Advogado, jornalista e professor Renato de Britto Bacellar morre aos 76 anos em Teresina

Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed, em Teresina.

Por Eduardo Machado, infocopiaui.com
09h05.
Advogado, jornalista e professor Renato de Britto Bacellar morre aos 76 anos em Teresina.
Foto: Reprodução.
Morreu na noite dessa quarta-feira (23/03) aos 76 anos, o advogado Renato Araribóia de Britto Bacellar. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed, em Teresina, e a causa da morte não foi divulgada.

Renato Araribóia de Britto Bacellar foi advogado, jornalista e professor. Natural de Parnaíba, Dr. Renato Bacellar, como era mais conhecido, foi conselheiro e secretário-geral da OAB Piauí, procurador-geral do município de Teresina, professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e atualmente se dedicava à preservação do museu Pharmacia do Povo, em Parnaíba e à presidência da Fundação Dr. Raul Furtado Bacellar.

Dr. Renato Bacellar também era membro da Academia Parnaibana de Letras. Ele deixa a esposa, três filhos e três netas. O corpo do parnaibano será velado a partir de 11h30 desta quinta-feira (24) em Parnaíba e o corpo será sepultado por volta de 17h no Cemitério da Igualdade.

Por meio de nota, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI) manifestou pesar pela morte do advogado e o presidente da entidade, Celso Barros, decretou luto oficial de três dias na instituição. “Renato era um querido amigo de minha família de longas datas e sempre conversávamos. Um piauiense honrado, com uma vasta biografia, abdicado defensor da cultura e que deixou legado para todos nós. A Advocacia piauiense está de luto”, declarou o presidente da OAB Piauí, Celso Barros”.

Câmara de Parnaíba lamenta a morte do advogado e jornalista Renato Bacellar
Câmara de Parnaíba lamenta a morte do advogado e jornalista Renato Bacellar.
Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Parnaíba.
A Câmara Municipal de Parnaíba (CMP), por meio do seu presidente, Carlson Augusto Cornélio Pessoa e demais vereadores, lamentou profundamente o falecimento do advogado, professor universitário e jornalista Renato Araribóia de Britto Bacellar.

Renato Araribóia de Britto Bacellar também era membro da Academia Parnaibana de Letras (Apal) e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba (IHGGP), além de escritor e presidente da Fundação Doutor Raul Bacellar. Foi vice-prefeito de Teresina e Procurador Geral do Município de Parnaíba. No início deste mês ele foi condecorado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí com a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador José Vidal de Freitas, Classe Especial Medalha Professora Flávia Ribeiro pelos relevantes serviços prestados à instituição e ao estado. Em Teresina participou do livro “Wall Ferraz, o homem e o estadista”, editado pela Fundação Cultural Mons. Chaves. Tem inéditos: “Aspecto histórico da imprensa do Piauí” e “Vida e obra de Wall Ferraz”.

Natural de Parnaíba, Renato Araribóia de Britto Bacellar deixa um grande legado à sua cidade natal, onde contribuiu em diversas causas sociais, econômicas, jurídicas e culturais.

Neste momento de profunda dor, externamos aos familiares e amigos por esta inestimável perda. Rogamos para que Deus venha confortá-los neste momento de dor em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na fé.

Postar um comentário

0 Comentários