Peixe-boi encontrado encalhado no Rio Portinho havia perdido equipamento de rastreio

O animal havia sido liberado em Icapuí, no Ceará

Por Eduardo Machado, In Foco.
14h17. - Última atualização: 26/07, às 08h19.
Foto: Divulgação/Instituto Tartarugas do Delta.
Na manhã da última quinta-feira (22/07), a equipe de resgate do Programa de Mamíferos Marinhos (PMM) da Aquasis foi notificada sobre o encalhe de um peixe-boi-marinho (Trichechus Manatus) ocorrido no Rio Portinho, município de Luís Correia, litoral do Piauí. O animal estava morto e tinha um cinto de borracha no pedúnculo caudal, acessório que integra o equipamento de rastreamento de peixes-boi.

MATÉRIA RELACIONADA:

Peixe-boi morre após encalhar no Rio Portinho, no litoral do Piauí

Dessa forma, suspeitou-se imediatamente de que se tratava de um dos animais soltos recentemente em Icapuí, Ceará. Prontamente foi confirmado que se tratava do peixe-boi de nome Maceió, solto em 25 de maio de 2021 na Praia de Peroba, em Icapuí-CE. O animal perdeu o equipamento de rastreamento após 7 dias da sua liberação e não foi mais encontrado, apesar dos esforços intensos da equipe de monitoramento da Aquasis.

O resgate da carcaça foi realizado com apoio das equipes do Instituto Tartarugas do Delta, Apa Delta do Parnaíba e Amancio Osteomontagem, dentre outros orgãos públicos locais. O peixe-boi foi levado para o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM) da Aquasis, em Caucaia-CE, para realização da necropsia e investigação da causa da morte.

No exame foram verificadas diversas cicatrizes e cortes na pele, alguns sugestivos de terem sido provocados por hélices de embarcação. A escápula, osso da região equivalente ao ombro nos peixes-boi, estava fraturada e haviam hemorragias nos músculos do local.

Em função da dor, estresse e limitação nos movimentos, o animal passou a apresentar dificuldades para se alimentar, perdeu peso e desenvolveu inflamações graves no estômago e intestino. O quadro clínico do peixe-boi evoluiu de forma negativa, ficou bastante debilitado e acabou morrendo por afogamento.

Exames para diagnósticos complementares serão realizados para auxiliar na melhor compreensão do caso.

Diante desses achados, acredita-se que Maceió foi atropelado acidentalmente por alguma embarcação. O acidente aconteceu há pelo menos 15 dias, porém não é possível afirmar em qual localidade ocorreu, considerando as correntes de deriva litorânea no Ceará que podem deslocar um animal como este por centenas de quilômetros em poucos dias.

"A equipe da Aquasis está consternada com a morte do Maceió, animal que foi resgatado ainda recém-nascido, após encalhar no Pontal do Macéio, em Fortim-CE. Foi cuidado com muita responsabilidade, carinho e dedicação pelos nossos profissionais e voluntários durante mais de sete anos. Apesar da perda difícil, seguiremos firmes com o nosso compromisso de atuar pela conservação desta espécie ameaçada de extinção. Agradecemos ao apoio e solidariedade de todos os amigos, parceiros, colaboradores e voluntários que se juntam a nós nessa causa nobre", disse a equipe da Aquasis.

Postar um comentário

0 Comentários