Sesc Piauí inaugura biblioteca-trem em Parnaíba

A iniciativa é do Serviço Social do Comércio – Sesc Piauí e homenageia a parnaibana que é professora, poetisa e escritora, além de membro da Academia Parnaibana de Letras (APAL)

Por Eduardo Machado, In Foco.
21h49.
O primeiro vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Valdeci Cavalcante, e o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac no Piauí, Denis Cavalcante, inauguraram na noite da última quinta-feira (29/07) a Biblioteca-Trem Maria Dilma Ponte de Brito, localizada na Praça Mandu Ladino, em Parnaíba.


A iniciativa é do Serviço Social do Comércio – Sesc Piauí e homenageia a parnaibana que é professora, poetisa e escritora, além de membro da Academia Parnaibana de Letras (APAL). “É uma alegria inaugurar essa biblioteca que é inédita no país: a primeira sobre trilhos. Esse espaço vai facilitar o acesso aos livros e fomentar a educação e a leitura, homenageando uma grande intelectual parnaibana que é a Maria Dilma”, afirmou Valdeci Cavalcante.

Maria Dilma agradeceu a homenagem e lembrou a importância dos livros. “Os livros são alimentos da alma. Eu, que sempre fui frequentadora de bibliotecas, nunca imaginei que um dia teria uma com meu nome. Agradeço a oportunidade de representar um espaço que, além de formar novos leitores, também vai preservar a cultura de nossa cidade”, disse.
Fotos: Divulgação/Sesc.
A biblioteca funcionará de terça a sexta-feira, das 16h às 20h, e aos sábados e domingos das 16h30 às 20h30. O acervo é de 1.080 livros, contendo títulos da literatura infanto-juvenil, infantil e de autores parnaibanos. Por conta da pandemia, inicialmente, o acesso à biblioteca será reduzido.

Sobre Maria Dilma Ponte de Brito.

Nascida em Parnaíba (PI) em 08 de setembro de 1953, Maria Dilma é cronista, poetisa, dramaturga, jornalista e professora. Pós-graduada em Administração de Empresas, bacharela em Direito e mestra em Educação.

Foi servidora do Serviço Social do Estado e do Banco do Brasil, trabalhando nas cidades de Luzilândia, Piripiri e Parnaíba onde também exerceu a profissão de professora.

Ministrou aulas da alfabetização de adultos até o ensino universitário na UFDPar, UFPI e UESPI. Também foi presidente da Cooperativa Artesanal Mista de Parnaíba.

Desde muito cedo cultivou o gosto pela leitura e escrita, o que lhe levou a publicar cinco obras: Histórias de Marilu, Assim é a vida, Vou te contar, Lero-lero e O Quinto.

É membro da APAL, da Academia de Ciências do Piauí, do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba e da Academia Piauiense de Trovas.

Postar um comentário

0 Comentários