PRF apreende 29,37 m³ de madeira sendo tranportada ilegalmente na BR 343, no norte do PI

O condutor do caminhão que etava sendo transportada a madeira foi autuado por crime ambiental

Por Eduardo Machado, In Foco.
20h02.
Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal.
Na manhã desta terça-feira, 30 de novembro, Policiais Rodoviários Federais realizaram a apreensão de 29,37 m³ de madeira (estacas de sabiá – Mimosa caesalpiniifolia) que estava com a documentação ambiental com dados inconsistentes/irregulares. Os policiais identificaram o crime ambiental, ao abordar a carreta marca/modelo Volvo/FH 460 6x2T, conduzida por um homem de 44 anos, na BR 343, na cidade de Piripiri, na região norte do Piauí.

Além da documentação ambiental inválida, por conta dos dados inconsistentes, os policiais verificaram que a nota fiscal permitia o transporte de até 25 m³ de madeira, contudo, na medição os PRF's perceberam que havia um excesso de volumetria de 4,37 m³, totalizando 29,37 m³. A carga vinha de Coreaú-Ceará com destino a Vila Pavão-Espiríto Santo.

A Empresa Proprietária do veículo e da carga foram enquadradas no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais.

Toda a madeira apreendida foi colocada à disposição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar-PI), bem como o veículo, que foi apreendido no pátio da PRF de Piripiri. O condutor assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência e se comprometeu a comparecer em audiência judicial na comarca da cidade de Piripiri para prestar esclarecimentos da prática delituosa.

Postar um comentário

0 Comentários