por ano. AlĆ©m disso, Ć© a base para conhecer o Delta do ParnaĆ­ba, Ćŗnico delta em mar aberto das AmĆ©ricas. Esse Ć© o aeroporto mais prĆ³ximo da Europa.

Nos Ćŗltimos quatro anos, o Aeroporto de ParnaĆ­ba movimentou uma mĆ©dia de oito mil passageiros por ano. Em 2014 e 2015, com as obras de ampliaĆ§Ć£o da pista e entrada da Empresa Azul no aeroporto, a movimentaĆ§Ć£o atingiu o pico de 14,8 mil passageiros. “ParnaĆ­ba tem uma infraestrutura privilegiada levando em consideraĆ§Ć£o aeroportos regionais. A cidade Ć© um ponto turĆ­stico que se destaca no cenĆ”rio internacional, sendo um destino bastante procurado para inclusive o turismo do esporte, principalmente com relaĆ§Ć£o ao kitesurf”, ressaltou Carina CĆ¢mara, superintendente de Turismo da Setur.

Com as melhorias e ampliaƧƵes propostas, a estimativa da movimentaĆ§Ć£o de passageiros em 2050 Ć© de 500 mil. Ainda nessa projeĆ§Ć£o, a receita anual para o aeroporto em 2050 estĆ” estimada em R$ 16,69 milhƵes. “A PPP do aeroporto de ParnaĆ­ba Ć© uma soluĆ§Ć£o integrada para melhorar o polo turĆ­stico, criar um centro de negĆ³cios, ser um ponto de desenvolvimento social e fomentar a aviaĆ§Ć£o regional”, destacou Rodolpho Oliveira Santos, responsĆ”vel pelos estudos do projeto.

O aeroporto tem ainda potencial de ser um centro de distribuiĆ§Ć£o de cargas, considerando sua localizaĆ§Ć£o central em relaĆ§Ć£o a outras grandes cidades do Nordeste. TambĆ©m estĆ” prĆ³ximo de uma zona de processamento de exportaĆ§Ć£o (ZPE) e pode ser utilizado na importaĆ§Ć£o de insumos, assim como na exportaĆ§Ć£o da produĆ§Ć£o, e algumas cargas poderiam ser movimentadas atĆ© o aeroporto, como farmacĆŖuticos e outros produtos com valor agregado elevado.

O presidente da Investe PiauĆ­, Victor Hugo, fez uma apresentaĆ§Ć£o geral dos projetos e aƧƵes da instituiĆ§Ć£o, como a ZPE e o Porto de LuĆ­s Correia, alĆ©m de dar apoio na PPP do aeroporto de ParnaĆ­ba. “Buscamos atrair investimentos privados para o estado, aumentando as perspectivas de novos negĆ³cios. O Governo criou essa empresa de economia mista para dar suporte e ao mesmo tempo compreender como todos esses equipamentos se conectam em uma plataforma logĆ­stica no norte do estado do PiauĆ­”, disse.

Esta foi a segunda audiĆŖncia pĆŗblica da PPP do aeroporto. A primeira aconteceu em Teresina na Ćŗltima segunda-feira (12), e estĆ” disponĆ­vel para ser assistida no canal do Governo do PiauĆ­ no Youtube e no Facebook da PPP PiauĆ­.

Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios