Prefeito Mão Santa participa de celebrações em homenagem aos 199 anos do Piauí

A data foi comemorada com eventos culturais, religiosos e homenagem a personalidades que contribuíram para o crescimento da cidade de Parnaíba

Por Eduardo Machado, In Foco.
18h11. - Última atualização: às 18h23.
O prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza (Mão Santa), participou nesta terça-feira (19/10), de celebrações em homenagem aos 199 anos de adesão do Piauí à independência do Brasil. A data foi comemorada com eventos culturais, religiosos e homenagem a personalidades que contribuíram para o crescimento da cidade de Parnaíba.

Em respeito à data, que representa o heroísmo do povo parnaibano em levantar o primeiro grito de independência no estado do Piauí, o prefeito Mão Santa cumpriu o calendário e manteve o feriado nas instituições públicas municipais.

As comemorações pelo dia do Piauí tiveram início ainda na segunda-feira (18/10), com um show/live que contou com a participação de artistas de renome nacional, como Avine Vinny. Já nesta terça-feira (19), foi realizada uma missa em ação de graças na paróquia de Santa Luzia. Em seguida, às 18h houve a celebração de um culto, também em ação de graças, no Centro de Qualificação Profissional Janete de Moraes Souza, seguido de cerimônia da outorga de medalhas e diplomas do mérito municipal, a maior honraria civil do município de Parnaíba.
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Parnaíba.
“Essa data é nossa, é da Parnaíba, naquela época (1922) a comunicação era lenta, então houve o grito da independência em setembro e a notícia só chegou por aqui muito tarde. O Maranhão foi contra (a independência), o Pará foi contra, e nós nos levantamos, nós demos o grito da independência no estado do Piauí, houve batalhas, houve mortes. Mas nós, capitaneados pelo Simplício Dias da Silva, lutamos, morremos e declaramos o Piauí independente. Claro, a história está aí, as lutas, as mortes não foram aqui em Parnaíba, mas foram consequência do nosso grito de liberdade. Sabendo que Parnaíba gritou pela liberdade, pela independência, Fidié veio com suas tropas para cá, mas, a nossa luta foi às margens do rio Jenipapo, em Campo Maior, onde muitos parnaibanos pereceram pela independência do Brasil”, destacou o prefeito Mão Santa.

VEJA TAMBÉM:

Postar um comentário

0 Comentários