Obras para o alfandegamento da ZPE Parnaíba serão inauguradas em fevereiro, diz governo

Como parte da programação de inauguração, será realizado o IV Fórum Brasileiro de ZPEs com foco na troca de experiências entre gestores e investidores e no fomento da cultura exportadora

Por Eduardo Machado, In Foco.
21h19.
Foto: Divulgação/Ascom.
A Zona de Processamento de Exportação do estado do Piauí (ZPE) Parnaíba estará com toda a sua infraestrutura concluída até a metade de fevereiro de 2022, com o cumprimento das exigências da Receita Federal para o alfandegamento. A garantia do Governo do Estado foi transmitida pelo presidente da empresa pública Investe Piauí e da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba, o economista Victor Almeida.

Como parte da programação de inauguração, será realizado o IV Fórum Brasileiro de ZPEs com foco na troca de experiências entre gestores e investidores e no fomento da cultura exportadora. A inauguração da ZPE piauiense está prevista para ocorrer, no dia 14 de fevereiro, em cerimônia presidida pelo governador Wellington Dias.

“Os últimos investimentos na ZPE Parnaíba são da ordem de R$ 8 milhões, oriundos do caixa do Governo do Estado do Piauí”, informou Victor Almeida, ressaltando que a ZPE representa um investimento estadual de mais de R$ 50 milhões desde o início das suas obras.

Sobre a etapa de investimentos que será inaugurada em fevereiro de 2022, o presidente da ZPE informou que se trata de um volume suficiente para a conclusão do processo de alfandegamento, a partir de quando as empresas ali instaladas poderão operar de acordo com o novo Marco Legal das ZPEs brasileiras. “Nós assumimos, no dia 4 de abril desse ano e, de lá para cá, realizamos todas as licitações, contratações necessárias para a conclusão do que é exigido pela Receita Federal, pelo CZPE e pelo Ministério da Economia; não há nada pendente da parte do Governo do Estado do Piauí para o alfandegamento da ZPE Parnaíba”, assegurou.

Nesta última etapa de implantação da ZPE foram realizadas obras importantes como reforma de todos os prédios, aquisição e implantação de balança rodoviária no “gate” (portão) de acesso e saída da área alfandegada, gerador de energia de grande capacidade, torres autoportantes para suporte aos setores de tecnologia da informação e vigilância, implantação de sistemas de vídeo-monitoramento e data-center, cercamento e colocação de piso intertravado na área de despacho aduaneiro, dentre outras obras necessárias ao alfandegamento.

Sobre o IV Fórum de ZPEs, que será realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro, dentro da programação de inauguração da ZPE Parnaíba, Vitor Almeida ressaltou que será um importante resgate, pois o evento bienal teve a sua última edição em 2013, tendo permanecido em compasso de espera do novo Marco Legal das ZPEs que só passou a vigorar recentemente. O Fórum objetiva discutir temas ligados ao funcionamento das ZPEs e sobre a indústria exportadora e o comércio exterior.

Postar um comentário

0 Comentários