Sesapi intensifica barreiras sanitárias em Parnaíba e 25 municípios com divisa no Maranhão

As medidas buscam ampliar o trabalho de detecção e acompanhamento de novos casos, além de ser uma medida diretamente ligada a prevenção da contaminação da cepa indiana, devido a um caso identificado no Maranhão

Por Eduardo Machado, In Foco.
19h26. - Última atualização: às 19h50.
Reunião com equipe técnica da Sesapi.
O Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto se reuniu na manhã desta terça-feira (25/05), juntamente com uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde que integra o programa Busca Ativa e com representante do comando da Polícia Militar para discutir estratégias e o reforço de barreiras sanitárias nas divisas do estado. As medidas buscam ampliar o trabalho de detecção e acompanhamento de novos casos, além de ser uma medida diretamente ligada a prevenção da contaminação da cepa indiana, devido a um caso identificado no Maranhão na última semana.

MATÉRIA RELACIONADA:

O reforço das barreiras sanitárias em 25 pontos de divisa entre os estados do Piauí e Maranhão, e na cidade de Parnaíba, foi a principal ação discutida na reunião. As barreiras vem se mostrando essenciais no enfrentamento a pandemia desde seu início, em abril de 2020, quando se tornaram peças fundamentais na conscientização da população que se desloca pelo estado e a identificação e rastreamento de novos casos da Covid-19 no estado.
Continua depois da publicidade.

Informações: (86) 99925 6750.

O Secretário Florentino Neto destaca que o objetivo é a intensificação do trabalho das barreiras sanitárias nos pontos essenciais do estado, como divisas, rodoviárias e aeroportos. “Neste momento, o que nos chama mais a atenção, e se mostra como nossa prioridade, é a intensificação das barreiras sanitárias nos limites com o estado do Maranhão. Fizemos uma revisão das 25 barreiras, além das barreiras de Teresina, que atuam nas divisas entre os dois estados, elas serão reforçadas e trabalharão 24 horas por dia para que possam identificar casos sintomáticos e suspeitos, dando o direcionamento que os protocolos recomendam”, disse o secretário Florentino Neto.
As 25 barreiras que serão reforçadas estão localizadas nos municípios de Ilha Grande, Teresina, Gilbués, Santa Filomena, Ribeiro Gonçalves, Uruçuí, Antônio Almeida, Porto Alegre do Piauí, Guadalupe, Jerumenha, Floriano, Amarante, Palmeirais, Nazária, União, Miguel Alves, Porto, Campo Largo do Piauí, Matias Olímpio, Madeiro, Joca Marques, Luzilândia, Joaquim Pires, Murici dos Portelas e Buriti dos Lopes.
O Tenente Coronel Francisco Ramos participou da reunião como representante da Polícia Militar, que vem atuando com uma parceria direta nos trabalhos das barreiras. “Vamos intensificar as abordagens nas barreiras, apoiando as equipes do Busca Ativa e dando assim a garantia que eles executem os seus trabalhos. O principal foco nesse momento serão as barreiras localizadas nas divisas do Maranhão e queremos garantir esse trabalho que tem o foco apenas de garantir a vida dos piauienses”.

Tenente Coronel Francisco Ramos

Dilia Falcão é coordenadora do Programa Busca Ativa, que é responsável pela execução das barreiras sanitárias no estado. Ela reforça que neste momento é essencial o trabalho em conjunto aos municípios, além da cooperação da população, para que as barreiras possam cumprir seu papel de forma efetiva.

Dília Falcão - Coordenadora do Programa Busca Ativa.
“Estamos há um ano trabalhando com as barreiras sanitárias e a cooperação da população é de suma importância. Estamos ali para orientar, mas ao mesmo tempo conseguimos identificar precocemente novos casos e dessa forma podemos ter um acompanhamento mais adequado de casos. Caso alguém esteja se deslocando e esteja com sintomas, procure as barreiras sanitárias, dessa forma a população estará ajudando o trabalho de enfrentamento a pandemia e estaremos cada vez mais perto de ganhar a batalha contra a Covid”.

Postar um comentário

0 Comentários