Livro sobre história e memória da cidade de Parnaíba é lançado por professor da Uespi

O professor Sérgio Luiz explica que o livro reúne oito artigos nas áreas de História, Memória, Política, Cultura, Atualidades e Jornalismo

Por Eduardo Machado, In Foco.
15h28.
Livro sobre história e memória da cidade de Parnaíba é lançado por professor da Uespi. - Foto: Ascom.
O professor do curso de História da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Sérgio Luiz da Silva, está na organização do livro “Parnaíba: história, memória e cidade”. O lançamento acontece nesta sexta-feira (14), às 19h30min, no Parque das Ruínas, área externa do Porto das Barcas, localizado em Parnaíba.

Essa é a quarta edição de um projeto editorial organizado pelo professor Frederico Osanam intitulado “Parnaíba”. Nesse sentido, que tem como foco, divulgar histórias que vivem na memória de muitas pessoas na cidade de Parnaíba. O objetivo do projeto, desde 2013, é reunir artigos e publicações memorialísticos de historiadores de todo o Piauí.

Nesse ano, a obra é organizada pelos professores Frederico Osanam (Ufpi), Francisco José Leandro Castro (Ufpi) e Sérgio Luiz da Silva (Uespi).

O professor Sérgio Luiz explica que o livro reúne oito artigos nas áreas de História, Memória, Política, Cultura, Atualidades e Jornalismo. “Temos artigos muito interessantes que relacionam-se com a história e construção da memória da cidade de Parnaíba. O objetivo é dar visibilidade tanto para a cidade quanto para os próprios pesquisadores. Dentre os historiadores, temos quatro da nossa universidade”, ressalta.

Professores têm seus artigos publicados

A publicação conta com artigos de professores da Uespi. São esses: Dr. Idelmar Gomes Cavalcante Júnior, Dr. Fernando Bagiotto Botton e Dr. Felipe Ribeiro (os três da Uespi de Parnaíba) e o professor Me. Sérgio Luiz da Silva Mendes (campus de Floriano).

Sobre o seu artigo feito em parceria com a professora Cláudia Fontenele, Inovação e o Jornalismo da prescrição comportamental no final dos anos de 1970, o professor Sérgio Luiz pontua que foi um estudo que ele mesmo desenvolveu no seu doutorado.

“O nosso trabalho está na área de Jornal e Inovação. No texto falamos sobre a imprensa alternativa e como eles construíram as notícias em prol de melhoras sociais”, fala.

O professor Idelmar Gomes submeteu para a publicação um artigo intitulado: O flerte hétero-distópico entre Bolsonaro e Francisco Moraes Souza: um estudo sobre renascimento do mãosantismo e a sua aliança com o bolsonarismo (2016-2020).

“O livro em questão busca fomentar a historiografia da cidade de Parnaíba com construções e pesquisas a partir da perspectivas de historiadores. Antes do projeto, a cidade precisa explorar ainda mais essas temáticas. Nesse sentido, o artigo traz reflexões e discussões atuais sobre questões que estamos vivenciando atualmente tanto em Parnaíba tanto no Brasil”, conclui o professor.

VEJA TAMBÉM:

Postar um comentário

0 Comentários