Obras avançam e inauguração da primeira etapa da adutora do litoral acontecerá em março

Esta primeira etapa possibilitará que cerca de 700 novas ligações sejam feitas, das quase quatro mil previstas no projeto

Por Eduardo Machado, infocopiaui.com
17h21.
Obras avançam e inauguração da primeira etapa da adutora do litoral acontecerá em março.
Foto: Arquivo/In Foco.
Considerada uma das mais importantes obras hídricas do governo do estado, a adutora do litoral vai garantir o abastecimento de água em todos os municípios e povoados da região litorânea do Piauí, beneficiando diretamente uma população de cerca de 200 mil moradores das cidades de Luís Correia, Ilha Grande, Parnaíba e Cajueiro da Praia.

MATÉRIA RELACIONADA:

E com o avanço nas obras, que estão com quase 80% concluídas, a primeira etapa do projeto já tem data de inauguração definida: março deste ano. O anúncio foi feito pelo governador Wellington Dias durante visita a Luís Correia, acompanhado do secretário da fazenda e coordenador do PRÓ Piauí, Rafael Fonteles, e do diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral.

“Com a conclusão dessa etapa, em março, os moradores de Barramares, Arrombado e Carapebas passarão a receber diretamente em suas casas água tratada, limpa e pronta para o consumo todos os dias, e depois será a vez de Sobradinho, Maramar e Macapá”, disse Wellington Dias, adiantando também que até setembro os benefícios da adutora se estenderão a Barra Grande, Cajueiro da Praia e Barrinha, abrangendo toda aquela população.

“São R$ 70 milhões investidos que estão gerando emprego e renda e, é claro, trazendo um importante benefício para região do litoral do Piauí”, afirmou Wellington Dias.

Segundo o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral, esta etapa possibilitará que cerca de 700 novas ligações sejam feitas, das quase quatro mil previstas no projeto.

O gestor também explica que dos reservatórios previstos no projeto, nove já estão prontos. Atualmente, as equipes atuam na construção dos reservatórios nos povoados Sobradinho e Camurupim, neste, também já foi iniciada a construção da estação elevatória. Há ainda frentes de trabalho finalizando a estação elevatória de bombeamento de água do povoado Coqueiro.

“Trata-se de uma obra complexa, que abrange várias frentes de trabalho e nossas equipes têm atuado de forma simultânea, em vários trechos, para concluir o projeto o mais rápido possível e possibilitar que a rede esteja pronta para que a Agespisa possa fazer as ligações internas e levar água às torneiras das casas de milhares de piauienses que moram no litoral. Isso sem contar a importância da obra para o desenvolvimento do turismo, tão importante para essa região”, destaca Leonardo Sobral, ressaltando que a adutora do litoral é um marco no desenvolvimento social, econômico e turístico da região e depois de concluída garantirá um incremento de mais de 6 milhões de metros cúbicos de água na capacidade de reserva do sistema.

O secretário estadual da fazenda e coordenador-geral do PRÓ Piauí, Rafael Fonteles, destacou a importância da adutora para as comunidades do litoral. “É a obra mais reivindicada por todas as comunidades dessa região para ter acesso à água e também para o desenvolvimento dos empreendimentos turísticos. Toda essa região, depois do Coqueiro até Cajueiro da Praia, terá água potável com a adutora do litoral”, disse Fonteles, que também explicou como se dará o cronograma de inaugurações.

“A previsão é inaugurar os três primeiros povoados no dia 4 de março: Barramares, Arrombado e Carapebas; 30 dias depois, Sobradinho, Maramar e Macapá; no meio do ano, Barra Grande, Barrinha e Cajueiro da Praia; e no segundo semestre concluiremos na direção de Ilha Grande. Portanto, o litoral vai ficar 100% atendido com o abastecimento de água de qualidade”, garantiu.

Sobre a adutora do litoral

O sistema da adutora do litoral possui cerca de 82,44 km de extensão da tubulação principal, além de quatro estações elevatórias, 14 unidades de reservatórios e uma unidade reservatório pulmão, localizada no bairro Pindorama, em Parnaíba, com capacidade de 3.540m³ de água tratada, pronta para consumo da população. Mais de 76% da obra já está concluída e a previsão de entrega total é setembro de 2022.

Postar um comentário

0 Comentários