Piauienses em condições análogas à escravidão são resgatados no Distrito Federal

Após o recebimento da denúncia pelo Copom (190), policiais militares compareceram ao endereço indicado

Por Eduardo Machado, In Foco.
21h27.
Policiais militares resgataram 10 trabalhadores em condições análogas à escravidão em operação, na tarde de sábado (25/12), na DF-180, Rancho Paixão, área Rural do Gama-Distrito Federal. A ação contou com a ajuda de policiais do 9º Batalhão e Batalhão de Policiamento Rural.

Após o recebimento da denúncia pelo Copom (190), policiais militares compareceram ao endereço indicado. No local, foram retirados diversos trabalhadores em situação degradante, sem condições de permanecerem no local e oriundos do estado do Piauí.

Os trabalhadores atuavam na lavoura de hortaliças e contaram que foram para trabalhar, porém estavam sem alimentação, sem pagamento, sem material adequado para fazer a higienização pessoal e sem condições de sair do local.
Os trabalhadores contaram ainda que, no dia do resgate, foi fornecido arroz com farinha como refeição, trabalharam muitas horas além do normal. Além disso, tinham que pagar pela passagem do Piauí para o Distrito Federal e também pagar pelo colchão que estavam dormindo.
Fotos: Divulgação/Polícia Militar do Distrito Federal.
Os policiais identificaram o filho do proprietário da propriedade, que alegou que iria registrar e melhorar as condições, porém não foi o que foi verificado.

Os envolvidos foram encaminhadas até a Delegacia de Policial Federal para registro de ocorrência. Na Polícia Federal foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante (APF) pelo artigo 149 do Código Penal - reduzir alguém a condição análoga à de escravo.

Após encerramento do Auto de Prisão em Flagrante, os trabalhadores foram conduzidos pela Polícia Militar até um hotel no Pistão Sul, em Taguatinga. A empresa junto com a advogada providenciou a hospedagem até o dia que eles voltassem para o Piauí.

Postar um comentário

0 Comentários